Capa » Notícias » Nestlé avança em sua jornada de inovação e transformação digital

Nestlé avança em sua jornada de inovação e transformação digital

A empresa foi a grande campeã do Prêmio Valor Inovação Brasil 2022

A Nestlé Brasil conquistou mais um importante reconhecimento em sua jornada de inovação e em sua busca por ser a empresa de bens de consumo que mais conhece o mercado e os consumidores brasileiros em profundidade. A empresa, que aposta fortemente em transformação digital, inovação aberta e estímulo ao intraempreendedorismo, foi a grande vencedora do Prêmio Valor Inovação Brasil, que na noite desta terça-feira, dia 26, coroou as empresas mais inovadoras do país. Inovação e transformação digital são temas transversais na Nestlé e essenciais ao seu compromisso no campo, no desenvolvimento de produtos que levam nutrição e bem-estar e no cuidado com a natureza que alimenta milhões de pessoas.

“Cada vez que trazemos uma inovação, fazemos uma aposta muito grande, e por isso estamos sempre com os sentidos bem atentos para atender o que está acontecendo lá fora — na casa do consumidor e suas necessidades. Nós temos inovação permeando todas as áreas da organização, todas as categorias nas quais estamos inseridos. Inovação é oxigênio e é o que nos permite ter sucesso no mercado e fazer com que o nosso vínculo com o consumidor continue sendo uma realidade constante”, destaca Marcelo Melchior, presidente da Nestlé no Brasil.

Inovação e sustentabilidade são temas que andam juntos na Nestlé, gerando impacto positivo, com foco em conservação, reabilitação, cuidado com o meio ambiente e aumento de eficiência. A inovação acontece em toda a cadeia de valor da Companhia — do campo ao pós-consumo — em um trabalho que permeia toda a empresa e permite a criação de negócios que fazem a diferença para o consumidor e para a sociedade.

Foram justamente iniciativas como criação de produto social, desenvolvimento de plataforma de inovação aberta e inauguração de um Centro de Inovação Tecnológica, entre outras, que juntas materializaram a jornada de transformação digital da Nestlé, reconhecida agora neste Prêmio Valor Inovação. A Companhia ainda conquistou, pelo quarto ano consecutivo, a 1ª posição do prêmio no setor Alimentos, Bebidas e Ingredientes.

Conheça mais sobre algumas das iniciativas de inovação da Nestlé

O PRIMEIRO PRODUTO SOCIAL DA MAIOR EMPRESA DE ALIMENTOS DO MUNDO

A Nestlé e a ONG Gerando Falcões uniram forças e desenvolveram um produto social inovador para apoiar o combate à pobreza no Brasil, em um projeto que soma a expertise de uma das maiores empresas de alimentos do mundo ao talento de jovens de um dos maiores ecossistemas sociais do país. Este foi o primeiro produto social que a Nestlé lançou globalmente. Todo o lucro gerado com a venda dos produtos — que são barras de cereais & frutas — será revertido para apoiar o projeto Favela 3D — Digna, Digital e Desenvolvida, inciativa da Gerando Falcões que busca reestruturar as favelas para promover uma transformação completa, focada na melhoria da qualidade de vida de seus moradores.

O produto social foi uma cocriação da Nestlé com jovens da ONG que vivem em favelas na região metropolitana de São Paulo. A iniciativa integra uma parceria de longo prazo e alcance entre Nestlé e Gerando Falcões, com foco em modelos sustentáveis de inovação social, que gerem valor para todos. As ações se estruturam em três grandes pilares: inclusão social, empregabilidade e produto & negócio social.

UMA PANELA PARA NUTRIR A INOVAÇÃO

A inovação aberta é uma grande estratégia da Nestlé. Mas ela não é feita de forma ocasional ou descoordenada. Em 2021, a Nestlé criou uma plataforma de inovação aberta, com uma política clara e que reúne todas as ações das companhias. Chamada de Panela Nestlé, ela garante inovações cocriadas com parceiros diversos, startups, scale-ups, universidades, institutos de pesquisas, grandes empresas e os próprios colaboradores da Nestlé.

CENTRO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA (CIT)

A Nestlé inaugurou, em outubro de 2020, um centro dedicado à inovação, desenvolvimento e testes de novas tecnologias no Parque Tecnológico São José dos Campos — um local forte para inovação, que já reúne 6 mil pessoas, 300 empresas, 53 startups, 4 labs compartilhados e 5 universidades. A proposta é unir o conhecimento das linhas de produção da Nestlé com pesquisadores e empreendedores que entendam de automação e indústria 4.0.

O (CIT) da Nestlé é o primeiro centro de inovação da empresa na América Latina. A nova estrutura fica muito próxima à fábrica de Caçapava, planta “lighthouse” da Nestlé, em que são desenvolvidas e testadas soluções tecnológicas que, se aprovadas, seguem para rollout em outras unidades da empresa.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*