Capa » Notícias » Liderança Feminina: Grupo Trigo conta com mulheres que inspiram na diretoria e entre as franqueadas das marcas

Liderança Feminina: Grupo Trigo conta com mulheres que inspiram na diretoria e entre as franqueadas das marcas

No mês de comemoração das mulheres, Companhia destaca os perfis de quatro mulheres que estão à frente de áreas estratégicas da holding e restaurantes do China in Box e Spoleto  

O Grupo Trigo – maior holding de comida de verdade do Brasil, uma das maiores operadoras de comida asiática do mundo e dono das marcas China in Box, Spoleto, Gendai, Koni, LeBonTon e Gurumê – destaca os perfis de quatro mulheres que são inspiração dentro da empresa e das franquias. Todas elas realizam um trabalho impecável à frente de áreas estratégicas da holding e restaurantes do China in Box e Spoleto. São elas: Isabel Medeiros, Viviane Barros, Luciane Bittencourt e Vilma Baptista. Conheça elas:

Isabel Medeiros – Diretora de Expansão e Gente e Gestão do Grupo Trigo

Sua história com o Grupo Trigo começa há 17 anos, quando ela chega para assumir a área de gente e gestão da empresa. Vinda da AMBEV, tinha como missão implementar todas as práticas e ferramentas mais modernas no gerenciamento de pessoas. “Eu tinha 26 anos quando cheguei aqui, com o sonho de transformar o Spoleto em uma empresa de crescimento acelerado, junto aos sócios fundadores. Eles entendiam a importância de uma gestão de pessoas e a gente super se identificou logo na minha entrevista”, conta.

Após algum tempo liderando o time de Gente e Gestão, houve um convite para um novo desafio. Assim, em 2013 ela assumiu a direção da área de Expansão do Grupo Trigo. Criando processos internos na área, a holding apresentou um crescimento exponencial, saindo de 52 negócios para 149 em um ano.

Após dois anos na área de Expansão e a venda da marca Domino’s, a profissional passou pela área de Operações de Lojas Próprias e Novos Negócios. Um tempo depois, Isabel retornou para a área de Gente e Gestão, com a missão de construir a área de “Gente e Gestão do Amanhã”, com mais tecnologia.

Hoje, ela lidera duas áreas: Gente e Gestão e Expansão. “É uma delícia poder ver que existe muita similaridade nessas duas diretorias. Essa definição de quem vai ser nosso funcionário, quem vai estar na nossa empresa, quem vai ser nosso franqueado, como vai funcionar esse “match”, trazem uma similaridade muito grande para as áreas”, diz Isabel.

De acordo com Isabel, o mais gostoso é que mesmo após 17 anos de empresa, ela sente que ainda está no início, mas com muito mais experiência. “Tenho a mesma energia, a mesma vontade do primeiro ano. Costumo brincar que o Trigo é uma cachaça deliciosa, porque são tantos anos e, vejo pessoas como eu, há tanto tempo na empresa e com esse mesmo sentimento. Isso sim é a tradução de cultura”, explica Isabel.

Viviane Barros – Diretora de Jornada de Clientes, Franqueados e Colaboradores

Entrou no Grupo Trigo em 2011 para assumir a consultoria de campo do Spoleto no Centro-Oeste. Como era uma região desafiadora e conseguiu entregar um bom resultado, em 2013 foi promovida à gerente de franquias Nacional com o objetivo de aplicar as melhores práticas realizadas no Centro Oeste em todo Brasil.

No final de 2015 assumiu o cargo de gerente de marketing do Spoleto e no final de 2016 assumiu a diretoria da marca Spoleto. Já em maio de 2020, houve uma mudança na estrutura da empresa e a profissional ficou responsável por liderar a Diretoria de Operações de todas as marcas, cargo que ficou até outubro do último ano.

Em novembro de 2022 foi convidada a liderar uma nova área dentro da empresa, chamada Jornada de Clientes, Franqueados e Colaboradores. Essa área tem como objetivo principal a satisfação de todos, com acompanhamento dos indicadores e uma área de ensino para compartilhamento das boas práticas com foco em melhoria da qualidade final dos produtos, desenvolvimento técnico e comportamental dos funcionários e franqueados, além de maior lucratividade para os franqueados.

“Fico muito feliz e orgulhosa em ter conquistado essa posição no Grupo. Minha área de atuação normalmente é liderada por homens e o fato de eu ter conquistado esse cargo pode servir de inspiração para muitas mulheres. Sem dúvidas, hoje sou uma representante da liderança feminina”, afirma Viviane Barros.

Luciane Bittencourt – Franqueada do China in Box

Ela conheceu o China in Box quando distribuía frango para a marca. Durante os primeiros seis meses de contato com o China in Box, acabou se apaixonando pelo restaurante. Em 1998, comprou sua primeira loja na Rua Heitor Penteado, entre os bairros de Perdizes e Pinheiros, depois abriu uma em Florianópolis e, em seguida, mais duas: em São José dos Campos e Perdizes, onde unificou a loja da Rua Heitor Penteado com uma outra unidade.

Luciane diz que sempre acreditou muito em líderes mulheres, não só pela capacidade, como pela dedicação. Para ela, hoje não existem desafios em tocar um restaurante sendo mulher, pois todos a aceitam e acreditam em seu potencial. “Hoje tenho 50% de mulheres dentro de minha loja. Desde funcionárias na cozinha, atendimento, administração, até motoqueiras. “Somos filhas, esposas, mães, empresárias e donas de casa. Tudo o que somos, fazemos com muito amor”, conclui Luciane Bittencourt.

Vilma Baptista — Franqueada do Spoleto

É franqueada dos restaurantes Rua Buenos Aires e Arcoverde, ambos no Rio de Janeiro. A história com o Spoleto começou após um ano de aposentada, em 2017. Como ela queria continuar trabalhando, adquiriu a franquia do Spoleto Buenos Aires. Ela se identificou muito com a marca e adora trabalhar no Spoleto. “Amo trabalhar aqui, adoro lidar com as pessoas e gosto de ver o crescimento delas também. Meu dia a dia é na loja, de segunda a sexta e às vezes até sábado e domingo”, afirma a franqueada.

De acordo com Vilma, a mulher vem conquistando muitos lugares administrativos que antes era predominante dos homens. “Essa conquista das mulheres é muito boa, principalmente porque a mulher é muito criteriosa e tem o lado de compreensão. Como a mulher olha o mundo de uma forma diferente dos homens, há um equilíbrio. As mulheres ajudam bastante nesse mundo corporativo”, conclui Vilma Baptista.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*