quarta-feira , 21 outubro 2020
Capa » Home » Nestlé inaugura centro de inovação com foco em indústria 4.0
Nestlé inaugura centro de inovação com foco em indústria 4.0
Foto: Divulgação

Nestlé inaugura centro de inovação com foco em indústria 4.0

Espaço vai reunir pesquisadores e empreendedores que entendam de automação e indústria 4.0

A Nestlé inaugurou nesta-quarta (7/10) um centro dedicado à inovação, desenvolvimento e testes de novas tecnologias no Parque Tecnológico São José dos Campos. Instalado em um espaço de 100 m², o Centro de Inovação e Tecnologia da companhia vai contar com 18 posições de trabalho, sendo 11 para colaboradores Nestlé e sete rotativas para receber parceiros, fornecedores, pesquisadores, estudantes, entre outros profissionais ligados à área de tecnologia e automação.

É o primeiro centro de inovação da empresa na América Latina. A nova estrutura fica muito próxima à fábrica de Caçapava, planta “lighthouse” da Nestlé, em que são desenvolvidas e testadas soluções tecnológicas que, se aprovadas, seguem para rollout em outras unidades da empresa.

A proposta é unir o conhecimento das linhas de produção da Nestlé com pesquisadores e empreendedores que entendam de automação e indústria 4.0. “Queremos estar onde há tecnologia e inovação, e o Centro de São José dos Campos era ideal para isso”, diz Luiz Garcia, vice-presidente técnico e de produção da Nestlé Brasil.

A chegada da Nestlé ao Parque Tecnológico fortalece o ecossistema e abre oportunidades para as empresas e startups vinculadas.  “O Centro valida a importância do programa Nexus Corp, lançado recentemente e que tem como objetivo apoiar e acelerar o processo de inovação por meio de open innovation. Quem ganha é o ecossistema do Nexus e a Nestlé, que agora terá o caminho facilitado para conexões com startups, empresas e universidades na busca de soluções para seus desafios atuais”, diz Alexandre Barros, head do Nexus.

Desafio para startups

Como parte das iniciativas em inovação aberta, a Nestlé também lança hoje um desafio para startups, com projetos em diversas frentes, como a diminuição de desperdício, reciclagem após o consumo e redução de emissões, a criação de uma aplicação com inteligência artificial para linhas de produção de alimentos e bebida, soluções de personalização em escala, entre outros. Inscrições neste link.

Indústria 4.0

O objetivo da Nestlé com esta nova estrutura é acelerar a pesquisa e desenvolvimento de inovações dentro do conceito de Connected Factory e de Indústria 4.0. Outra frente importante da atuação da Nestlé é fomentar um ecossistema com colaboração interna e externa nessa frente, inclusive com a formação de novos talentos para atuar com olhar para a transformação digital.

Em 2020, a Nestlé vai investir cerca de R$ 100 milhões para transformação digital industrial no Brasil. No total, serão R$ 340 milhões aplicados nos próximos três anos nessa frente, voltada para o conceito de Indústria 4.0. Parte dos investimentos, por exemplo, foi direcionado para a modernização do parque e de processos, com aquisição e desenvolvimento de tecnologias e projetos de automação em suas unidades. Os projetos envolvem a aquisição e desenvolvimento de tecnologias de alto nível, além de promover o desenvolvimento e a capacitação dos colaboradores para atuar dentro dessa cultura de transformação digital, o que os prepara para atuarem em funções mais estratégicas e garante maior produtividade.

 

Fonte: http://www.pqtec.org.br/

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*