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Barilla celebra 25 anos no Brasil

Referência em grano duro, a marca consolida sua estratégia de presença nos diferentes canais de consumo para o público brasileiro: supermercados, food service e e-commerce

São Paulo, maio de 2023 – Criada há 146 anos e posicionada como líder mundial na produção de massas, a Barilla comemora 25 anos no mercado brasileiro. Sinônimo de qualidade, a marca foi uma das principais fomentadoras do consumo de grano duro no país e, atualmente, lidera o setor com quase 40% de share. Desde então construiu uma trajetória pioneira: lançou sua linha de massa com ovos e foi a primeira a adotar o sistema cage-free no segmento local; trouxe para o Brasil massas 100% integrais, gluten free e grano duro.

Esse movimento fez com que, em 2020, a Barilla, chegasse a ser a mais lembrada e vendida do Brasil. “Além de oferecer um portfólio diverso em massas e molhos, investimos em uma atuação de negócio omnichannel: ampliando a nossa participação nos supermercados pelo país, reforçando nosso relacionamento com o food service e chegando ao e-commerce com lojas virtuais na Amazon, Mercado livre, Shopper, Rappi Turbo entre as lojas online dos varejistas”, destaca Maurizio Scarpa, diretor geral da empresa. Nos dois últimos anos, as vendas virtuais da marca tiveram um salto de 120%, posicionando a companhia como uma empresa omnichannel.

No ano em que comemora suas “bodas de prata” no mercado brasileiro, a Barilla retorna ao patrocínio do programa Masterchef, em exibição na Band, e à APAS Show que acontece de 15 a 18 de maio, em São Paulo, e é considerada a maior feira de alimentos e bebidas das Américas e a principal de supermercados do mundo. “Essas duas ações integram uma ampla estratégia de marketing, a ser implementada ao longo do ano, enaltecendo o conceito central da nossa comunicação – un gesto d’amore – que destaca o papel afetivo e de união que a massa promove no convívio social e familiar dos brasileiros e de outros tantos povos ao redor do mundo”, comenta Fabiana Araujo, gerente de marketing da companhia.

A missão da Barilla é oferecer alimentos que proporcionem prazer e saudabilidade, provenientes de um processo produtivo transparente e honesto, com compromisso à sustentabilidade, diversidade e inclusão. Sob o conceito global “Prazer da comida para uma vida melhor”, alinhado à Agenda 2030 da ONU, a empresa reduziu em 31% a emissão de CO2 e em 18% o consumo de água por cada tonelada de produto produzido; ampliou para 64% a utilização de energia elétrica de fontes renováveis; retirou a janelinha plástica de suas embalagens, eliminando 126 toneladas de resíduos plásticos ao ano; e conquistou o selo de bem-estar animal do Certified Humane Brasil ao ser a primeira marca de massas no Brasil a adotar ovos provenientes de galinhas livres de gaiolas.

Em 2016, a Barilla criou o Grupo Respeito no Brasil – uma ERG (Employee Resource Group) – para discutir e promover a diversidade e inclusão na empresa e na sociedade. Desde então vem apoiando projetos como a Casa Florescer, espaço que acolhe mulheres trans e travestis em São Paulo; e a iniciativa Diálogos no Escuro, exposições e workshops que promovem a sensibilização para a integração de pessoas com deficiência visual na sociedade. Esse trabalho fez com que a Barilla conquistasse os selos “Empresa Amiga da Diversidade”, da OAB SP, e “Direitos Humanos e Diversidade” da Prefeitura de São Paulo.

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