Capa » Certificação » Parque Avenida, em BH, é o primeiro do estado com certificação AQUA-HQE
Parque Avenida, em BH, é o primeiro do estado com certificação AQUA-HQE

Parque Avenida, em BH, é o primeiro do estado com certificação AQUA-HQE

DJI_0414

A busca pela diminuição dos impactos ambientais da construção civil precisa ser tarefa constante e conduzida pelos principais atores do mercado. O Parque Avenida, empreendimento comercial em Belo Horizonte, entregue em fevereiro pela Odebrecht Realizações Imobiliárias (OR), foi concebido e construído com esse compromisso, e por isso alcançou, de forma pioneira no estado, a certificação de desempenho ambiental AQUA-HQE, da Fundação Vanzolini.

A chancela tem reconhecimento internacional e teve os referenciais técnicos adaptados à realidade brasileira. As diretrizes abordam e avaliam a relação entre o empreendimento e o entorno, o processo construtivo e o conforto dos usuários, a gestão eficiente da água, energia e manutenção.

De acordo com o coordenador executivo do AQUA-HQE, Manuel Carlos Reis Martins, “o pensar o empreendimento e seu contexto funcional e local antes de definir o partido do projeto e planejar toda a operação, desde o projeto conceitual, pré-projeto, projeto executivo, execução e definição dos processos operacionais e de manutenção e conservação, características intrínsecas do processo AQUA-HQE, casaram perfeitamente com o enfoque metodológico e operacional do empreendedor, permitindo obter os melhores desempenhos naturalmente, como parte integrante do projeto”.

O complexo comercial Parque Avenida possui cerca de 52 mil m2 de área construída, formado por duas torres de nove pavimentos, com 668 salas e 40 lojas. O projeto e a execução da obra contaram com o trabalho de consultoria em sustentabilidade da Inovatech Engenharia, que desenvolveu, em parceria com a equipe da OR, soluções sustentáveis com alto desempenho ambiental para a conquista da certificação.

Segundo Luiz Henrique Ferreira, diretor da consultoria, “desde os primeiros estudos o objetivo da equipe foi reduzir os custos operacionais dos usuários das salas comerciais do Parque Avenida, bem como minimizar os impactos ambientais do canteiro de obras e da operação do edifício após a entrega”, explica.

”A busca pela certificação AQUA-HQE fez com que o empreendimento fosse pensado, desde a sua concepção, tanto por nossa equipe quanto pelos projetistas contratados, para que trouxesse diversas vantagens para nossos clientes, além de minimizar ao máximo os impactos no meio ambiente e, principalmente, em seu entorno direto”, afirma Tullio Magni, diretor de Incorporação da OR.

O projeto contempla soluções de urbanismo nas ruas internas e sistema viário próprio que será capaz de absorver o fluxo de veículos minimizando eventuais impactos no trânsito externo, localizado em uma das mais nobres e movimentadas avenidas da capital mineira.

São quase mil vagas de estacionamento fixo, sendo aproximadamente 800 de rotativo, além da inovação, como tomadas para carregamento de veículos elétricos e vagas para portadores de necessidades especiais. Todo o empreendimento é permeado por uma grande extensão de áreas verdes.

Um dos destaques da sustentabilidade do Parque Avenida é a proposta inédita de praça de convivência aberta a um público flutuante, criando um novo centro comercial e de serviços em uma região da cidade pronta para absorver a oferta. Construída em uma área de cerca de 4 mil m2, entre os dois prédios, a praça também conta com um mirante.

O espaço, que tem projeto paisagístico assinado pelo arquiteto Benedito Abbud, será um ambiente propício e acolhedor para contemplar as montanhas que contornam Belo Horizonte, com vista panorâmica para a Serra do Curral. A praça minimizará emissões de carbono decorrente de transportes fora do conjunto, pois será possível trabalhar e resolver questões do dia a dia no mesmo local.

Critérios da Certificação

A certificação AQUA-HQE foi desenvolvida e adaptada à cultura, clima, normas técnicas e regulamentação brasileira, pela Fundação Vanzolini, em parceria com a Universidade de São Paulo.

No processo de avaliação são verificados os seguintes critérios:  menor consumo de energia e de água; redução de emissões de gases efeito estufa e de poluição; melhores condições de saúde nas edificações; melhor aproveitamento da infraestrutura local; menor impacto na vizinhança; redução da produção de resíduos; gestão de riscos naturais, solo, água e ar, entre outros.

Soluções de Sustentabilidade Parque Avenida

  • Elevadores eficientes e sistema operacional inteligente;
  • Sistema de iluminação de baixo consumo;
  • Offices com grandes aberturas para a área externa favorecendo a iluminação natural e acesso às vistas;
  • Utilização de vidros com bom desempenho térmico;
  • Sistema de aproveitamento de águas pluviais;
  • Uso de equipamentos economizadores como torneiras com arejadores, bacias com caixa acoplada e sistema dual flush, torneiras com fechamento automático nas áreas comuns;
  •  Incentivo ao deslocamento limpo, com a implantação de um bicicletário e vestiário para ciclistas;
  • Sistemas construtivos eficientes, que minimizam a geração de resíduos;
  • Depósitos de resíduos independentes para materiais recicláveis, não recicláveis e perigosos, favorecendo sua triagem e reciclagem;
  • Previsão de depósitos de resíduos intermediários nos pavimentos tipo facilitando a coleta seletiva;
  • Revitalização das vias próximas e melhoria dos acessos;
  • Grande área permeável e projeto de paisagismo nas áreas externas e na praça central.

Ficha Técnica Parque Avenida

Incorporação e construção: Odebrecht Realizações Imobiliárias
Endereço: avenida Raja Gabaglia, 2000
Projeto: Torres Miranda Arquitetura
Área total construída: aproximadamente 52 mil m2
Total de torres: Duas, com 9 pavimentos cada
Total de unidades: 668 salas e 40 lojas, com variações de 33 m2 a 1.500 m2, a depender de junções de unidades.
Valor Geral de Vendas: R$ 200 milhões
Início da construção: Maio/2013
Entrega da obra: fevereiro/2016

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*