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Como o CRM pode ajudar os empresários da construção a fechar negócios

Você metrifica o setor comercial da sua empresa? Consegue estabelecer, com precisão, metas reais para o crescimento do seu negócio? Sabe o custo que sua empresa tem para adquirir um novo cliente?

Se você respondeu não para uma ou mais perguntas, certamente sua empresa precisa de um software para CRM.

Por muito tempo, as empresas de construção civil puderam fazer negócios sem se preocupar em criar processos comerciais assertivos.

A oferta era muito maior que a procura, os empresários “nadavam de braçada” e os salários dos profissionais aumentavam constantemente.

O relacionamento dos gestores era a principal forma de adquirir clientes,trabalhar por indicações parecia ser bem confiável.

Hoje os tempos mudaram.

Se a empresa quer se manter competitiva, ela é obrigada trabalhar melhor os clientes e reduzir seus custos.

Como já não existem tantos projetos em execução, você precisa de um setor comercial implacável para manter os resultados.

Segundo os dados parciais de nossa pesquisa:

Apenas 15% das empresas entrevistadas utilizam alguma ferramenta para gestão de relacionamento de clientes na rotina comercial da sua empresa.

Como consultor de negócios, vejo essa situação como absurda. Servir aos clientes é uma das condicionantes para existência das empresas, e, com certeza, não é uma tarefa fácil.

Como diz o ditado: “Você pode correr uma maratona descalço, mas um tênis ajuda muito!” Incorporar o CRM à rotina comercial da sua empresa é uma atitude crucial se você deseja ganhar escala no mercado que atua.

Neste artigo vou apresentar:

  • O que é CRM?
  • Porque utilizar um CRM?
  • Como o CRM pode ajudar minha empresa?
  • Como escolher o CRM ideal?

Entenda todos os aspectos sobre como esta poderosa ferramenta vai auxiliar sua empresa a tirar o melhor proveito de todas oportunidades de negócio.

O que é CRM?

CRM CONSTRUÇÃO CIVIL

CRM quer dizer Custumer Relationship Management, ou, em português, Gestão de Relacionamento com Cliente.

A ideia inicial do software, era servir como local para armazenar informações sobre o cliente que pudessem ajudar nas vendas.

Saber o time de futebol, data de aniversário, nome dos filhos pode parecer insignificante mas comprovadamente vão ajudar ajudar sua empresa a realizar mais vendas, ainda mais se você estiver negociando obras de alto valor.

As pessoas tendem a seguir conselhos de pessoas com quem se sentem conectadas.

Promover o sucesso do cliente deve estar no centro da sua estratégia empresarial.

Hoje o software conhecido como CRM automatiza e organiza o relacionamento da sua empresa com seus clientes, aumentando a eficiência do setor comercial.

Simplifica a rotina dos colaboradores e fornece insights valiosos para acompanhamento da estratégia da empresa.

Porque utilizar o CRM?

Você pode pensar:

“Minha empresa é pequena, eu consigo manter os dados sobre meus clientes e propostas enviadas clientes em meu telefone, planilhas no excel e agenda. Já tenho gestão de relacionamento com meus clientes efetiva”

Sinto muitíssimo em te dizer, você não está gerenciando seus clientes da melhor maneira.

Provavelmente, muitas oportunidades estão passando despercebidas e você está deixando dinheiro na mesa.

Não é possível criar metas realistas, e praticamente impossível de identificar os gargalos e pontos de melhoria nos seus processos.

Sem contar toda a dificuldade que existirá para passar todas as informações aos demais contratados, caso você venha aumentar o time de vendas.

Concentrar os esforços somente na efetivação das vendas, traz resultados a curto prazo.

Criar uma máquina automatizada de cultivar relacionamentos duradouros com seus clientes e leads, de forma que facilmente você consiga treinar novos integrantes a trabalhar em consonância com os objetivos pré-estabelecidos, constrói um império.

Como o CRM vai ajudar minha empresa?

CRM CONSTRUÇÃO CIVIL

Agora vamos expor como a ferramenta vai ajudar a rotina da sua empresa.

Integrar informações

A função primordial do CRM é a captação das informações dos seus clientes em um banco de dados unificado, facilitando a comunicação entre todos empresa.

Além de armazenar informações sobre empresas e os contatos internos, no CRM é criado um painel para acompanhamento de todas as etapas das oportunidades de negócio.

Você pode agendar ligações, reuniões, apresentações de proposta, enviar e receber e-mails, receber notificações de  quando os contatos abrem seus e-mail’s, entre outras funcionalidades.

É possível verificar em tempo real o desempenho do setor comercial, negócios em aberto, orçamentos enviados, projeções futuras, contratos perdidos, criar relatórios e verificar os principais pontos de melhoria.

Você pode integrar com outros setores, automatizando seus processos.

As principais integrações são:

  • Marketing;
  • Financeiro;
  • Administrativo;

Aumentar as vendas

Sabemos que tão importante quanto vender, é fidelizar nossos clientes.

O CRM é a ferramenta certa para ajudar sua empresa a manter relacionamentos de longo prazo com seus clientes.

O histórico de interações armazenado fornece insights preciosos sobre o comportamento, objetivos e desafios dos seus contatos.

Tendo acesso facilmente as principais métricas de desempenho, é simplificada a rotina do gestor da criação de metas e treinamento de novos colaboradores.

Reduzir custos

Automatizando a burocracia interna dos processos, a tendência natural é o aumento da produtividade e desempenho.

Utilizando o CRM na sua empresa você elimina grande parte do trabalho braçal do setor comercial, sobrando mais tempo para empenhar no fechamento das vendas.

São excluídas também reuniões de acompanhamento desnecessárias, já que todas informações estão disponíveis a todos interessados.

Como escolher o CRM ideal?

Para garantir o sucesso da sua empresa com a utilização do software, você precisa de encontrar um CRM que tenha os benefícios que seu negócio necessita.

Sugerimos fazer uma pesquisa de mercado para verificar qual solução atende melhor seu modelo de negócio.

Dentre os aspectos a ser observados nesta pesquisa, sugerimos verificar:

Encaixa a realidade da sua empresa?

Não adianta querer o melhor CRM ou o CRM com mais funcionalidades. Você precisa de um software que se adeque a rotina do seu negócio. Opte por algum que seja de fácil compreensão e manuseio, assim será mais simples a implantação das melhorias no processo.

Custo x Benefício

O CRM é um software que certamente trás retorno sobre o investimento realizado, porém, como em toda aquisição, você deve garantir estar fazendo o melhor negócio.

Hoje temos vários CRMs no mercado que possibilitam a utilização gratuita até certa faixa de uso, pesquise e faça testes das opções disponíveis.

Seja criterioso e verifique todos os detalhes, lembre-se que este é um software que será vital para o crescimento da sua empresa.

Suporte Técnico

O suporte técnico não pode ser deixado de lado na hora de escolher seu CRM. No período de adaptação, você pode precisar recorrer a ele várias vezes. Veja qual a política de suporte da empresa que for escolher.

 Túlio Souza – Especialista em marketing digital e inside sales aplicado a empresas de engenharia e arquitetura – Construa Resultados 

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