Para ampliar sua entrada no varejo, companhia desenvolveu aplicativo que indica produtos com maior potencial de vendas em cada um dos mercados com os quais tem parceria
São Paulo, outubro de 2023 — Para ampliar a presença de seus produtos alimentícios no varejo nacional, a Kraft Heinz desenvolveu um aplicativo para uso interno que indica os itens com maior potencial de vendas em cada loja, considerando sua localização, perfil de loja e seu público-alvo, entre outros fatores. Com tecnologia de cruzamento de dados de inteligência de mercado, dados de vendas internos e dados coletados por reconhecimento de imagem das gôndolas, a companhia otimiza e acelera sua estratégia de vendas dos produtos de suas marcas Heinz, Hemmer e Quero no Brasil.
Funciona da seguinte forma: o aplicativo mapeia quais produtos da companhia vendem mais em cada loja considerando a região, o tipo de loja, o perfil dos consumidores e outros dados de inteligência de mercado, traçando semelhanças entre lojas de todo o país. Por exemplo, o aplicativo é capaz de antecipar uma oportunidade de que um determinado produto vai performar bem em uma loja baseado na performance dele em lojas de mesmo perfil. Além disso, o aplicativo também sinaliza quando os produtos presentes nas lojas estão acabando, gerando um alerta de reabastecimento para não perder a oportunidade de atender o consumidor.
“Indústria e varejo têm um objetivo em comum: aumentar suas vendas e ter o produto ideal para cada consumidor. Para empresas líderes, como a Kraft Heinz é no mercado de condimentos, usar a inteligência de dados para definir o portfólio de produto ideal loja a loja é fundamental para fidelizar os clientes, tanto pensando no próprio varejo, quanto do ponto de vista da marca. Essa é a parceria ganha-ganha que estamos trazendo para o mercado”, afirma Marta Oliveira, Diretora de Estratégia e Transformação da Kraft Heinz.
O aplicativo, que recebeu o nome “Data. Mate” e foi desenvolvido em parceria com a empresa de tecnologia CI&T, é exclusivo para uso interno e já está sendo utilizado no dia a dia do time de vendas de Kraft Heinz Brasil. Nos últimos três anos, a companhia se dedicou ao seu desenvolvimento e a organização de dados, trilhando seu próprio caminho na era da transformação digital da indústria de alimentos.
O aplicativo Data. Mate, cujo nome significa “parceiro de dados”, visa recomendar a próxima melhor ação dentro de uma loja específica, simplificando a rotina dos executivos de vendas com recomendações reais e efetivas. “Ele é o primeiro produto digital desenvolvido pela Kraft Heinz no Brasil, após mais de 100 horas de entrevistas e workshops com 8 usuários alfas que nos ajudaram a identificar onde estão as principais oportunidades da jornada de vendas. Agora vamos escalar para mais de 200 usuários que vão continuar nos guiando no desenvolvimento de novas funcionalidades para fortalecer ainda mais a nossa parceria com o varejo”, finaliza a Diretora de Estratégia e Transformação da Kraft Heinz.