Capa » Notícias » Novo PSQ de portas e janelas beneficia toda a cadeia produtiva

Novo PSQ de portas e janelas beneficia toda a cadeia produtiva

Fabricantes, revendedores, construtoras e consumidores serão beneficiados pelo novo Programa Setorial da Qualidade (PSQ) de Portas e Janelas de Correr de Alumínio. Seu objetivo é elaborar mecanismos que garantam que portas e janelas de alumínio comercializadas em todo o País apresentem a qualidade necessária para oferecer segurança e conforto, atendendo às necessidades dos usuários. Oficializado em maio pelo Ministério das Cidades, por meio do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), o novo programa tem como mantenedora a Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal).

“O programa é um importante vetor pra a organização setorial”, afirma Fernando Rosa, gerente geral da Afeal e gerente do PSQ. Ele destaca que os fabricantes qualificados têm sua imagem valorizada através do atendimento das normas técnicas. Os rigorosos critérios de avaliação garantem às revendas, construtoras e consumidores um produto de qualidade, que propicia um maior conforto, vida útil e segurança. Além disso, o Programa também oferece ferramentas para que a Afeal atue no combate a não conformidade sistêmica, avaliando produtos no mercado brasileiro.

O diferencial do novo Programa, de acordo com o gerente, é ter como base a integração de toda a corrente produtiva do setor de esquadrias de alumínio. “Foram incluídas avaliações periódicas nos fornecedores de insumos (componentes, elementos de vedação, elementos de fixação) que terão suas empresas auditadas e produtos ensaiados para verificação da conformidade. O tratamento de superfície dos perfis também é avaliado”, ele informa.

Outra novidade é a participação efetiva da  Associação Brasileira de Alumínio (Abal), como coparticipante do Programa, possibilitando a avaliação dos sistemas e dos perfis de alumínio de mercado. “É a primeira vez que duas entidades de peso encabeçam um PSQ”, observa o gerente.

Fernando Rosa explica que os fabricantes de esquadrias de alumínio são auditados a cada três meses, tendo os produtos alvo do programa ensaiados nesta mesma frequência. As avaliações são realizadas pela Tesis – Tecnologia e Qualidade de Sistemas em Engenharia, empresa gestora técnica, acreditada pelo Instituto Nacional de Normalização, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e credenciada no Ministério das Cidades.

Todas as avaliações a cargo da Tesis serão realizadas de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), entre as quais, a ABNT NBR 10821:2017 – Esquadrias Externas para Edificações, com quatro partes, e ABNT NBR 15575:2013 – Edificações Habitacionais – Desempenho, documento com seis partes.

Para o gerente do PSQ, as normas técnicas são fundamentais para a sociedade, porque estabelecem os requisitos e níveis de qualidade esperados para determinado produto e/ou processo. Também propiciam a criação de um mercado isonômico e facilitam a implementação de novas tecnologias. No caso especifico das esquadrias, as normas técnicas estabelecem parâmetros de desempenho sobre segurança, durabilidade, manuseio, estanqueidade à água, entre outros.

“A partir das normas é possível criar mecanismos para avaliação da conformidade dos produtos, possibilitando um regramento do mercado tanto do aspecto comercial quanto legal, garantindo ao consumidor um produto de acordo com os requisitos de desempenho, de modo que o produto atenda o objetivo para o qual ele foi projetado”, conclui Fernando Rosa.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*