Capa » Notícias » Construtivo é precursor do “I” do BIM no Brasil

Construtivo é precursor do “I” do BIM no Brasil

Um grande projeto de construção civil, como é o caso de aeroportos, hospitais e metrôs, por exemplo, abrangem uma extensa quantidade de informações qualitativas e é preciso considerar a diversidade de requisitos e sistemas que normalmente existem entre os diferentes envolvidos no processo.

Pensando neste cenário, o Construtivo, companhia de Tecnologia da Informação especializada em engenharia e construção, traz para o Brasil a plataforma norueguesa dRofus, que tem como principal característica gerenciar a informação do BIM (Building Information Modeling) por todas as fases do empreendimento, do programa de necessidades até a operação.

Caracterizado como um Ambiente de Dados Comum para BIM, a plataforma se integra de forma dinâmica com programas de sistemas baseados no formato IFC, como o Revit, Archicad, Navisworks, Solibri, entre outros, para capturar os requisitos dos projetos, processar as informações e torná-las disponíveis para a equipe de desenvolvimento, que envolve clientes, contratados, consultores, engenheiros, arquitetos etc. O software permite a integração das informações dos modelos com sistemas de gestão empresarial e plataformas de facilities.

“A consistência, processamento e disponibilização dos dados pelo dRofus garante que o “I” do BIM seja colocado em prática, melhorando a geração de valor em empreendimentos de construção durante todo o seu ciclo de vida, que vai desde a concepção, o projeto, a construção até a manutenção”, explica o CEO do Construtivo, Marcus Granadeiro.

No Brasil, com a iniciativa de adoção do BIM nas obras de infraestrutura, que envolvem o poder público e as parcerias público-privadas, assim como as incorporadoras, que necessitam de governança, o dRofus atenderá as demandas específicas de informações de projetos. “Além disso, focaremos setores hospitalar e de aeroportos, aproveitando as referências mundiais do dRofus, como o aeroporto do México, que se tornou um ícone de projeto em BIM”, comenta Granadeiro.

Para o managing director da dRofus, David J. Patera, o Brasil é um país estratégico para a expansão dos negócios na América Latina. “Localizado no coração da América do Sul e sendo uma das maiores economias do mundo, o Brasil foi uma escolha natural para trazer o dRofus para o mercado sul-americano e com o Construtivo no comando teremos uma posição de destaque no continente”, finaliza o executivo.

Sobre o Construtivo.com

O Construtivo é uma empresa de tecnologia com DNA de engenharia. Pioneira no conceito de nuvem, desde 1999 atende os maiores projetos de infraestrutura do Brasil.

Fundado em 1999 como uma joint venture do Grupo Santander, o Construtivo passou por um processo de MBO (Management buy-out) em 2004 e se tornou uma empresa nacional.

Com sede em São Paulo e filial em Porto Alegre, o Construtivo tem como carro chefe a solução Colaborativo, ofertada na modalidade de serviço (SaaS) e atendendo mais de 25 mil usuários com rede de plena redundância e com padrões de segurança internacionais a partir de seus servidores em Data Center Nacional padrão Tier III.

As soluções do Construtivo não se limitam apenas àquelas que compõem o Colaborativo. Elas englobam o serviço e o conhecimento de sua equipe como parte do processo. Aproveitando o know-how de mais de 20 anos de sua equipe em CAD e o pioneirismo em BIM, o Construtivo estabeleceu um núcleo de serviços de CAD / BIM.

Com cerca de 100 clientes ativos, entre eles CSN, Voith, CPFL, CEEE, ABB, Planservi, Vetec, Plaenge, Direcional, Makro, EBEI, UHE Belo Monte, Norte Energia, Rumo, JHE, SGS Enger e Raízen, o Construtivo.com se tornou uma das principais empresas voltadas para o gerenciamento de processos com especialização em engenharia civil do país, atendendo áreas como energia, transporte, administração pública, manutenção, entre outras.

Informações: http://www.construtivo.com

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*