Capa » Notícias » Wickbold compra 43 toneladas de insumos da Amazônia e do sertão nordestino para nova linha de pães

Wickbold compra 43 toneladas de insumos da Amazônia e do sertão nordestino para nova linha de pães

Fabricante visa gerar impacto socioambiental positivo por meio de parcerias com a rede Origens Brasil® e a ONG Amigos do Bem, a partir da aquisição de 33 toneladas de castanhas-do-Pará, 1 tonelada de farinha de babaçu e 9 toneladas de castanhas de caju que serão utilizadas em produtos inovadores que a marca acaba de lançar

São Paulo, julho de 2021 – A utilização de ingredientes tipicamente brasileiros é o principal atributo que os consumidores podem esperar da nova linha Grão Sabor Raízes do Brasil, da Wickbold, líder no segmento de pães especiais e saudáveis do país. A novidade conta com uma combinação exclusiva de insumos do Norte e do Nordeste, que chegam até a marca por meio da rede Origens Brasil® e da ONG Amigos do Bem, que incentivam a cadeia de valor focada na região amazônica e no sertão nordestino, respectivamente.

O objetivo da fabricante é contribuir para a manutenção da floresta e o desenvolvimento desses territórios, ações que fazem parte do seu posicionamento focado na geração de impacto social positivo. Para isso, o lançamento baseado na brasilidade chega como fonte de fibras em duas versões integrais: Farinha de Babaçu, Baru e Castanha-de-caju; e Cacau, Laranjas e Castanhas.

“Estamos em mais de 1 milhão de lares todos os dias. Usar este privilégio para impactar positivamente a sociedade e incentivar a participação dos colaboradores e consumidores na construção de um futuro com maior dignidade social, se tornou uma missão pessoal na condução da empresa. Ao mesmo tempo em que cumprimos com nosso propósito de nutrir as pessoas, trabalhamos para gerar empreendedorismo em regiões vulneráveis e reduzir a desigualdade social por meio dos nossos produtos”, afirma Pedro Wickbold, diretor geral da companhia.

Origens Brasil: parceria já gerou renda para mais de 1.000 pessoas na Amazônia 

Desde 2015, a Wickbold faz parte do Origens Brasil®, rede que promove relações comerciais éticas e transparentes entre empresas e comunidades para contribuírem com a conservação da Amazônia. Com isso, além de fortalecer o trabalho de indígenas e extrativistas da Rede de Cantinas da Terra do Meio, no médio Xingu, a empresa ajuda a manter o modo de vida desses povos e a sua permanência na floresta, acuados pelo avanço da grilagem de terra, dos garimpos ilegais e do roubo de madeira.

Para este ano, a fabricante anunciou a compra de 33 toneladas de castanhas-do-Pará, que vêm de três regiões amazônicas (Xingu, Calha Norte e Rio Negro), e 1 tonelada de farinha de babaçu da Terra do Meio (PA). Os dois ingredientes podem ser vistos nos pães da nova linha Grão Sabor Raízes do Brasil.

“Essa parceria entre a Wickbold e o Origens Brasil® mostra que é possível produzir, conservar e, ao mesmo tempo, gerar valor compartilhado ao longo da cadeia de produção. Ao longo desses 6 anos de parceria, a Wickbold contribuiu para a geração de renda de mais de 1.000 indígenas, ribeirinhos, quilombolas e extrativistas. Essas famílias beneficiadas pela compra dos ingredientes, além de produzirem, contribuem para proteção de 12.530 milhões de hectares de floresta em pé, sendo que desses 8,5 milhões de hectares estão na Terra do Meio, no Território Xingu”, explica Patrícia Cota Gomes, coordenadora da rede Origens Brasil®”.

Nova parceria com Amigos do Bem gera renda no sertão nordestino 

Outra novidade é a aquisição de castanhas de caju do sertão nordestino por meio da ONG Amigos do Bem, que promove a inclusão e o desenvolvimento social com acesso à educação, trabalho, moradia, água e saúde. Para um dos pães Wickbold Raízes do Brasil, a companhia negociou a compra de 9 toneladas do ingrediente para 2021.

“A parceria nos ajuda a gerar mais trabalho e renda para as famílias do sertão, que vivem em regiões extremamente carentes. Há 27 anos, transformamos vidas e criamos projetos de educação e renda para mudar a realidade de miséria secular no sertão nordestino. Com empresas e parceiros como a Wickbold, seguimos com mais esperança, levando oportunidades a quem tanto precisa no nosso país”, conta Alcione Albanesi, presidente e fundadora dos Amigos do Bem.

A instituição gera trabalho direto para 1.100 pessoas, além de apoiar 350 pequenos agricultores de Mauriti, no Ceará, com suporte técnico e mudas para que possam desenvolver sua própria produção de caju. Ao todo, é um impacto direto na renda de 5,5 mil pessoas do sertão nordestino. 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*