Capa » Notícias » O uso do bambu na construção civil
O uso do bambu na construção civil

O uso do bambu na construção civil

O uso do bambu na construção civil não surgiu com a “onda da sustentabilidade”. Em países asiáticos e americanos, como China, Equador e Colômbia, a técnica já é bem desenvolvida e utilizada até para pontes e edifícios de pequeno porte.

Por ser uma planta flexível e durável, a variedade de usos do bambu impressiona. Ela pode ser utilizada em áreas externas para sombreamento, quebra vento, proteção contra a erosão e drenagem. Em áreas internas ela geralmente é usada na decoração, seja com revestimento de paredes ou artesanatos. Mas o bambu também pode servir como estruturas para pilares, vigas e telhados. Entretanto, para isso, é preciso que antes passe por um tratamento específico que o esterilize contra pragas, confira durabilidade e fácil manutenção.

O tratamento, realizado por especialistas, consiste em mergulhar as toras em uma mistura de CCB (cromo, cobre e boro) por quatro a cinco dias. Não é aconselhado uma construção desse tipo sem ajuda profissional. O bambu tem um ponto frágil, que deve ser observado com cuidado. Algumas das alternativas são realizadas são amarrações e o preenchimento da área oca da planta.

Se utilizada em larga escala, a alternativa também baratearia a construção de habitações. Como o bambu é uma planta de fácil cultivo e pouca idade de maturação, cerca de nove anos, a plantação para construção civil é considerada viável para os especialistas.

Fonte: Portal EcoD

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*