Capa » Home » Dicas sobre como construir uma casa eficiente e confortável – Parte final
Dicas sobre como construir uma casa eficiente e confortável – Parte final

Dicas sobre como construir uma casa eficiente e confortável – Parte final

Na última parte do artigo falamos sobre temas como sistemas de iluminação, climatização, painéis solares e a importância da questão energética.

Sistema de iluminação

Pondere o sistema de iluminação artificial da sua moradia. O posicionamento dos focos de luz nas várias divisões, o tipo de lâmpadas (novas LEDs e fluorescentes), ou elementos como sensores. Pondere igualmente o sistema de iluminação exterior. Podem ser feitas poupanças muito significativas a estes níveis.

Equipamento de climatização e demais equipamentos domésticos

Evite sistemas de aquecimento e ar condicionado central. Uma moradia com altos níveis de isolamento térmico, bem desenhada e bem posicionada em relação ao sol e às brisas não necessita de sistemas de aquecimento ou arrefecimento central, sempre demasido caros e sujeitos a fortes perdas energéticas a nível da distribuição.

Tenha em atenção os níveis de eficiência energética dos equipamentos que venha a instalar.

Dicas relacionadas com paredes, sótãos, pavimentos, lajes, caves

As paredes devem beneficiar de adequado isolamento térmico. E o mesmo acontece a nível dos sótãos, telhados e eventualmente dos pisos.

Conselhos sobre enquadramento e elementos exteriores à moradia

Tenha em atenção as envolventes externas. Pavimentos de betão e pedra podem gerar sobreaquecimento da zonas circundantes à moradia, com inevitávies reflexos nas suas temperaturas internas e no seu conforto. As árvores e a vegetação circundante podem tornar as temperaturas circundantes à moradia muito mais agradáveis, com consequentes reflexos nas temperaturas interiores.

Pormenores de design, ou corta-ventos e canalização de brisas devem também ser tido em conta.

Painéis solares

Considere a instalação de painéis solares de aquecimento de água e de produção eléctrica fotovoltaica. Aposte numa moradia energia zero. Não tem nada de futurístico. Há apenas que preparar a casa nos termos referidos nos pontos anteriores.

Uma moradia de tamanho modesto, bem configurada e bem orientada ou protegida do sol, com altos níveis de isolamento térmico e janelas altamente eficientes, com equipamento e sistemas de iluminação eficientes, não consumirá altos níveis de eletricidade e não necessitará de um grande sistema fotovoltaico para satisfazer as suas necessidades energéticas.

Importância da questão energética

Considere cuidadosamente todos os elementos anteriores. Eles são fulcrais e normalmente mais importantes do que questões estéticas. Não entre em compromissos. Repetimos: aposte em eficiência energética da sua nova casa, mesmo que isso tenha custos mais elevados, no imediato ou em certas áreas da construção da casa.

O que gastar em mais em eficiência energética – através de altos níveis de isolamento térmico, design, janelas e portas altamente eficientes… – será altamente retribuído em conforto e poupanças energéticas futuras, ou por via de sistemas de aquecimento e arrefecimento mais pequenos e baratos.

Reduza os custos de construção – se for caso disso – por via de reduções no tamanho da casa ou evitando opções de construção como caves ou garagens enterradas. Não procure reduzir custos por via de baixos níveis de eficiência energética.

Não se esqueça: Há poucas coisas tão importantes na nossa vida – para os nossos níveis de satisfação – do que o conforto proporcionado pela casa que habitamos. E uma casa energeticametne eficiente é fundamental para assegurar esse conforto, baixos faturas energéticas e um meio ambiente mais saudável.

Clique aqui e leia as partes 1 e 2.

Fonte: http://www.guiacasaeficiente.com

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*