quinta-feira , 9 dezembro 2021
Capa » Cursos » Cursos, seminários e conferência internacional on-line integram calendário de eventos 2021 do Ital

Cursos, seminários e conferência internacional on-line integram calendário de eventos 2021 do Ital

Órgão da Secretaria de Agricultura de SP prevê a realização de 44 atividades a partir de 9 de março: 17 estão com inscrições abertas

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, prevê a realização de 44 eventos on-line ao longo de 2021, sendo que 17 já estão com inscrições abertas – confira o calendário . Dentre as novidades, está um webinar gratuito da Comissão Internacional de Especificações Microbiológicas para Alimentos (ICMSF, International Commission on Microbiological Specification for Foods), que ocorrerá de 13 a 15 de abril.

O primeiro evento do ano será o curso ” Regulamentos da Anvisa sobre embalagens e materiais plásticos destinados ao contato com alimentos ” , na próxima semana. A capacitação é coordenada pelo Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea), que além de oferecer outros cinco cursos até novembro, promove de 12 a 15 de abril a 11ª Conferência Internacional de Embalagens Flexíveis em parceria com a Tappi, organização dos Estados Unidos que congrega os setores de papel, embalagens celulósicas e embalagens flexíveis.

Outro evento com caráter internacional que ocorre em 30 e 31 deste mês é o “1º Seminário on-line sobre Projeto Sanitário para Indústrias de Alimentos”, organizado pelo Ital por ser Sede Regional do European Hygienic Engineering & Design Group (EHEDG), entidade europeia que agrega fabricantes de equipamentos, indústrias de alimentos, institutos de pesquisa e autoridades de saúde pública com o objetivo de aprimorar a segurança dos equipamentos utilizados pela indústria de alimentos e bebidas.

Em março também será a estreia dos eventos do Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos (CCQA) com o curso “Microbiologia de alimentos: das técnicas de inoculação ao cálculo de resultados analíticos” , que está com inscrições abertas. Já os cinco módulos independentes do “Curso teórico de métodos de análise microbiológica de alimentos” ocorrem de 9 de abril a 7 de maio: Bolores e leveduras – Bacillus cereus ; Enterobactérias – Clostridium perfringens ; Staphylococcus spp e enterotoxina – Cronobacter sakazakii ; Salmonella Listeria monocytogenes e Contagem total de mesófilos aeróbios – Coliformes totais e Escherichia coli . A agenda da unidade ainda inclui “Webinar ICMSF – Atualização em inocuidade de alimentos” e os cursos “HACCP dos Fundamentos à Certificação” e “Métodos de análise microbiológica de alimentos”.

A unidade técnica que mais ofertará cursos, no entanto, é o Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolate (Cereal Chocotec), que coordenará ao todo 19 capacitações, sendo possível se inscrever, por ora, em sete delas: “Avaliação da Qualidade Tecnológica da Farinha de Trigo” , “Pão de queijo: tecnologia e ingredientes” , “Tecnologia de Fabricação de Drageados de Chocolate” , “Microencapsulação aplicada em produtos alimentícios” , “Tecnologia de Fabricação de Barras de Cereais” , “Tecnologia de Fabricação de Achocolatados em Pó” e “Balas de goma enriquecidas: versões com gelatina e pectina” .

O Centro de Tecnologia de Laticínios (Tecnolat), o Centro de Tecnologia de Carnes (CTC) e o Centro de Tecnologia de Frutas e Hortaliças (Fruthotec) ofertarão um, quatro e três cursos, respectivamente, estando com inscrições abertas “Teórico-Prático de Fabricação de Iogurtes e Bebidas Lácteas Fermentadas” , “Industrialização de Palmito em Conserva” e “Charque, Jerked beef e Carne de sol – Processos Tecnológicos, Tendências e Aspectos Regulatórios” .

Expertise

A oferta de capacitação para profissionais do setor de alimentos, bebidas e embalagem e estudantes da área faz parte da missão do Ital, que completará 58 anos de história em agosto. “Com a pandemia, trabalhamos intensamente para que o ritmo de eventos fosse mantido em novo formato. Se por um lado, não foi possível que os participantes fizessem aulas práticas nas plantas-piloto e laboratórios do instituto, por outro lado aumentamos nossa abrangência, já que muitos interessados residem em outros estados e regiões do Brasil e têm dificuldade de se deslocar até Campinas, onde estamos localizados”, ressalta Ana Maria Godoy, diretora do Centro de Comunicação e Transferência do Conhecimento (Cial) da instituição, vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta).

O Ital realiza em média 50 eventos por ano, sendo que no ano passado realizou 31, com um total de 1,3 mil participantes e satisfação média de 90%, quase a mesma média de satisfação anual, que é de 92%. “Essas marcas só foram possíveis graças ao empenho dos pesquisadores, assistentes e técnicos, que encararam o desafio de adequação à nova realidade com especial atenção à qualidade dos conteúdos abordados”, ressalta a diretora de Ciência e Tecnologia do Ital, Claire Sarantópoulos.

Sobre o Ital

Localizado em Campinas/SP, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) realiza pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas.

Fundado em 1963, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, o Ital possui unidades técnicas especializadas em carnes, produtos de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças e embalagens, sendo certificado na ISO 9001 com parte dos ensaios acreditados na ISO/IEC 17025.

Por meio do Centro de Inovação em Proteína Vegetal, do Núcleo de Inovação Tecnológica e da Plataforma de Inovação Tecnológica, o Ital estimula alianças estratégicas para inovação e projetos de cooperação. Possui ainda Programa de Pós-Graduação aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Outras informações estão disponíveis no site http://www.ital.agricultura.sp.gov.br .

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*