Capa » Automação e rastreabilidade » Escola brasileira apresenta projeto de casa automatizada nos EUA

Escola brasileira apresenta projeto de casa automatizada nos EUA

A Escola Lourenço Castanho, em São Paulo, está participando até o dia 28 de julho da Conferência Scratch@MIT 2018, organizada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em Boston (EUA). Ela está apresentando o projeto maker “A Home in Tune”, desenvolvido no Ensino Médio pelos professores Jorge Ferreira, de Física, Regina Fernandes e Tatiana Garcia, de tecnologia educacional. O projeto reproduz, a partir da utilização de dispositivos eletrônicos e do ‘Arduino’, uma residência automatizada. 

O evento reune educadores, desenvolvedores e convidados para apresentarem e debaterem sobre a utilização do Scratch na aprendizagem.Scratch é uma linguagem de programação criada em 2007 pelo Media Lab do MIT.

Desenvolvido ao longo de 2017, “A Home in Tune” é um trabalho conjunto dos componentes curriculares Física e Tecnologia Educacional com alunos da 3ª série do Ensino Médio.

“Um dos cursos da 3ª série é eletricidade. Então fiz um paralelo entre eletricidade e eletrônica, e consequentemente veio a ideia de fazer moldagens que envolvessem dispositivos eletrônicos com utilização do arduino”, explica o professor de física, Jorge Ferreira. Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre.

Os alunos trabalharam coletivamente na criação e na execução do projeto, que foi estruturado por meio de uma maquete para representar a residência automatizada em quatro ambientes: jardim, portão, cerca elétrica e iluminação.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*