Capa » Notícias » Grupo IMC avança 25% em EBITDA ajustado recorrente e reduz endividamento

Grupo IMC avança 25% em EBITDA ajustado recorrente e reduz endividamento

Companhia encerra o ano com uma posição financeira robusta, assegurando uma base sólida para o crescimento sustentável nos próximos anos

São Paulo, março de 2024 – A International Meal Company (B3: MEAL3 – Grupo IMC), uma das maiores empresas de serviços de alimentação do Brasil, que opera marcas como KFC, Pizza Hut e Frango Assado, consolidou a trajetória de crescimento com rentabilidade que vem desenvolvendo nos últimos tempos e apresentou mais um ano importante na evolução da companhia.

Em 2023, o EBITDA ajustado recorrente foi de R$ 247,1 milhões, crescendo 25% em comparação com 2022, com uma margem de 10,5%. A receita líquida consolidada da companhia alcançou R$ 2,3 bilhões, um aumento de 6,2% em relação a 2022. As vendas totais do sistema atingiram R$ 3,2 bilhões, um aumento de 7,5% em relação a 2022, e as vendas de mesmas lojas cresceram 5,1% no ano, excluindo os postos de combustíveis.

“O ano de 2023 foi marcado pela evolução na rentabilidade e eficiência em todas as nossas operações. Reduzimos o endividamento e melhoramos o perfil da dívida com a combinação de novas captações e desinvestimentos que fizemos em alguns ativos. Temos uma posição financeira sólida, que permitirá acelerar o crescimento sustentável da companhia nos próximos anos, sempre com disciplina.”, afirma Alexandre Santoro, CEO do Grupo IMC.

A companhia tem dado passos importantes para reduzir a complexidade de gestão e focar os recursos nos ativos com maior potencial de geração de valor. Além do desinvestimento da operação no Panamá concluída em 2022, ao longo de 2023 o Grupo IMC finalizou a venda de todas as operações na Colômbia e dos restaurantes Olive Garden no Brasil. Além disso, em uma operação pontual no início deste ano, vendeu uma unidade de Margaritaville nos EUA por cerca de R$ 68 milhões.

“Com estes desinvestimentos e a emissão de R$ 460 milhões em debêntures, a estrutura de capital da empresa melhorou consideravelmente e apresentou avanços significativos. Conseguimos reestruturar o perfil e diminuir o custo médio de nossa dívida. Encerramos o ano com posição total de caixa de R$ 234 milhões, dívida líquida de R$ 295 milhões e índice de alavancagem financeira de 2,0x (dívida líquida/ EBITDA), bem abaixo dos covenants exigidos”, explica Rafael Bossolani, CFO do Grupo IMC.

O ritmo de expansão acelerou no quarto trimestre do ano, com 53 novas unidades no sistema, entre lojas próprias e franquias, reforçando ainda mais a presença das marcas nos mercados em que atua.

Os investimentos na digitalização têm desempenhado um papel crucial na evolução da empresa, direcionando-a para uma abordagem ainda mais centrada na experiência do cliente. No último trimestre de 2023, as vendas digitais de Pizza Hut e KFC cresceram 61,2% e representaram 40% da receita total. O aplicativo do Frango Assado, o Fran-Go, já responde por 8% das vendas nos restaurantes da rede. Os totens de autoatendimento no KFC seguem em expansão, representando 36% das vendas nas lojas habilitadas.

No quarto trimestre de 2023, o Grupo IMC registrou receita líquida consolidada de R$ 570,1 milhões, representando um crescimento total de 7,4% em comparação com o mesmo período de 2022. O EBITDA ajustado recorrente também apresentou alta de 31,8%, atingindo R$ 60,6 milhões, com margem de 10,6%. Além disso, as vendas totais do sistema aumentaram 7,4%, totalizando R$ 812,5 milhões no trimestre e as vendas no conceito de mesmas lojas tiveram um crescimento de 4,1%, excluindo os postos de combustíveis.

“Os ótimos resultados alcançados nos últimos anos são consequência de uma combinação do nosso time de executivos, o Conselho e a Governança que temos, que colaborou para que o Grupo IMC conseguisse evoluir e chegar até aqui. Tenho plena convicção que este time vai nos permitir dar saltos ainda maiores no futuro em direção à nossa ambição de ser a melhor plataforma de alimentação do Brasil.”, finaliza Santoro.

Sobre o Grupo IMC

O Grupo IMC (B3: MEAL3) é uma das maiores empresas do varejo de alimentação com atuação no Brasil e nos Estados Unidos. A companhia contempla em seu portfólio marcas próprias e franqueadas, como Frango Assado, KFC, Pizza Hut, Viena, Batata Inglesa, Brunella e Margaritaville. Atualmente, o grupo emprega globalmente mais de 12.000 colaboradores em operações distintas, como shoppings, centros comerciais, rodovias, hospitais, aeroportos e catering.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*