O Portal 2A+Alimentos apurou junto a várias áreas da Nestlé as iniciativas da empresa ligadas ao universo ESG. O resultado é um rico material obtido com auxílio da assessoria de comunicação da empresa, que você poderá ler aqui. Confira.
Visão da empresa sobre a importância do ESG
Comunicação Nestlé – Na Nestlé, enxergamos como um tema transversal na companhia, que permeia toda a empresa e que nos permite atuar na criação de negócios sustentáveis. O compromisso é com a inovação e a produção sustentável que acontecem em toda a cadeia de valor. A Nestlé é uma das primeiras signatárias do compromisso da ONU “Business Ambition for 1.5° C” e há um plano global detalhado para reduzir pela metade suas emissões até 2030 e atingir emissões líquidas zero até 2050, com um olhar que passa pelas principais cadeias de fornecimento, por emissões em fábricas, pelo transporte, pelas embalagens e pelo próprio portfólio de produtos.
Existem ações para apoiar agricultores e fornecedores a promoverem a agricultura regenerativa e plantar centenas de milhões de árvores nos próximos 10 anos nas áreas de onde seus ingredientes são provenientes – além disso, as operações no
Brasil já possuem 100% de energia elétrica de origem renovável desde 2017. A companhia mantém iniciativas para garantir a rastreabilidade e a sustentabilidade das cadeias de fornecimento, como em cafés (por meio do programa Cultivado com Respeito) e cacau (por meio do programa Nestlé Cocoa Plan). Ambos contemplam critérios de adequação de qualidade, sociais e ambientais. Estamos conduzindo um projeto pioneiro no Brasil de uso de geomonitoramento em fazendas de cacau que aumenta o grau de rastreabilidade da matéria-prima. Por meio de imagens de satélite, conseguimos monitorar de forma contínua, mais de 1.100 propriedades produtoras de cacau – pode-se observar alterações na cobertura do solo e sinais de desmatamento, por exemplo. Uma novidade recente é que Nestlé e Embrapa fecharam parceria para desenvolver o primeiro protocolo nacional para uma pecuária de leite de baixo carbono, incluindo orientações a produtores e a criação de uma calculadora para o balanço de carbono equivalente das propriedades leiteiras em diferentes biomas e sistemas de produção.
Além disso, a Nestlé continua aumentando o número de marcas neutras em carbono para dar aos consumidores a oportunidade de contribuir com a luta contra as mudanças climáticas, como anunciaram KitKat, Nespresso e Nescafé.
A Nestlé também vem utilizando veículos elétricos ou movidos a GNV ou biocombustíveis de fontes renováveis, e é a primeira e única empresa no Brasil a possuir veículos elétricos “climatizados” fazendo as entregas. Sobre reciclagem e reutilização de embalagens, o Projeto Re, lançado em 2019, tem como premissa REduzir, REcriar e REpensar os aspectos chave das operações, além de educar e abrir o diálogo com os consumidores, e apoiar o desenvolvimento da cadeia de reciclagem e economia circular. Hoje, cerca de 95% das embalagens da companhia no Brasil são desenhadas para serem recicladas ou reutilizadas e o compromisso global é ter 100% até 2025. Importante frisar a importância da governança ambiental, social e corporativa e dos compromissos na agenda da companhia, com investimentos em sustentabilidade que vão de iniciativas para garantir a compra de matérias-primas em áreas livres de desmatamento a embalagens mais ecológicas.
Ações para garantir os direitos da diversidade e das minorias
Comunicação Nestlé – Diversidade é fundamental para a sobrevivência de uma empresa a longo prazo. Se nós não tivermos um espelho da sociedade brasileira, nunca teremos sucesso. Temos o princípio de que uma cultura diversa e inclusiva é a base de nossa força. Incluir para ter um ambiente diverso em todas as frentes faz parte de uma jornada que estamos comprometidos a trilhar, reduzindo barreiras à inclusão e oportunidades para a carreira dos diferentes públicos com que atuamos. Procuramos avançar constantemente, abertos ao diálogo, para escutar, aprender, aplicar nossos aprendizados e a nos desafiar continuamente a fazer melhor. É fundamental que as lideranças criem uma agenda de diversidade e inclusão e entendam como responsabilidade a criação, implantação e medição de resultados destas iniciativas, pois são elementos que oferecem subsídios para que outros programas sejam implantados, em uma evolução constante. Os valores da Nestlé estão enraizados no respeito, e temos tolerância zero para o racismo ou discriminação de qualquer forma. Isso se aplica a toda a nossa empresa, incluindo a maneira como nos expressamos publicamente. Ao reconhecer o propósito da Nestlé de formar equipes diversas, que, por meio de suas trajetórias e visões de mundo, possam contribuir com o sucesso do negócio, a Companhia vem atuando para contemplar todas as comunidades, culturas e idades na força de trabalho da companhia, além de buscar alavancar a diversidade de pensamento para impulsionar a criatividade e a inovação. A Nestlé conta com um centro de diversidade e inclusão em gestão de pessoas e vem realizando workshops internos para discutir as temáticas da área com convidados externos em lives abertas para a participação dos colaboradores. Aos colaboradores, distribuiu um Guia de Comunicação Inclusiva, com explicações e linguagens que auxiliam no entendimento dessa comunicação, e tem estratégias e programas próprios para: equilíbrio de gênero, LGBTQIA+, pessoas com deficiência, raça negra e gerações. As iniciativas abrangem novas formas de contratação e desenvolvimento, contemplando conscientização e ação.
Iniciativas para tratamento de resíduos
Comunicação Nestlé – A geração de resíduos das operações está majoritariamente associada aos processos de embalagens dos produtos, com geração de papéis, plásticos, vidros e metais, bem como resíduos orgânicos, como lodo gerados nas estações de tratamento de efluentes e das cinzas do processo de queima de biomassa em caldeiras. Quanto à destinação os resíduos são enviados para coprocessamento, reciclagem e compostagem. A Nestlé possui uma política de zero resíduos para envio a aterros ou incineração, e desde 2017 já atingimos essa marca em nossas operações no Brasil. As fábricas realizam acompanhamento rotineiro de seus indicadores de consumo de água, energia, emissões de GHGs e geração de resíduos de seus processos e possuem metas de redução desses índices. Atrelado a isso, são desenvolvidos projetos para aumento da eficiência operacional e redução da geração de resíduos e emissões. É valido mencionar que a Nestlé no Brasil foi o primeiro país a abolir o uso de óleo combustível pesado em seu processo industrial no mundo. Além disso, possuímos uma unidade certificada como Triplo Impacto Ambiental Neutro (zero água, resíduos para aterro e emissões de carbono equivalente) em Montes Claros.
Iniciativas de responsabilidade social realizadas pela empresa
Comunicação Nestlé – A Nestlé está presente em 99% dos lares brasileiros e tem um importante papel social com a população, de forma a retribuir à sociedade a confiança e o respeito dos nossos consumidores. Principalmente neste momento tão difícil dos impactos da pandemia, queremos reforçar nosso compromisso com as pessoas e com o bem-estar da sociedade, garantindo acesso a alimentos e levando apoio e doações à população. Doamos equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras, aventais, óculos de proteção, luvas de látex, toucas, sapatilhas e álcool gel, para profissionais de saúde que estão na linha de frente da assistência médica, junto com a Cruz Vermelha, além do repasse de 470 mil máscaras doadas a prefeituras de 15 regiões onde a Nestlé atua no País, álcool em gel e máscaras laváveis e face shield para 2 mil catadores de recicláveis de 49 cooperativas de reciclagem parceiras. Doamos mais de 1,6 mil toneladas de alimentos, bebidas, complementos nutricionais e petfood, além de mais de R$ 82,3 milhões em doações e apoio financeiro, impactando mais de 4,7 milhões de pessoas. Com a ONG Gerando Falcões, realizamos uma campanha interna de incentivo à doação de recursos para as favelas e comunidades do Brasil. Somando todas as ações, a Nestlé doou mais de 100 toneladas de alimentos, que beneficiaram 3,5 mil famílias, além de computadores para estimular a inclusão social e o acesso de jovens da favela à educação à distância como parte do movimento #doeumfuturo Diante do agravamento da crise no Amazonas, em parceria com Mesa Brasil Sesc, foram enviadas mais de 5 toneladas de alimentos para instituições filantrópicas no Estado, beneficiando mais de 3 mil pessoas. A Nestlé integra a ação solidária Juntos pelo Amazonas, grupo formado por 15 empresas, por meio de uma doação de R$ 1,6 milhão, recurso utilizado em usinas de produção de oxigênio no suporte aos hospitais públicos do Estado.
Iniciativas de compliance ou de combate à corrupção e respeito às normas legais
Comunicação Nestlé – A Nestlé tem como compromisso garantir o respeito integral aos direitos das pessoas que compõem sua força de trabalho, sua cadeia produtiva e sua rede de relações. Além das políticas de gestão, a empresa investe na comunicação e no engajamento dos parceiros com a estratégia de Criação de Valor Compartilhado, bem como mantém programas de auditoria e relacionamento com os parceiros de negócios, reforçando a cultura de respeito aos direitos humanos em toda a cadeia de valor. Em conformidade com esses princípios, a empresa implantou um Canal de Conduta Ética Para Fornecedores e Terceiros gerenciado por uma organização externa, de modo a garantir o anonimato dos denunciantes e direcionar as denúncias ao país responsável para averiguação e investigação. Os fornecedores também são anualmente submetidos a auditorias externas que verificam se seus processos e práticas estão aderentes às políticas da empresa; além disso, 100% deles devem assinar o Código de Conduta de Fornecedores da Nestlé, com normas específicas de compliance social, ambiental e de direitos humanos. E também possuímos canais de ética e compliance abertos para qualquer tipo de denúncia por parte de nossos colaboradores.
Fonte: 2A+ Portais de Notícias com assessoria de comunicação da Nestlé. Permitida a reprodução parcial ou total desde que citada a fonte com link para esta página. A não inclusão desta informação com link implicará nas medidas legais previstas em lei.