Capa » Mercado » Nestlé inaugura primeiro centro de P&D na América Latina

Nestlé inaugura primeiro centro de P&D na América Latina

Novembro de 2022 – A Nestlé anunciou no último dia 14 um novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para a América Latina para inovações destinadas aos consumidores da região e à alavancagem dos recursos globais de ciência e tecnologia da empresa.

A proximidade com os consumidores, as equipes comerciais e instalações de produção da Nestlé na América Latina, possibilitará o desenvolvimento de produtos saborosos, nutritivos, acessíveis e sustentáveis altamente relevantes para os consumidores locais. O centro também fortalecerá as parcerias da empresa com universidades, startups e empresários em toda a América Latina.

A inauguração do novo centro em Santiago, Chile, contou com a presença de Gabriel Boric, Presidente do Chile, e de outras autoridades locais e representantes do meio acadêmico e de startups.

Na inauguração oficial, Laurent Freixe, CEO da Nestlé Zona Américas, declarou: “A abertura deste Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de nível mundial em Santiago é um forte sinal do compromisso da Nestlé com a América Latina após mais de 100 anos de presença na região. A Nestlé continua a investir e expandir sua presença, agora na área de ciência e tecnologia, para trazer soluções inovadoras em alimentos e bebidas adaptadas ao estilo de vida e às necessidades das famílias latino-americanas”. A criação do novo centro está conforme com a configuração geográfica da empresa, que a partir de 2022 incluiu uma nova Zona América Latina.

Stefan Palzer, Diretor de Tecnologia da Nestlé, acrescentou em seu discurso: “Estamos convencidos do grande potencial da América Latina como mercado, mas também como fonte de inspiração em inovação alimentar. Queremos que nossas inovações nos aproximem ainda mais dos consumidores desta região, e, ao mesmo tempo, oferecer o que há de mais moderno em nossa ciência e tecnologia e em nossos locais de produção local. É por isso que decidimos criar um centro de P&D em Santiago, para trabalharmos junto com a organização global de P&D da Nestlé e também com as principais universidades e startups da região, e assim impulsionar o crescimento na América Latina e além”.

Cerca de 30 funcionários de P&D trabalharão em várias categorias de produtos, com particular atenção em áreas estratégicas, tais como alimentos saborosos à base de vegetais, novas soluções nutricionais acessíveis, produtos lácteos nutritivos e sustentáveis, produtos de chocolate e biscoitos de alta qualidade e grandes inovações em café. As novas instalações incluirão um espaço de co-working, uma cozinha para prototipagem rápida e laboratórios de ponta. O centro também hospedará um novo acelerador regional de P+D da Nestlé, apoiando os empreendedores internos da empresa na América Latina a desenvolverem conceitos de produtos interessantes e testá-los em no ambiente de varejo em apenas seis meses. O Acelerador de P&D também fortalecerá a colaboração com empresários e equipes de estudantes da América Latina de forma inovadora e ágil, proporcionando-lhes acesso à experiência e à infraestrutura de P&D global e local da empresa.

Aline Mór, Head do novo Centro de P&D, disse: “Nossa localização em Santiago nos coloca no coração de um ecossistema de inovação vibrante na América Latina, e nos permite trabalhar em colaboração ainda mais estreita com startups, universidades e fornecedores locais”. Neste local estamos rodeados de instalações de produção de última geração para todas as categorias de produtos, o que nos permite testar rapidamente novos produtos em nossas linhas”. Além disso, estamos no mesmo edifício da sede da Nestlé Chile, o que cria novas sinergias diferentes com nossas equipes locais”.

Hoje a Nestlé considera a inovação como o foco central de sua presença de longa data na América Latina. Exemplos de inovações recentes na região incluem o lançamento da próxima geração de sistemas de café com cápsulas compostáveis em papel para a Nescafé Dolce Gusto NEO no Brasil. O Brasil é o primeiro mercado global onde a Nestlé produz e comercializa esta inovação. Atualmente, a empresa também pilota um novo conceito de misturas proteicas extremamente saborosas, nutritivas e acessíveis, à base de vegetais, sob a marca Malher na Guatemala. No ano passado, cientistas da Nestlé anunciaram a descoberta de variedades de café com baixo teor de carbono, com rendimentos até 50% maiores que estão sendo cultivados inicialmente pelos agricultores da América Central participantes do Nescafé Plan.

Todos os anos, a Nestlé investe cerca de 1,7 bilhões de francos suíços em sua rede global de P&D que consiste de 24 locais em todo o mundo. Este novo centro de P&D tem como base a presença de longa data da Nestlé no Chile, que já inclui uma pequena equipe de P&D para biscoitos em Santiago, Chile. Ao fortalecer seus recursos de inovação na América Latina com um novo alcance de maior abrangência, a Nestlé poderá transformar grandes ideias e tecnologias de ponta em inovações mais rapidamente, de forma mais ágil e com grande relevância local.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*