Capa » Mercado » Setor de alimentos lidera retomada de contratações da indústria no Sul de Minas

Setor de alimentos lidera retomada de contratações da indústria no Sul de Minas

Segundo a Fiemg, números refletem otimismo para recuperação na economia; automobilismo é ponto negativo.

O setor de alimentos lidera a retomada das contratações da indústria neste ano no Sul de Minas. Conforme dados divulgados pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, o setor gerou 77 novas vagas de trabalho na região nos dois primeiros meses de 2019. Em todo o ano passado, foram 286 vagas fechadas no Sul de Minas.

“Isso significa que 2019 já começou com uma perspectiva um pouco melhor, porque quando a indústria resolve empregar, fazer investimentos em contratações e mão de obra, você já está visualizando um cenário mais positivo”, disse ao G1 a gerente de economia da Fiemg, Daniela Britto.

Segundo a Federação das Indústrias, o setor alimentício é o principal componente da indústria de transformação no Sul de Minas, responsável por 25,3%, ou R$ 309,9 milhões, de tudo que é arrecadado pela indústria em ICMS. Além disso, a categoria é responsável por 18% dos empregos e 12% de todas as indústrias.

Conforme a gerente, essa retomada, mesmo que ainda tímida, está relacionada ao aumento do nível de confiança e otimismo dos empresários em relação à economia, o que beneficia os investimentos e tem como consequência a diminuição do desemprego. No ano passado, o índice de confiança dos empresários beirou os 50 pontos, mas depois das eleições, saltou para 63.

“Com isso a gente pode perceber que, se o saldo do Caged em um setor mais pujante, um dos mais importantes da Região Sul, está positivo, isso confirma essa revisão das expectativas. Aí ocorre que as intenções de investimento vão saindo do papel e passam a se concretizar, gerar contratações, como o saldo de empregos revela. Isso gera um círculo virtuoso para a economia como um todo”, explica a especialista.

Fonte: G1 Sul de Minas

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*