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Nestlé apresenta crescimento orgânico no primeiro trimestre
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Nestlé apresenta crescimento orgânico no primeiro trimestre

As vendas totais reportadas aumentaram 5,6% para 23,5 bilhões de francos suíços (3M-2022: 22,2 bilhões de francos suíços). O câmbio reduziu as vendas em 4,0%. As aquisições líquidas tiveram impacto positivo de 0,3%.

  • O crescimento orgânico atingiu 9,3%, com contribuições amplas em todas as regiões e categorias. A variação de preços foi de 9,8%, refletindo a significativa inflação de custos. O crescimento real (RIG) foi de -0,5%.
  • Perspectivas para 2023 confirmadas: esperamos crescimento orgânico das vendas entre 6% e 8% e margem de lucro operacional subjacente entre 17,0% e 17,5%. Espera-se que o lucro subjacente por ação nas moedas constantes aumente entre 6% e 10%.

Mark Schneider, CEO da Nestlé, comentou: “A Nestlé apresentou forte crescimento orgânico no primeiro trimestre, pois nossas equipes trabalharam de forma cuidadosa para proteger o volume de vendas e garantir um mix de produtos consistente. Os esforços de otimização do portfólio e a variação de preços responsável ajudaram a compensar as pressões contínuas de dois anos de inflação de custos. Continuamos nossa jornada de gestão de portfólio com a criação de uma joint venture dedicada ao negócio de pizzas congeladas na Europa. A nova parceria oferece a melhor plataforma para desenvolvermos todo o potencial deste negócio. Após um forte início de ano, confirmamos nossa perspectiva para o ano de 2023 e continuamos focados na criação de valor para todos os stakeholders”.Vendas do Grupo

O crescimento orgânico foi de 9,3%. A variação de preços foi de 9,8%, refletindo a significativa inflação de custos. O crescimento real foi de -0,5%, impactado por restrições de capacidade e ações de otimização de portfólio. A elasticidade da demanda e o downtrading do consumidor permaneceram limitados no contexto das ações de precificação. O crescimento foi amplo na maioria das regiões e categorias. O crescimento orgânico foi de 8,6% nos mercados desenvolvidos, liderado pela variação de preços. O crescimento orgânico nos mercados emergentes foi de 10,3%, impulsionado pela variação de preços e crescimento real positivo.

Por categoria de produto, Purina PetCare foi a que mais contribuiu para o crescimento orgânico, sustentada pelo forte impulso das marcas premium e de base científica Purina ONE, Purina Pro Plan e Friskies. Café teve alto crescimento de um dígito, com desenvolvimento de vendas positivo para Nescafé, Starbucks e Nespresso. As vendas em confectionery cresceram à taxa de dois dígitos, com forte crescimento de KitKat e produtos sazonais. O crescimento em Nutrição Infantil atingiu a taxa de dois dígitos, com contribuições amplas em todas as regiões e segmentos. Produtos lácteos registrou alto crescimento de um dígito, com forte demanda por coffee creamers e leites fortificados acessíveis. Pratos prontos e produtos culinários registraram alto crescimento de um dígito, liderados por Maggi, Stouffers e Hot Pockets. Nestlé Health Science apresentou crescimento de um dígito, com forte demanda contínua por Nutrição Médica e desenvolvimento positivo de vendas para a nutrição ativa. Apesar das restrições temporárias de capacidade da Perrier, o setor de águas apresentou crescimento de um dígito liderado por S.Pellegrino.

Por canal, o crescimento orgânico das vendas no varejo permaneceu robusto em 8,7%. As vendas no e-commerce cresceram 13,6%, atingindo 16,2% das vendas totais do Grupo. O crescimento orgânico dos canais fora de casa foi de 17,8%. As aquisições líquidas aumentaram as vendas em 0,3%, principalmente relacionadas à aquisição da Orgain. O impacto do câmbio nas vendas foi negativo em 4,0%. As vendas totais reportadas aumentaram 5,6%, para 23,5 bilhões de francos suíços.

Gestão de Portfólio

A Nestlé e a empresa de private equity PAI Partners concordaram em constituir uma joint venture para o negócio de pizzas congeladas da Nestlé na Europa, criando um player dedicado em uma categoria competitiva e dinâmica. A Nestlé manterá uma participação não controladora com direito de voto iguais aos da PAI Partners, mantendo seu investimento neste negócio e participando do crescimento futuro e da criação de valor da categoria. A transação está sujeita a consultas aos funcionários e aprovação das autoridades reguladoras, devendo ser concluída no segundo semestre de 2023.

Zona América do Norte

  • 11,6% de crescimento orgânico: -0,8% de RIG; 12,4% de variação de preços.

O crescimento orgânico foi de 11,6%, com variação de preços de 12,4%. O crescimento real (RIG) foi de -0,8%, com forte recuperação em relação ao quarto trimestre de 2022. Os desinvestimentos líquidos reduziram as vendas em 2,3%, como resultado do desinvestimento da participação majoritária na Freshly, bem como da venda da marca de fórmula infantil Gerber Good Start. As vendas reportadas na Zona América do Norte aumentaram 8,9% para 6,3 bilhões de francos suíços.

A Zona América do Norte teve crescimento amplo nas marcas e categorias, impulsionado por variação de preços, forte desempenho operacional e impulso contínuo no e-commerce. A Zona obteve ganhos de participação de mercado em alimentos para pets, refeições congeladas e café solúvel.

Por categoria de produto, Purina PetCare foi a que mais contribuiu para o crescimento, com ampla demanda em todos os canais, principalmente no e-commerce. Purina ONE, Purina Pro Plan e Friskies tiveram forte crescimento de dois dígitos. As vendas de soluções fora de casa da Nestlé Professional e da Starbucks cresceram à forte taxa de dois dígitos, apoiadas pela expansão da distribuição. A categoria de bebidas, incluindo Coffee mate, produtos Nescafé e Starbucks, registrou crescimento de um dígito. Alimentos congelados teve crescimento de um dígito, com base na forte demanda por Stouffers, bem como pelas pizzas Tombstone e Jack. Em fevereiro, a Zona anunciou a decisão de encerrar seus negócios de refeições congeladas e pizzas no Canadá a partir do segundo trimestre. A linha de alimentos infantis da Gerber registrou crescimento de dois dígitos e ganhou participação de mercado, com destaque para os lanches saudáveis. Confectionery registrou crescimento de dois dígitos no Canadá, liderado por KitKat. As vendas de águas diminuíram, pois as restrições temporárias de capacidade da Perrier superaram o forte crescimento da S.Pellegrino.

Zona Europa

  • 9,7% de crescimento orgânico: -1,0% de RIG; 10,7% de variação de preços.

O crescimento orgânico foi de 9,7%, com variação de preços de 10,7%. O crescimento real (RIG) foi de -1,0%. O câmbio impactou negativamente as vendas em 5,4%, refletindo a valorização do franco suíço frente ao euro. As vendas reportadas na Zona Europa aumentaram 5,4% para 4,9 bilhões de francos suíços.

O crescimento na Zona Europa apoiou-se na variação de preços, impulso sustentado do e-commerce e forte desenvolvimento de vendas nos canais fora de casa. A Zona registrou ganhos de participação de mercado em alimentos para pets, confectionery e nutrição infantil.

Por categoria de produto, o principal contribuidor para o crescimento foi Purina PetCare, impulsionado pelas marcas premium Felix, Friskies e Gourmet. Uma nova campanha de celebridades para Felix teve grande apelo junto aos consumidores. Confectionery registrou crescimento de dois dígitos, com forte demanda por KitKat e produtos sazonais. As vendas da Nestlé Professional cresceram à taxa de dois dígitos, apoiadas por soluções de café de marca. Café teve crescimento de um dígito, sustentado pelos produtos Nescafé e Starbucks. Nescafé Farmers Origins, uma linha de cápsulas de café para máquinas Nespresso, teve forte crescimento e agora é vendida em sete mercados. Nutrição Infantil registrou crescimento de um dígito, com base na demanda contínua pelas fórmulas infantis premium, especialmente NAN. Produtos culinários registrou crescimento de um dígito, com destaque especial para Maggi. Águas registrou queda nas vendas, já que o impacto das restrições temporárias de capacidade da Perrier superou o forte desenvolvimento das vendas da S.Pellegrino.

Zona Ásia, Oceania e África (AOA)

  • 10,4% de crescimento orgânico: 1,3% de RIG; 9,1% de variação de preços.

O crescimento orgânico atingiu 10,4%, com variação de preços de 9,1%. O crescimento real (RIG) foi resiliente em 1,3%. O câmbio reduziu as vendas em 9,2%. As vendas reportadas na Zona AOA aumentaram 1,1% para 4,7 bilhões de francos suíços.

O crescimento na Zona AOA foi impulsionado pela variação de preços, mix aprimorado e impulso contínuo dos canais fora de casa. A Zona obteve ganhos de participação de mercado em produtos culinários, café e sorvetes.

O Sudeste Asiático registrou crescimento de um dígito, com forte desenvolvimento de vendas de Nescafé e Maggi. O Sul da Ásia apresentou forte crescimento de dois dígitos na maioria das categorias, sustentado pela expansão da distribuição em áreas rurais, impulso do e-commerce e maior foco em premiumização. As vendas no Oriente Médio e na África cresceram à taxa de dois dígitos, lideradas por Maggi, NAN e Nescafé. O Japão registrou crescimento de um dígito, impulsionado por café, confectionery e Purina PetCare. As vendas na Coreia do Sul cresceram à taxa de dois dígitos, sustentadas pelos produtos Starbucks e KitKat. A Oceania apresentou crescimento de dois dígitos, liderado por Purina PetCare, Nescafé e KitKat.

Por categoria de produto, Nutrição Infantil foi a que mais contribuiu para o crescimento, sustentado por Lactogen. As vendas de produtos culinários cresceram à taxa de dois dígitos, com base na expansão da distribuição e no forte desempenho de Maggi. Café teve alto crescimento de um dígito, com demanda robusta e contínua dos produtos Nescafé e Starbucks. Confectionery registrou crescimento de dois dígitos, impulsionado pelo forte desempenho de KitKat. As vendas da Nestlé Professional cresceram à taxa de dois dígitos em todas as regiões e categorias, sustentadas pela expansão da distribuição. Purina PetCare apresentou crescimento de dois dígitos, liderado por Supercoat, Purina ONE e Felix. As bebidas achocolatadas e maltadas registraram crescimento de um dígito, com sólido desenvolvimento de vendas dos produtos prontos para beber Milo.

Zona América Latina

  • 12,8% de crescimento orgânico: -0,6% de RIG; 13,4% de variação de preços.

O crescimento orgânico foi de 12,8%, com variação de preços de 13,4% e crescimento real (RIG) de -0,6%. O câmbio teve impacto negativo de 0,6%. As aquisições líquidas aumentaram as vendas em 0,2%. As vendas reportadas na Zona América Latina subiram 12,5% para 3,0 bilhões de francos suíços. A Zona América Latina registrou amplo crescimento sustentado, apoiado pela variação de preços, forte desempenho operacional e impulso contínuo dos canais fora de casa. A Zona obteve ganhos de participação de mercado em Nutrição Infantil, alimentos para pets e cafés porcionados.

As vendas no Brasil cresceram à forte taxa de dois dígitos, lideradas por confectionery, nutrição infantil e produtos lácteos. O México registrou amplo crescimento de dois dígitos, com demanda robusta por Nescafé, La Lechera e NAN. A Colômbia apresentou forte crescimento de dois dígitos, impulsionado por Purina PetCare, cafés e confectionery.

Por categoria de produto, confectionery foi o maior contribuidor de crescimento, com forte impulso de KitKat e produtos sazonais. Produtos lácteos registraram crescimento de dois dígitos, com base na demanda robusta por leites fortificados e produtos de panificação caseira. As vendas em nutrição infantil cresceram à taxa de dois dígitos na maioria dos segmentos, com destaque para NAN e cereais infantis. Nestlé Professional reportou forte crescimento de dois dígitos, sustentado pelo impulso de soluções de café e expansão da distribuição. Café apresentou alto crescimento de um dígito, apoiado por Nescafé. No primeiro trimestre, Nescafé Dolce Gusto lançou Neo, no Brasil, o sistema mais sustentável de café da atualidade, com cápsulas compostáveis. As vendas de bebidas achocolatadas e maltadas cresceram à taxa de dois dígitos, lideradas por Nescau. Purina PetCare registrou crescimento de um dígito, considerando-se a alta base de comparação em 2022.

Zona Grande China

  • Crescimento orgânico de 3,1%: -0,8% de RIG; 3,9% de variação de preços.

O crescimento orgânico foi de 3,1%, com variação de preços de 3,9%. O crescimento real (RIG) foi de -0,8%, parcialmente impactado pelo calendário do Ano Novo Chinês. O câmbio teve impacto negativo de 6,8%. As vendas reportadas na Zona Grande China diminuíram 3,7%, para 1,3 bilhão de francos suíços. O crescimento na Zona Grande China foi sustentado pelo forte desempenho operacional, pela dinâmica do e-commerce e por inovação contínua. A Zona obteve ganhos de participação de mercado em confectionery, alimentos para pets e sorvetes.

Por categoria de produto, Nutrição Infantil foi o maior contribuidor de crescimento, liderado por ofertas de especialidades NAN e illuma. Nestlé Professional teve crescimento de um dígito, apoiado pela inovação e expansão da distribuição. Produtos culinários registrou crescimento de um dígito, com demanda sólida por Totole. Confectionery reportou crescimento de um dígito, liderado pelo aumento da distribuição de Hsu Fu Chi. Purina PetCare registrou crescimento de dois dígitos, impulsionada pelos produtos veterinários e secos para gatos Purina Pro Plan. As vendas de café diminuíram, porque o desenvolvimento positivo das vendas de café solúvel foi contrabalançado pelo crescimento negativo do café pronto para beber.

Nestlé Health Science

  • Crescimento orgânico de 2,8%: -2,2% de RIG; 5,0% de variação de preços.

O crescimento orgânico foi de 2,8%, com variação de preços de 5,0% e crescimento real (RIG) de -2,2%, após um crescimento extraordinário nos últimos três anos durante a pandemia. As aquisições líquidas aumentaram as vendas em 10,3%, principalmente relacionadas à aquisição da Orgain. O câmbio impactou negativamente as vendas em 1,7%. As vendas reportadas na Nestlé Health Science aumentaram 11,3% para 1,6 bilhão de francos suíços.

O crescimento da Nestlé Health Science foi impulsionado pela variação de preços, impulso do e-commerce e expansão geográfica. O negócio continuou a ganhar participação de mercado. Produtos para o consumidor tiveram queda nas vendas, pois o desenvolvimento positivo das vendas em nutrição ativa foi contrabalançado pelo crescimento negativo em vitaminas, minerais e suplementos. Dentro de nutrição ativa, produtos para o envelhecimento saudável, como Vital Proteins e Orgain, tiveram forte impulso contínuo. Vitaminas, minerais e suplementos apresentaram queda nas vendas, após três anos de forte crescimento durante a pandemia.

Medical Nutrition registrou crescimento de dois dígitos, com forte evolução nas vendas de produtos pediátricos e de alergia, Althéra, Alfaré e Alfamino. Produtos para cuidados médicos agudos e para adultos, particularmente Resource e Compleat, também registraram forte crescimento. Por geografia, a América do Norte teve crescimento positivo. A Europa registrou crescimento de um dígito. Outras regiões combinadas apresentaram alto crescimento de um dígito.

Nespresso

  • Crescimento orgânico de 2,9%: -1,1% de RIG; 4,0% de variação de preços.

O crescimento orgânico foi de 2,9%, com variação de preços de 4,0%. O crescimento real (RIG) foi de -1,1%, principalmente devido à normalização pós-pandemia. Após forte crescimento durante a pandemia, as vendas comparáveis ficaram cerca de 30% acima dos níveis de 2019. O câmbio impactou negativamente as vendas em 3,8%. As vendas reportadas na Nespresso diminuíram 2,2% para 1,6 bilhão de francos suíços.

O principal contribuidor do crescimento foi o sistema Vertuo, que continuou a ter amplo impulso. O crescimento nos canais fora de casa também foi forte, com maior adoção do sistema Momento, principalmente no segmento de escritórios. A inovação continuou a ser um apelo para os consumidores, incluindo a expansão da linha Ispirazione Italiana por meio do lançamento do café Milano Intenso. Por geografia, a América do Norte registrou crescimento de dois dígitos com ganhos contínuos de participação de mercado. A Europa registrou queda nas vendas. Outras regiões combinadas tiveram crescimento de um dígito.

Negócios como uma força para o bem: progresso significativo nas embalagens plásticas

A Nestlé está reduzindo o uso de plástico por meio de menos embalagens, embalagens melhores e sistemas mais evoluídos. A empresa superou o pico de consumo de plástico virgem e o pico de emissões de gases de efeito estufa em 2019, sem que o negócio deixasse de crescer.

Estimativas globais mostram que mais de 180 milhões de toneladas de plástico são usadas em embalagens por ano*. Em 2022, a Nestlé usou 0,9 milhão de toneladas de plástico em embalagens, representando 0,5% das embalagens plásticas globalmente. A Nestlé se esforça para usar apenas a quantidade mínima de embalagens plásticas necessárias para garantir a segurança alimentar. A empresa está acelerando o desenvolvimento e dimensionamento de soluções da próxima geração de embalagens. Isso inclui modelos de entrega baseados em reuso e recarga, com 20 pilotos em 12 países, papel reciclável em produtos como Quality Street e KitKat, além de embalagens compostáveis, como cápsulas de café. Também reduz continuamente as embalagens por volume e peso.

A Nestlé reduziu o uso de plástico virgem nas embalagens em 10,5% desde 2018 e está a caminho de reduzir o uso de plástico virgem em um terço até 2025. Por exemplo, a empresa eliminou o uso de 4,5 bilhões de canudos de plástico por ano e os substituiu por canudos de papel em todo o mundo. Em 2022, a empresa cortou o peso da embalagem total de seus produtos em 200.000 toneladas e reduziu o número de peças em 14 bilhões. Essa redução no peso total, combinada com o redesenho das embalagens, levou a reduções de 280 000 toneladas de gases de efeito estufa em 2022.

No final de 2022, 81,9% das embalagens plásticas da empresa foram destinadas à reciclagem. Até 2025, a Nestlé pretende atingir mais de 95%. Em última análise, o objetivo da empresa é oferecer embalagens 100% reutilizáveis ou recicláveis e um futuro sem resíduos. A empresa assume com seriedade sua responsabilidade de promover a economia circular e está determinada a continuar realizando mudanças por meio de uma abordagem colaborativa. A Nestlé está colaborando com parceiros da cadeia de fornecimento, sociedade civil e stakeholders governamentais para atuar em infraestrutura, assim como no Tratado das Nações Unidas sobre Poluição por Plásticos.

*Fonte: OECD Global Plastics Outlook 2022

Perspectiva

Perspectivas para 2023 confirmadas: esperamos crescimento orgânico das vendas entre 6% e 8% e margem de lucro operacional subjacente entre 17,0% e 17,5%. Espera-se que o lucro subjacente por ação nas moedas constantes aumente entre 6% e 10%

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