Capa » Notícias » Escola busca ensinar construção sustentável

Escola busca ensinar construção sustentável

Com a sustentabilidade em pauta, a sociedade tem parado para analisar suas ações e as consequências que trazem para o planeta, bem como o legado que será deixado para as próximas gerações. A caminhada nesse sentido tem sido positiva e aos poucos tem provocado mudanças no pensar e no agir das pessoas. Em São João del-Rei (MG) não tem sido diferente. Neste ano, mudanças na maneira de vivenciar a economia, consumo e o próprio habitar o espaço, se fizeram notar.

Feiras que propõe uma economia sustentável e compartilhada acontecem no centro da cidade, incentivo à economia consciente é perceptível pelo aumento de brechós e bazares no município e as feiras orgânicas trazem a pauta da saúde e da sustentabilidade na produção dos produtos que são postos na mesa. Porém, além desses, outro passo interessante foi dado. São João del-Rei tem ganhado adeptos da bioconstrução.

A escola Caminho das Águas, que segue o método pedagógico Waldorf, já colocou em prática essa maneira mais econômica, ecológica e limpa de construir e terminou no final de 2017 a construção de uma sala que estava sendo feita pelos próprios professores, pais e alunos voluntários, maioria dos cursos de arquitetura e geografia da UFSJ, e orientado por duas mães de alunos arquitetas e uma arquiteta recém formada com especialização em bioconstrução.

A obra teve como base bambu e barro e a experiência serviu como incentivo para uma ampliação futura da escola nos moldes sustentáveis. A iniciativa serviu ainda de exemplo para os futuros cidadãos que irão formar, de como habitar sem degradar, ou ao menos diminuir os efeitos negativos gerados pela construção industrial.

Objetivos

Em conversa com uma das professoras da educação infantil, Helena Contente, ela conta sobre o porquê da obra ter sido feita e os motivos que os levaram a optar pela sustentabilidade.

“A Casa era pequena e para a educação infantil precisamos de espaços amplos, reformamos um dos quartos e decidimos fechar a varanda utilizando a bioconstrução. Foi uma ação coletiva envolvendo os pais dos alunos, os professores e alguns voluntários”, diz a professora. Ela ainda conclui ressaltando que pensar de maneira sustentável tira o cidadão da posição passiva de consumidor e o leva a fazer parte de todo o processo de transformação, botar a mão na massa e levar as inovações adiante para a sociedade e município.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*