Capa » Notícias » Sesc Mesa Brasil, maior programa nacional de combate ao desperdício de alimentos e à fome, retorna à Anuga Brazil 2024 como parceiro social

Sesc Mesa Brasil, maior programa nacional de combate ao desperdício de alimentos e à fome, retorna à Anuga Brazil 2024 como parceiro social

Participação na Feira permitirá que o programa com 30 anos de existência seja apresentado a um público especializado, com possibilidades de ampliar a criação de parcerias estratégicas 

O Brasil é um dos países do mundo que mais produz alimentos, mas também é um dos que mais desperdiça. Pelas contas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), o Brasil está entre os 10 que mais jogam comida no lixo, ou o equivalente a 41,6 quilos anualmente por cada brasileiro, segundo dados da Embrapa de 2018. Por outro lado, a insegurança alimentar é outra chaga que ainda não foi erradicada no país. Ainda segundo a FAO, 70 milhões de pessoas estão nessa situação de maneira moderada ou grave, desde 2020.

Para ajudar a combater essa dura realidade, existe uma ação que distribuiu só no ano passado 48 milhões de alimentos e outras doações, como produtos de higiene e limpeza. Trata-se do Programa Sesc Mesa Brasil, que contribui para a diminuição do desperdício e ainda reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos.

O Sesc Mesa Brasil vai estar presente pela segunda vez na Anuga Select Brazil 2024 como um dos parceiros sociais e já renovou a parceria para a edição de 2025. A principal feira do setor de alimentos e bebidas do país, organizada pela Koelnmesse Brasil, que será realizada entre os dias 9 e 11 de abril, no Distrito Anhembi, em São Paulo.

“A participação do Sesc na Anuga 2024 permitirá difundir o trabalho realizado pelo Sesc Mesa Brasil, maior rede de bancos de alimentos da América Latina, que há 30 anos contribui para o combate à fome e ao desperdício de alimentos em todos os estados brasileiros”, informa a diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaina Cunha.

Para ela, a feira proporcionará uma excelente oportunidade de exposição do programa a um seleto público nacional e internacional, o que amplia a visibilidade de sua atuação e possibilita a criação de novas parcerias estratégicas. “Vai ajudar também a promover uma maior conscientização sobre a importância da segurança alimentar e nutricional, fortalecendo o relacionamento com aquelas empresas que já são doadoras”, completa.

A maior rede privada de bancos de alimentos da América Latina opera a partir de doações de parceiros. Tem a colaboração de três mil empresas parceiras doadoras compostas por produtores rurais, atacadistas e varejistas, centrais de distribuição e abastecimento e indústrias de alimentos, além de empresas de diversos ramos de atividade. Elas doam seus excedentes de produção, alimentos fora dos padrões de comercialização, mas em condições seguras, próprias para o consumo. De acordo com o Sesc, o programa conseguiu atender mais de sete mil entidades assistenciais cadastradas, beneficiando em média 2,1 milhões de pessoas mensalmente em 2023.

Aspecto educativo da ação

O Programa Sesc Mesa Brasil tem ainda uma dimensão educativa, que busca potencializar seu impacto por meio da formação de agentes multiplicadores. “Além da coleta e distribuição de alimentos, o programa promove ativamente ações de fortalecimento institucional, educação alimentar e nutricional, o que contribui para uma sociedade mais justa e consciente”, destaca Janaina Cunha.

O programa ainda capacita as instituições sociais para que possam otimizar o uso dos alimentos, “além de orientações sobre o armazenamento adequado, técnicas de preparo e sugestões de receitas inovadoras”, afirma. Em 2023, foram realizadas 8,7 mil ações educativas, com 138 mil participantes em todo o país.

Serviço:

Anuga Select Brazil

Data: 9 a 11 de abril de 2024

Horário: 10h às 19h 

Local: Distrito Anhembi

Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo – SP.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*