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Danone investe R$ 3 milhões em bem-estar animal

A expectativa, com a escala do projeto piloto, é fomentar o desenvolvimento sustentável do setor leiteiro do Brasil, compartilhando o material técnico desenvolvido no programa para todas as indústrias lácteas interessadas em implementar as melhores práticas de bem-estar animal no país.

Para somar ao progresso alcançado globalmente na pauta animal pela Danone ao longo dos anos, a Danone Brasil anuncia investimento de R$ 3 milhões em um programa pioneiro de promoção do bem-estar animal dirigido à cadeia do leite. A iniciativa representa o compromisso público da empresa em promover continuamente boas práticas de manejo para além da sua cadeia de produtores, fomentando o desenvolvimento sustentável do setor leiteiro no país. O projeto será executado por meio da “Fazenda Tudo de Bem”: um programa precursor de sustentabilidade e bem-estar animal, que será a base para o desenvolvimento desse compromisso na prática nos próximos anos. Tem início neste mês de novembro e responde à meta global da companhia de, até 2025, ter 30% dos principais ingredientes adquiridos diretamente de fazendas já em transição para práticas regenerativas, na qual bem-estar animal é um pilar central.

“Em linha com os avaliação global da Danone na pauta de bem-estar animal e a nossa ambição de promovermos as transformações estruturais e setoriais necessárias rumo à uma nova economia, definimos um programa pioneiro no Brasil, junto a instituições renomadas e de referência, acerca da jornada que queremos trilhar com nossas fazendas parceiras na captação de leite nos próximos anos. Estamos rumo aos mais altos padrões de bem-estar animal, com iniciativas economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas”, explica Taisa Costa, Gerente de Sustentabilidade da Danone Brasil. O programa foi desenvolvido em parceria com a BE.Animal, a F&S Consulting e a Embrapa Gado de Leite. Globalmente, a Danone conta com a parceria da Compassion in World Farming (CIWF).

O Compromisso da Danone para a promoção do bem-estar animal vem somar ao modelo de parceria formal e de longo prazo com produtores de leite da região da bacia leiteira de Minas Gerais. A relação exclusiva com os fornecedores leite, sua principal matéria-prima, foi construída ao longo dos 50 anos da empresa no Brasil. “Nos dedicamos a entender os desafios dos produtores de leite brasileiros e atuar em um modelo de parceria com eles, em que geramos sucesso econômico para a fazenda e progresso social para as famílias produtoras”, explica Henrique Borges, diretor de Compras da Danone Brasil. “Hoje, 70% da nossa base de fornecedores de leite é composta por pequenos produtores, cujo impacto econômico, social e ambiental é reconhecido pela certificação B Corp. A ambição da Danone é apoiar os produtores de leite na transição para práticas mais sustentáveis de produção, incluindo o bem-estar animal como um pilar fundamental desse processo e para a perenidade da atividade leiteira no país”, completa. 

“Termos produtores bem capacitados é essencial porque, além de mais produtivos, geram vários outros impactos positivos quando valorizam o bem-estar animal: entregam um leite com melhor qualidade, reduzem a pegada de carbono e preservam o meio ambiente”, afirma Henrique Borges, diretor de Compras da Danone Brasil “Com o anúncio desse compromisso, a Danone reafirma seu pioneirismo em investir em treinamento, apoio técnico e autocontrole, focando nos 5 domínios de bem-estar animal: boa nutrição, boa ambiência, bom comportamento, boa saúde e bom estado mental, completa o executivo.

O Programa “Fazenda Tudo de Bem” contempla o desenvolvimento e implementação de capacitação especializada em bem-estar animal, em parceria com a BE.Animal, para fazendas parceiras e corpo técnico da Danone; Padronização do autocontrole de práticas de bem-estar animal em nossas fazendas parceiras, com base nos mais altos padrões reconhecidos nacional e internacionalmente; e fomento do programa de melhoramento genético com foco em bem-estar animal, em parceria com empresas especializadas em genética. 

Como parte do compromisso, a Danone lançará também um projeto pilotoque contará com a participação de 20% das fazendas leiteiras parceiras da Danone. Com a conclusão dessa primeira fase, a Danone espera ter um modelo validado e replicável para ganhar escala fomentando a adesão dos demais produtores. Além disso, o programa será aberto e divulgado para todas as indústrias lácteas interessadas em implementar as melhores práticas de bem-estar animal no país. “A Danone entende que essa é uma agenda pré-competitiva e pretende mobilizar o setor. Para isso, iremos compartilhar as soluções que se mostrarem viáveis para impulsionar o desenvolvimento de toda a cadeia”, Taisa Costa, Gerente de Sustentabilidade da Danone Brasil. 

A estratégia de Agricultura Regenerativa da Danone tem como um dos três principais pilares o bem-estar dos animais. “Mantemos o produtor de leite no centro da nossa atenção para acelerar este que é um dos pilares fundamentais do nosso modelo de agricultura regenerativa. Sabemos que essa é uma transição necessária para termos uma produção de leite a longo prazo e, por isso, estamos confiantes que eles irão aderir e se beneficiar do programa”, completa Henrique Borges. O investimento de R$ 3 milhões que será dedicado ao novo programa vem complementar os aportes já realizados nos projetos de agricultura regenerativa pela Danone Brasil, que já representam mais de R$ 2 milhões desde 2019.

Agricultura Regenerativa

Com o objetivo de desenvolver a cadeia leiteira, a Danone mantém um programa de agricultura regenerativa. As iniciativas auxiliam os produtores com conhecimento para que mantenham seus negócios mais sustentáveis e produtivos. Destacam-se algumas das iniciativas:

o   Agricultura Sustentável – Em parceria com a Labor Rural, o projeto foca em agricultura regenerativa, oferece capacitação aos pequenos produtores para práticas mais sustentáveis e produtivas. Atualmente com mais de 30 fazendas, conta com cerca de 1.400 hectares de terra, e já aponta resultados positivos, como o aumento de 14% do volume de leite captado por dia, redução de 36% nas emissões de CO2 desde o início do projeto  

o   EDUCAMPO – Em conjunto com o Sebrae, proporciona assistência técnica especializada para que os produtores gerenciem com eficiência seus recursos. No ano, o projeto envolveu seis grupos, compostos por 120 produtores, e, além de ter registrado queda de 20% nas emissões de kg CO2eq/kg de leite, apresentou aumento de 4% de produtividade de litros/animal/dia, 6% de volume de litros por dia e 25% de margem liquida da atividade (R$ líquido/ano). 

o   COMQUALI CCS –   consultoria técnica para o avanço na qualidade do leite, principalmente relacionada à Contagem de Células Somáticas (CCS).

o   DIA DE VARANDA – encontros para a troca de experiências e boas práticas: em 2023 foram realizados três eventos, que contaram com alto engajamento dos produtores.

Para alcançar a meta global da companhia de, até 2025, ter 30% dos principais ingredientes adquiridos diretamente de fazendas já em transição para práticas regenerativas, as ações da empresa se dividem em três pilares: o solo, com uma gestão integrada, incluindo uso de água e de todos os recursos vivos para garantir a sua conservação e utilização sustentável, proteção à biodiversidade e captura de carbono; o produtor de leite, com a sua capacitação e empoderamento de futuras gerações para sustentabilidade de sua atividade; e a promoção de bem-estar animal, como manejo correto, instalações adequadas e confortáveis, padrões que impactam diretamente na qualidade do leite.

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