Capa » Notícias » PepsiCo amplia ações de combate à insegurança alimentar

PepsiCo amplia ações de combate à insegurança alimentar

Por meio do programa Food for Good, a companhia investe em três novas ações que visam inspirar as comunidades a agir

No Brasil, com o apoio à Gastromotiva, a empresa visa impactar diretamente 5.600 pessoas

Hoje, 345 milhões¹ de pessoas em todo o mundo enfrentam fome severa. Em resposta a esta situação crescente, a PepsiCo e a Fundação PepsiCo, o braço filantrópico da companhia, anunciam uma expansão de suas ações para promover a segurança alimentar. Por meio do programa Food for Good, a Fundação está dobrando os esforços para aumentar o acesso equitativo a alimentos nutritivos, ampliando seus próprios investimentos e apresentando três novas maneiras de engajar as pessoas no combate à fome.

Com base em mais de uma década de parceria com comunidades para promover a segurança alimentar por meio da colaboração, o programa Food for Good dedicou mais de US$ 35 milhões somente para aumentar o acesso a alimentos nutritivos e aumentar a produtividade e a renda de pequenos agricultores. Este ano, ele está direcionando investimentos para intervenções que demonstram poder para criar soluções de longo prazo, enquanto continua a atender às necessidades imediatas da fome.

Como uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, a PepsiCo desempenha um papel fundamental para aproveitar seus recursos e capacidades para criar e inspirar impacto local sobre a luta contra a fome”, afirma C.D. Glin, vice-presidente da Fundação PepsiCo e chefe global de filantropia da PepsiCo. “Estamos respondendo ao apelo social para lidar com a crescente insegurança alimentar global e planejamos continuar com nossos investimentos de modo significativo. Mas, para causar um impacto relevante, todos temos um papel a desempenhar em nossos sistemas alimentares globais, que devem fazer parte da solução para atender à necessidade imediata, além de trabalhar em abordagens para evitar que enfrentemos uma crise como essa novamente”.

O Food for Good apresenta três maneiras para que as pessoas aprendam mais sobre o agravamento da insegurança alimentar global e contribuam com uma solução:

  • Série de vídeos Food for Good Changemaker que mostra diferentes maneiras pelas quais as lideranças comunitárias em todo o mundo estão lidando com a fome para criar resiliência em seus próprios “quintais”. Essas histórias revelam fatores subjacentes à insegurança alimentar e destacam as ações inspiradoras de pessoas comuns. A exemplo, Evelyn Dayse, 39 anos, da zona Sul de São Paulo (SP), que está participando do Gastromotiva – organização que criou um programa de Cozinhas Solidárias para promoção e geração de renda por meio da capacitação profissional e de bolsas de auxílio oferecidas para cozinheiros(as) sociais a partir de aporte da PepsiCo via Fundação PepsiCo. Com o investimento, a empresa tem o objetivo de impactar diretamente 5.600 pessoas até o fim deste ano.

“Com a participação no Gastromotiva, consegui dar um salto da cozinha caseira para a profissional. Eu e a equipe de voluntários(as) que trabalham comigo conseguimos sair da produção e entrega de 120 marmitex por mês para 1.500. Além de todo conhecimento obtido com os treinamentos sobre técnicas de preparo, armazenamento e o não desperdício dos alimentos, aprendemos e adotamos a marmita biodegradável e incluímos alimentos vegetarianos em nossas cozinhas, de maneira a entregarmos uma alimentação mais diversa, não apenas a costumeira”, conta a cozinheira solidária.

  • Lançamento do podcast Journey to Zero Hunger (Jornada para a Fome Zero, em português) que explora lições do mundo real e possíveis soluções para a crise global da fome. Os(as) convidados(as) incluem personalidades da segurança alimentar, como Ertharin Cousin, ex-diretor executivo do Programa Mundial de Alimentos da ONU e CEO da Food Systems for the Future; Carin Smaller, Diretora Executiva, Shamba Center for Food & Climate; e Marc Morial, presidente e CEO da National Urban League, bem como colaboradores(as) culturais, incluindo Lauren Bush Lauren, fundadora do FEED; Kyle Rudolph, atacante da NFL e membro do Conselho de Administração do GENYOUth; e o Chef JJ Johnson, vencedor do prêmio James Beard e apresentador do Just Eats.
  • O Food for Good está trabalhando em parceria com a marca de impacto, FEED, para lançar uma edição limitada de sacola temática. Cada compra fornecerá 10 refeições nutritivas para crianças de todo o mundo por meio do No Kid Hungry, do Programa Mundial de Alimentos da ONU e da Akshaya Patra tight end and.

A luta contra a fome é uma questão que ultrapassa fronteiras. Nos últimos anos, vimos um problema global que já era avassalador se agravar ainda mais. Muitas vezes as pessoas não sabem por onde começar ou como fazer a diferença, e essa foi a minha inspiração para fundar o FEED em 2007“, conta Lauren Bush Lauren, fundadora do FEED. “É por isso que nossa colaboração com o Food for Good é tão importante. Estamos convidando os(as) consumidores(as) a se juntarem a nós na luta para acabar com a fome infantil de uma forma tangível, comprando e carregando uma bolsa que é uma forma de retribuir e mostrar que eles e elas são embaixadores(as) da causa”.

Para saber mais, ouvir o podcast, ver os vídeos ou comprar a sacola, acesse JoinFoodforGood.

O Food For Good faz parte da transformação estratégica pep+ (PepsiCo Positive) de ponta a ponta da empresa, para inspirar mudanças positivas para o planeta e para as pessoas. A PepsiCo e a Fundação PepsiCo também estão participando do Zero Hunger Private Sector Pledge, com o objetivo de investir US$ 100 milhões em iniciativas positivas de agricultura e segurança alimentar até 2030, para ajudar a minimizar o desperdício e garantir um fornecimento de alimentos mais resilientes.

Por meio do programa a empresa busca aumentar a produtividade e a renda de pequenos agricultores com parceiros globais, incluindo o World Food Program USA em apoio ao Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (ONU) e CARE, juntamente às principais organizações locais, o Food for Good se concentra em capacitar economicamente as mulheres por meio da agricultura regenerativa. Para evitar a crise alimentar, várias iniciativas estão sendo mobilizadas em comunidades onde há vulnerabilidade substancial na África, Oriente Médio, América Latina e Ásia. Por meio desses esforços, o objetivo é apoiar 3,5 milhões de agricultores e suas famílias entre 2022 e 2024.

E visando aumentar também o acesso a alimentos nutritivos, o Food for Good oferece a alunos(as) maior acesso à nutrição necessária para aprender e crescer em vários países, incluindo os EUA, por meio do Programa de Nutrição de Café da Manhã Escolar da Pioneer Foods na África do Sul, enquanto trabalha para garantir que os(as) mais vulneráveis possam ter acesso aos alimentos com dignidade por meio de intervenções de desnutrição no México e na Guatemala.

Em resposta à crescente crise da fome, a PepsiCo e a Fundação PepsiCo anunciaram em 2021 a expansão do Food for Good para 28 países em todo o mundo, com o objetivo de proporcionar acesso a alimentos nutritivos para 50 milhões de pessoas até 2030 (em comparação com uma linha de base de 2021). Por meio do programa, a PepsiCo entregou mais de 245 milhões de refeições desde 2009, ajudou 41 milhões de pessoas em todo o mundo desde 2016 e fez parceria com mais de 60 organizações sem fins lucrativos em 28 países, para garantir que a empresa implemente soluções locais que atendam aos desafios exclusivos de cada comunidade. No Brasil, nos últimos dois anos, foram doadas 400 toneladas de alimentos, 204 mil refeições e 10 mil cestas básicas.¹World Food Programme

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*