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Exclusivo: conheça as estratégias do Grupo Carrefour para prevenção à Covid-19 e aumento das vendas
Stéphane Engelhard

Exclusivo: conheça as estratégias do Grupo Carrefour para prevenção à Covid-19 e aumento das vendas

Em entrevista exclusiva ao Portal 2A+ Alimentos, Stéphane Engelhard, Vice-Presidente de Relações Institucionais do Grupo Carrefour Brasil, falou sobre as ações da empresa contra a contaminação pelo coronavírus e destacou o crescimento do e-commerce alimentar.

Desde antes do isolamento social no país, o Grupo Carrefour Brasil começou a monitorar a situação da pandemia e seus efeitos em outros países, principalmente aqueles em que possui operações. Isso permitiu que a empresa pudesse se antecipar em algumas medidas de segurança e prevenção e, assim que foi decretado o isolamento, as lojas já se encontravam preparadas para oferecer toda segurança possível aos clientes e colaboradores. “Desde o início, reforçamos nossas políticas de higiene para que todos estejam seguros ao fazerem suas compras e para que nossos colaboradores pudessem trabalhar com mais tranquilidade”, diz  Stéphane Engelhard, Vice-Presidente de Relações Institucionais do Grupo Carrefour Brasil.

Entre essas medidas, estão:

  • Distribuição de máscaras para todos os colaboradores;
  • Higienização intensa em carrinhos, caixas e esteiras;
  • Proteção de acrílico em caixas de pagamento e balcões de atendimento;
  • Medição de temperatura de colaboradores e clientes;
  • Sinalização nos pisos para distanciamento entre clientes nas filas;
  • Álcool gel na entrada da loja;
  • Luvas para compras de frutas, legumes e verduras.

No entanto, Engelhard ressalta que o Grupo segue evoluindo no teste de novas medidas para se antecipar em relação às melhores práticas do mercado em termos de segurança e saúde de funcionários e clientes. “Começamos com um laboratório na loja de Osasco e agora estamos expandindo algumas destas iniciativas para outras unidades do Carrefour”. Dentre elas, o executivo destaca:

  • Cabine de raio UV para higienização das compras;
  • Novas ilhas de álcool em gel distribuídas em diferentes pontos das lojas;
  • Puxadores de acrílico para abertura de geladeiras e freezers com pulso ou antebraço;
  • Painel de identificação de quantidade de pessoas circulando na loja;
  • Câmera térmica que mede a temperatura de até nove pessoas de uma única vez;
  • Estação de higienização de compras na saída da loja.

Além de todas essas medidas em lojas, desde o começo da pandemia o Carrefour implementou outras medidas para cuidar de seus colaboradores, informa Engelhard: o afastamento de funcionários que pertencem aos grupos de risco, home-office para os colaboradores em funções administrativas, criação de um canal de atendimento exclusivo para funcionários tirarem dúvidas sobre a Covid-19, além da criação de comitês para tomadas de decisões da empresa.

E-commerce em alta

O Vice-Presidente de Relações Institucionais do Grupo Carrefour Brasil afirma que, com a pandemia, percebe-se  que o comportamento de compras do cliente vem mudando muito. “Antes, as pessoas costumavam ir mais vezes aos supermercados durante a semana. Com o avanço da Covid-19, elas passaram a ir menos, porém, aumentaram o ticket médio. Além disso, o nosso e-commerce alimentar teve um crescimento exponencial. O que antes era um comportamento ainda tímido de fazer compras pela internet, agora está se tornando um hábito”, afirma.

Ele ressalta que este novo comportamento do consumidor não impacta nas vendas das lojas físicas. “Nós crescemos de forma estruturada o nosso e-commerce alimentar, mas mantivemos nossos clientes de lojas físicas, que agora fazem suas compras de forma mais organizada para não passarem tanto tempo fora de casa”, diz.

De janeiro a março, o Atacadão também registrou crescimento. O bom desempenho, segundo Engelhard, é reflexo da estratégia de expansão e o forte posicionamento no segmento de produtos de cesta básica, com melhor custo-benefício tanto para os consumidores finais quanto para os B2B. “Já o faturamento do Banco Carrefour atingiu um crescimento considerável em relação ao mesmo período de 2019, refletindo um forte aumento de receita associado a um índice de eficiência”, afirma.

No total, conclui Engelhard, o Grupo Carrefour Brasil manteve seu sólido desempenho no primeiro trimestre de 2020, com vendas brutas totalizando R$15,9 bilhões.

Redação: Portal 2A+Alimentos. Permitida a reprodução parcial ou total desde que citada a fonte 2A+ Alimentos com link para esta página. A não inclusão desta informação com link implicará nas medidas legais previstas em lei.

 

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