terça-feira , 18 janeiro 2022
Capa » Artigos técnicos » Benefícios do consumo de whey protein: um olhar para Imunidade

Benefícios do consumo de whey protein: um olhar para Imunidade

Por Liz Galvão

Comumente conhecido como suplemento pré ou pós-treino, o whey protein traz diversos benefícios à saúde que vão além da hipertrofia muscular, como o fortalecimento da imunidade.

Considerado uma importante fonte de proteínas para o corpo humano, pode ser consumido por qualquer pessoa que necessita da substância e não apenas para quem pratica esportes. O whey é um produto digerível de rápida absorção pelo organismo, auxiliando na síntese de proteínas e na construção de tecidos. Ainda, é possível destacar sua atividade antioxidante, auxílio no papel fisiológico, assim como impacto na função imunológica, gastrointestinal, cardiovascular, no humor e na obesidade.

O whey protein contém, entre tantos compostos, glicomacropeptídeos (GMP) e cisteína, um aminoácido essencial para a imunidade, sendo um dos componentes da glutationa: potente antioxidante e agente destoxificante. Dentre os efeitos positivos desses compostos para a imunidade estão: o aumento da absorção intestinal de zinco; modulação da microbiota intestinal, estimulando a proliferação de bifidobactérias (gênero de bactéria que atua como probiótico positivo para a saúde) e atuação como agente imunomodulador direto, exercendo atividades anti-inflamatórias.

Sendo as proteínas fundamentais para a saúde de qualquer pessoa, o whey permite a renovação das células e preservação dos processos metabólicos. As vantagens em seu consumo são diversas, dentre elas, servir como base para o fortalecimento de ossos e músculos, matéria-prima para a produção de anticorpos no organismo, o que aumenta a imunidade, seja a pessoa atleta ou não, além de ser fundamental para a síntese de hormônios e enzimas digestivas.

O suplemento também pode ser uma alternativa para quem busca emagrecer. Além da forma em pó, mais conhecida, o whey também é consumido em iogurtes e shakes. A proteína traz a sensação de saciedade, fazendo com que se coma menos, e estudos apontam que seu consumo auxilia na perda de gordura corporal, se utilizado de forma adequada. Vale o alerta: como qualquer fonte proteica, se consumido em excesso, pode acarretar aumento de peso.

O segmento de suplementos tem crescido, mas para que seja efetivo e benéfico a todos os públicos, independentemente da prática de atividades físicas, é importante buscar orientação médica ou nutricional antes de iniciar o consumo. Seu corpo irá agradecer!

*Liz Galvão é nutricionista parceira da Verde Campo, empresa pioneira na oferta de produtos saudáveis e sem lactose 

 

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*