Capa » Notícias » Apartamento Macuco, do DMDV Arquitetos, traz linguagem contemporânea com cores neutras
Apartamento Macuco, do DMDV Arquitetos, traz linguagem contemporânea com cores neutras

Apartamento Macuco, do DMDV Arquitetos, traz linguagem contemporânea com cores neutras

Foram 30 dias para projeto e 90 para a reforma ficar pronta, e incluiu novos revestimentos, marcenaria e adaptações à planta original.

Com a ideia de modernizar o apartamento de 60 m²– o que incluía novos revestimentos, marcenaria e parte elétrica, mas sem intervenções drásticas de layout – o casal que habita o imóvel, e que recebe seus filhos em alguns finais de semana, optou por manter um segundo dormitório no apartamento para recebê-los nessas ocasiões. No entanto, a obra tinha prazo curto para ser implementada. Essa limitação de tempo foi condicionante para algumas soluções, como a escolha do piso vinílico ao invés da madeira maciça, por exemplo.

Durante a reforma foi removida uma parede em diagonal que reduzia a sala. Conformando um ambiente retangular privilegiando esse espaço, que é o de maior permanência no dia a dia, o dormitório menor foi reduzido. Utilizado com menor frequência, é usado rotineiramente como escritório e, por isso, possui um sofá-cama para as “visitas” dos filhos. Um detalhe interessante é o mapa-múndi, onde adesivos apontam os destinos do mundo já visitados pelo casal.

A linguagem dos ambientes foi unificada através do piso vinílico (Tarkett cor Carambola): um cuidado dos arquitetos foi executar os rodapés com um cordão de madeira Freijó maciça de forma a “casar” a cor com o piso. Esse mesmo cordão de madeira vira verticalmente na junção com as portas, funcionando como guarnição e dando continuidade ao desenho. Na cozinha, as bancadas em Silestone cinza são protagonistas. Foi escolhido um piso com tom parecido em contraste com toda marcenaria que é branca, solução em 2 tons, simples e bonita.

Por viajarem bastante, os moradores gostam muito do décor étnico e, por isso, o tapete do Nepal, a foto do Holi Festival na Índia. Outro apreço do morador é a música e sua invejável coleção de discos de vinil – para acomodá-los, o DMDV desenhou pequenas canaletas de marcenaria para expor alguns desses discos que podem ser trocados rotineiramente.

FICHA TÉCNICA

Projeto arquitetônico e Luminotécnico – DMDV arquitetos

Autores – André Dias Dantas, Bruno Bonesso Vitorino, Renato Dalla Marta e Aline Pinheiro

Colaboração – Dimitrius Megalomatidis, Ana Claudia Schad, Victor Vernaglia

Fiscalização e gerenciamento – DMDV arquitetos

Área – 60m²

Ano – 2017

Fotografia – Rafael Renzo

FORNECEDORES

Obra civil – WF Engenharia

Piso vinílico (sala e quartos) – Tarkett Fademac – Casa Fortaleza

Bancadas de Silestone (cozinha e lavanderia) – Santorini Mármores

Bancadas de Nanoglass (banheiros) – Santorini Mármores

Marcenarias – Móveis e esquadrias Lourenço

Iluminação – Labluz e Reka

Abajures decorativos – Lumini

Pendente sala de Jantar – Labluz

Cortinas e persianas – Casa Mineira

Pastilhas banheiros – Atlas

Porcelanatos banheiros e cozinha – Eliane

Louças e metais sanitários – Deca

Boxes banheiros – Vidraçaria Decore

Fotografias decorativas – Democrart

Tapete – Phenicia Concept

Mesa de Jantar e mesa de canto em vidro – Ovo Design

Cadeiras sala de jantar / sofá e poltrona – Fernando Jaeger

Vasos e vegetação – Da Horta cultivo afetivo

Sobre o DMDV arquitetos

Fundado em 2004, o DMDV arquitetos é um escritório de arquitetura e gerenciamento de obras composto por profissionais apaixonados pelo assunto. Durante o percurso, a produção da equipe destacou-se e conquistou diversos prêmios, dentre eles o 3° Prêmio da 8° Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. Sediado em São Paulo, tem à frente os arquitetos André Dias Dantas, Bruno Vitorino e Renato Dalla Marta e desenvolve projetos em todo território nacional, abrangendo desde arquitetura de interiores até planejamento urbano, sempre com o objetivo de promover a melhor solução à demanda solicitada. Nestes anos, já projetou aproximadamente 23.000m² comerciais, 60.000m² de interiores e corporativo e 500.000m² de edifícios.

Seu método de trabalho apoia-se numa postura colaborativa com os clientes, ouvindo efetivamente seus anseios e desejos para que o resultado construído reflita sua visão e necessidades baseados em premissas da arquitetura contemporânea. O escritório utiliza as tecnologias mais recentes a fim de promover as melhores soluções para os desafios apresentados, por exemplo, todos os projetos são desenvolvidos em BIM (Building Information Modeling) e visualizados através de maquetes eletrônicas, impressões 3D, realidade aumentada e realidade virtual.

Acesse:

www.dmdv.com.br

www.facebook.com/dmdvarquitetos

instagram.com/dmdvarquitetos

linkedin.com/dmdvarquitetos

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*