Capa » Home » Carlos Caruy destaca propriedades acústicas do sistema drywall
Carlos Caruy destaca propriedades acústicas do sistema drywall

Carlos Caruy destaca propriedades acústicas do sistema drywall

Placa Gyptone Big Quattro 41 (2)

Placa Gyptone , para absorção acústica em paredes e forros. Imagens: Divulgação Placo do Brasil

O Portal Construção a Seco realizou entrevista exclusiva com Carlos Caruy, Gerente de Marketing e Técnico da Placo do Brasil. Ele compara o drywall com a alvenaria, destacando as propriedades acústicas. Confira.

No que se refere à acústica, compare alvenaria e drywall.

Em acústica, as paredes em Drywall funcionam como um sistema que evita ou diminui a transmissão sonora entre ambientes. Comumente conhecido como isolamento acústico.Tipicamente, é definido como um sistema massa-mola-massa (as chapas de gesso Drywall separadas por um espaço de ar) que propicia uma atenuação sonora maior, com menor densidade superficial e menor espessura em relação às paredes em alvenaria. Quando o espaço de ar entre as chapas de gesso é preenchido com um material de alta absorção sonora, a parede em Drywall tem seu desempenho significativamente aumentado.

PlacoPhonique_alta

Placo Phonique, para aplicações em paredes e forros usados para tratamentos acústicos

Produto Rigitone

Rigitone, para absorção acústica em paredes e forros

Cite os estudos que dão base a esses dados.

O sistema massa-mola-massa é amplamente conhecido e divulgado nas literaturas sobre tratamento acústico há muitos anos. É uma técnica usada em isolamento acústico, aplicado com diversos materiais e não só para a construção civil. O Drywall é um exemplo característico deste sistema. Outro exemplo são as janelas feitas com vidro duplo (duas chapas de vidro separadas por uma câmara de ar ou preenchida com um gás específico). Em algumas situações, a chapa de Drywall também pode ser usada para melhorar o desempenho de isolação acústica de uma parede de alvenaria. É o revestimento estruturado, fixando-se os perfis de drywall na alvenaria e depois a instalação das chapas de gesso sobre os perfis. O espaço de ar entre a chapa de gesso e a alvenaria deve ser preenchido com material absorvente como a lã de vidro.

Descreva como esses estudos foram feitos e em quais condições.

 Esses estudos foram feitos baseados em inúmeros testes de laboratório e em medições de campo. Existem normas para realização destes ensaios. No Brasil, vários testes já foram feitos para avaliar o desempenho acústico das paredes em Drywall. Atualmente, uma das grandes preocupações é quantos aos requisitos de desempenho acústico para paredes internas previstos na norma de desempenho NBR 15.575. Os sistemas em Drywall atendem.

Acrescente o que mais desejar sobre o tema. Cite produtos Placo que ajudam no controle da acústica.

A Placo tem uma linha completa de produtos e soluções para tratamento acústico, para isolação e absorção sonora. Além disso, temos diversas tipologias de paredes e forros com os respectivos desempenhos acústicos. Como destaque, temos a Placo Phonique, específica para aplicações em paredes e forros usados para tratamentos acústicos, com desempenho superior em relação às placas ST. Também temos os produtos Rigitone e Gyptone, que são linhas de produtos para absorção acústica em paredes e forros.

 Redação:  Portal Construção a Seco 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*