Capa » Notícias » Unipac e Alimentos Wilson celebram 22 anos de in house

Unipac e Alimentos Wilson celebram 22 anos de in house

Modelo de produção in house desenvolvido pela Unipac dentro da sede da Alimentos Wilson agrega experiência, qualidade e produtividade à fabricação de embalagens para alimentos, gerando ganhos para ambas empresas

Muito aprendizado e um processo de aperfeiçoamento que só a prática, a busca constante por inovação e uma relação de parceria de longo prazo permitem alcançar. É assim que a Unipac (integrante do Grupo Jacto e considerada uma das indústrias de transformação de polímeros mais tecnificadas e completas do Brasil) e a Alimentos Wilson (tradicional empresa do segmento alimentício) celebram 22 anos de trabalho conjunto, que resultam em excelência na produção de embalagens para alimentos.

A parceria de tantos anos é símbolo da conjunção de valores institucionais, da preferência pela qualidade, do alto desempenho dos processos e produtos, soluções eficientes e pontualidade de entrega, entre outros atributos que agregam valor à atividade. Esses fatores explicam a longevidade da parceria que permite à Unipac a manutenção de uma linha de produção de embalagens in house, ou seja, dentro da unidade que a Alimentos Wilson mantém em Regente Feijó (SP).

Mais do que uma relação de trabalho, o que une as duas empresas é a postura ética, a disposição de pensar a longo prazo e de criar as condições para um relacionamento construtivo e duradouro. Trata-se de uma visão de continuidade, na qual ambas as empresas investem esforços e recursos na melhoria de processos, redução de custos, aumento de produtividade e treinamento, para gerar crescimento mútuo.

Foco na produtividade

O encontro entre as empresas foi um divisor de águas para as companhias e para o mercado. Enquanto a Alimentos Wilson buscava inovar no mercado alimentício, pesquisando alternativas para os tradicionais recipientes metálicos utilizados para o envase de derivados de tomate, a Unipac oferecia a produção in house de embalagens plásticas adequadas às necessidades do cliente, com custos competitivos, produtos de qualidade, agilidade e flexibilidade nas entregas. Um acordo exclusivo e de confiança, encabeçado pelos presidentes das empresas na época, Domingos Tadakazu Hirota, da Alimentos Wilson, e Shunji Nishimura, do Grupo Jacto, selou a parceria.

O sucesso conquistado com a empreitada exigiu a superação de diversos desafios. Aperfeiçoamentos técnicos e tecnológicos e investimentos em moldes, equipamentos, periféricos e treinamentos estiveram na pauta ao longo dos anos. Um exemplo recente é a atualização fabril que acaba de ser finalizada pela Alimentos Wilson: as novas instalações permitirão à Unipac melhor posicionamento de máquina e melhor fluxo produtivo, de forma a favorecer a logística de abastecimento.

Com 1 mil m² de área dedicada ao processo in house, a fábrica conta com uma máquina de transformação por sopro, de alta produtividade, destinada à fabricação de embalagens de 3,2 litros para envase de catchup, pimenta, mostarda, shoyo e outros molhos. A Unipac fornece também outros itens, como tampas e embalagens de 20 litros, que saem de suas unidades em Pompeia e Limeira/SP, seguindo as diretrizes determinadas pelo cliente, em termos de matéria-prima, pigmentação, robustez, facilidade de transporte e outros atributos.

Sucesso baseado em conhecimento

Nada teria sido possível sem o respeito pela história de cada empresa e a dedicação dos profissionais envolvidos. “Este projeto in house foi de alta relevância para a nossa estratégia e a Unipac direcionou muitos esforços e conhecimento para desenvolver um formato que atendesse exatamente às necessidades da Alimentos Wilson”, explica André Silvestre, Gerente de Vendas do Segmento Embalagem da Unipac. Segundo o executivo, os ganhos foram alcançados por ambas as empresas. “Esta parceria nos trouxe conhecimento sobre como operar, quais são os diferenciais, as dificuldades e as oportunidades com esses projetos, o que foi fundamental para expandirmos este modelo para outros mercados”, completa.

Na avaliação de Daniel Gustavo Oki Hirota, membro do Conselho de Administração e de Família da Alimentos Wilson, a parceria demonstra uma relação comercial muito sólida e consistente e, principalmente, o quanto as empresas possuem uma relação cultural próxima na qual se destaca o conceito “Keiretsu” (termo que indica a estrutura de negócios em que grandes empresas colaboram entre si para alcançar metas estratégicas) nos negócios e na relação. “É uma relação de aprendizados e que se mantém forte. Temos muito a agradecer à Unipac, seus sócios e gestores, e esperamos que este relacionamento possa perdurar por mais muitos anos”, garante.

Produção “em casa”

Com mais de 20 anos de atuação em operações in house, excelência operacional e elevado índice de especialização, a Unipac está capacitada a construir novas parcerias na área alimentícia e em outros setores industriais, com as adequações necessárias para o atendimento às particularidades de cada empresa.

O primeiro projeto in house implantado pela Unipac foi na empresa Kodak (São José dos Campos/SP), em 1990. A partir dele, a empresa obteve o know-how necessário para ingressar em outros mercados com a instalação de outras unidades produtivas de embalagens próximas à linha de envase de seus clientes.

Atualmente, além da unidade in house na Alimentos Wilson, a Unipac mantém operações em sites de clientes localizados nas cidades de Paulínia/SP e Maracanaú/CE, gerando valor à produção, sempre com base na estreita parceria entre empresas, na integração de culturas e valores e na customização de processos e soluções.

Este modelo de produção, baseado na flexibilidade, na confiança e no crescimento mútuo, é aplicável na fabricação de embalagens de diversos volumes, com as tecnologias monocamada – manufaturadas somente com um tipo de material –, e de barreira – para classes de produtos à base de solvente químico incompatíveis com a monocamada. Inclui-se, ainda, suporte técnico, treinamento, laboratório próprio para ensaios e diferentes modalidades de serviços logísticos.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*