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Ingredion lança solução para formulação de shakes proteicos com no mínimo 84% de concentração de proteína isolada de ervilha

“VITESSENCE® Pulse 1853” é produzido a base de ervilha, com baixo potencial alergênico e possui atributos que vão de encontro às principais características buscadas pelos consumidores atuais, como perfil sensorial, rótulos e sabores limpos e textura agradável

São Paulosetembro de 2023 – Nos últimos anos, os lançamentos de bebidas com proteínas plant-based apresentaram um aumento considerável, principalmente a partir de 2020.  O crescimento focado nesses produtos com claim proteico, mostra uma busca maior por nutrição, saúde e bem-estar por parte da população.

O cenário tem impactado em mudanças nas escolhas e prioridades da indústria. Somente em 2021, segundo dados da Innova, observa-se que o lançamento global de bebidas esportivas à base de proteínas plant-based correspondeu a 36%.

Entre as fontes de proteínas plant-based para o desenvolvimento dessas bebidas, a ervilha se destaca e ganha cada vez mais espaço no setor. “A Ingredion, fornecedora e líder mundial no mercado de soluções para ingredientes fornece uma proteína de ervilha diferenciada, que se destaca devido à sua versatilidade e experiência sensorial positiva. O ingrediente pode ser aplicado de diversas formas: pó, bebidas, queijos e outros, além de possuir um perfil sensorial limpo e textura agradável”, destaca Matheus Partel, gerente regional de marketing de Lácteos e Nutrição Esportiva da Ingredion

Considerando este cenário, o VITESSENCE® Pulse 1853 acaba de ser lançado no mercado brasileiro. Com no mínimo 84% de concentração de proteína de ervilha para a formulação de shakes proteicos, o produto traz uma formulação inovadora, com baixo potencial alergênico, rótulo e sabores limpos, além de textura agradável, no sabor chocolate.

De olho nos desejos dos consumidores e para testar e comprovar a eficiência da solução, a Ingredion fez uma experiência sensorial com o produto em seu laboratório, o INGREDION IDEA LABS®️. A análise foi realizada durante um ano, por meio de três etapas, e ocorreu no estado de São Paulo. “A primeira fase contou com um grupo focal de 15 pessoas, onde identificamos as preferências sensoriais de quem consome este tipo de bebida para desenvolver o nosso protótipo. Em seguida, passamos para a avaliação descritiva, onde reunimos 12 painelistas treinados para comparar as intensidades dos atributos do shake plant-based da Ingredion com outras marcas do mercado”, conta Janaina Mayumi Honma, especialista sensorial da Ingredion na América Latina.

Por fim, houve a participação de 120 consumidores flexitarianos – aqueles que buscam reduzir de forma flexível o consumo de qualquer tipo de produto de origem animal na alimentação e substituir por alimentos/bebidas alternativos à base de plantas e proteína vegetal. Esse público considera importante para os produtos alternativos a permanência da qualidade nutricional, sabor e prazer. “De fato, eles puderam validar e comprovar que essa solução atende aos desejos capturados de acordo com o grupo focal”, explica Janaina.

Seguindo o método de classificação AHC (Agglomerative Hierarchical Clustering), observou-se que o shake preparado pela Ingredion foi a única amostra plant-based que se encaixou no cluster “menos amargor”, junto a outras duas amostras de proteínas de origem animal, apresentando além do amargor reduzido, dulçor de edulcorante não-nutritivo. “Além disso, outros pontos sensoriais relevantes foram destacados, como a facilidade em tomar e dissolver o produto, doçura equilibrada, cremosidade na medida certa, espuminha na superfície e outros”, reforça a especialista.

Tendências no consumo de bebidas esportivas 

O Brasil aparece como líder desse aumento na América Latina, despontando como o país com o maior consumo de bebidas esportivas. “Um estudo de consumidor promovido pela Ingredion mostrou que em 2022, 41% dos brasileiros consumiram bebidas e barras de alto teor nutricional. Adicionalmente, 36% disseram que estão comprando mais produtos com proteínas plant-based versus o consumo do ano anterior”, declara Juliana Gomez Lince, líder regional dos ingredientes plant-based da Ingredion. Outro dado importante é que apenas em 2022, o consumo de soluções em pó para bebidas esportivas no Brasil representou 85% em relação à América Latina.

Segundo Matheus, estima-se que o mercado de soluções em pó no Brasil deve crescer em torno de 8% até 2028. “Oferecer experiências alimentares inovadoras e proporcionar os benefícios que os consumidores desejam é um compromisso da Ingredion. Trabalhamos continuamente para entregar um portfólio de soluções que atenda, cada vez mais, a qualidade e expectativa dos produtos nas mais diversas indústrias, inclusive a de bebidas esportivas, e suas inovações”, conclui Partel.

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