Capa » Mercado » Xandô completa 40 anos com novo posicionamento para fortalecer expansão da marca

Xandô completa 40 anos com novo posicionamento para fortalecer expansão da marca

No ano em que comemora quatro décadas no mercado, companhia brasileira e familiar apresenta lançamento de novo portfólio, renovação de branding e se aproxima ainda mais do consumidor que se preocupa com naturalidade e frescor dos produtos

Celebrando 40 anos de fundação em 2022, a Xandô, marca consolidada em leites tipo A e sucos integrais, renova sua identidade visual, lança um novo website e anuncia a ampliação de sua linha de produtos e categorias para atender, cada vez melhor, aos desejos do consumidor brasileiro, que busca uma vida equilibrada, com saudabilidade, sem abrir mão do prazer de comer bem.

O movimento de expansão reúne o DNA da marca e as oportunidades de atuação no mercado não só de leites tipo A – em que, grande parte de sua trajetória esteve pautada – e dos sucos integrais, mas também em outras categorias de lácteos e bebidas.

“Nós buscamos constantemente por inovação, para estar cada vez mais presente à mesa do consumidor, trazendo sabor e nutrientes essenciais que ajudam na manutenção de uma vida com mais saúde e bem-estar. É um movimento natural de expansão, que carrega a mesma qualidade e procedência dos demais produtos, e reforça a nossa visão de ser referência em categorias derivadas da fazenda”, diz Vivian Ramirez, head de marketing da Xandô.

Novas embalagens

A marca inaugurou sua nova identidade visual através das novas embalagens. O logo arredondado, mais atual, ganhou um azul mais jovial. Resgatando a tradição, a Xandô apresenta ao consumidor a sua origem, através do arco, inspirado no 1º estábulo da Fazenda Colorado, juntamente com a assinatura do fundador da marca. De acordo com Alexandre Wolff, presidente da Xandô, um dos pontos mais importante da atualização da embalagem é a mensagem “Bem-vindo à Fazenda Colorado”, um convite ao consumidor para descobrir mais sobre a nossa história.

“Para desenvolver o novo manifesto Xandô, revisitamos as nossas origens, e nada melhor que todas essas simbologias para dar continuidade ao legado e ao propósito do nosso fundador. Mesmo trazendo inovações, nos mantemos alinhados à sua história”, diz.

A modernização da imagem da vaquinha Xandô, mudando a posição “de lado” para uma posição frontal também foi uma iniciativa ousada para a marca, mas deu ainda mais ênfase à sua qualidade e origem, bem como trouxe uma visão 3D que dialoga com o consumidor atual.

As novidades também se desdobraram nas embalagens do Queijo de Coalho, do Queijo Minas Padrão e da Manteiga Extra Xandô, que trazem o novo tom azul da marca como plano de fundo e o desenho do 1º estábulo da Fazenda ilustrado em marca d’água.

Xandô na TV pela 1ª vez

A marca lançou em 2022 o leite A2 que proporciona fácil digestão, leveza e bem-estar, produzido somente por vacas A2A2 – que passam por teste genético e são certificadas pela #bebamaisleite. Para divulgar o lançamento, a Xandô fez sua estreia na TV, com o filme publicitário “Xô Desconforto”. Desenvolvido pela agência RINO, a campanha teve como público alvo o consumidor que sente algum desconforto após beber leite.

Com inserções em São Paulo e região metropolitana, a campanha foi produzida no formato “VEA” – você está assistindo – para os programas Cozinha Prática com Rita Lobo e Tempero de Família com Rodrigo Hilbert. Outras duas vinhetas de 10 segundos também foram veiculadas no programa É de casa, da TV Globo.

Segundo, Fernando Piccinini, VP de Criação da RINO, agência da Xandô, “esse lançamento é um marco na relação agência-Xandô. É a primeira vez que levamos a marca para a mídia de massa por meio de um produto inovador, o que simboliza o momento de evolução do branding Xandô”.

Mídias online

O site da Xandô também foi reformulado, direcionado tanto para o consumidor final como para empresas interessadas em comercializar o produto. O portal traduz o posicionamento relacionado à natureza, frescor e origem; traça uma linha do tempo com toda a trajetória da empresa; apresenta seu portfólio e novidades de forma muito mais amigável; facilita a busca através da ferramenta “onde encontrar”; e complementa seu cardápio de receitas com novidades.

Ainda no meio on-line, publicações de conteúdo semanal e impulsionamento em redes sociais como Facebook, Instagram e Youtube, mídia programática e Google, faz parte de toda estratégia de comunicação para os 40 anos da empresa. Ações também estão sendo feitas com influenciadoras que transitam no universo da nutrição, maternidade e lifestyle.

 Posicionamento e narrativa da marca

Segundo Vivian, para inovar era necessário analisar a estratégia de branding da Xandô, de forma profunda e criteriosa, a fim de desenvolver a plataforma da marca e a partir disso, ampliar ainda mais seus horizontes, realizando uma extensão para novas categorias e reforçando a sua promessa.

A Troiano Branding foi a agência escolhida para o estudo minucioso de branding da Xandô. Foram feitas diversas pesquisas com os consumidores para chegar ao entendimento profundo de como a marca estava inserida em seu contexto e quais possíveis caminhos de inovação. Combinando os caminhos com o interesse de compra, foram definidas as rotas prioritárias. Também foi mapeado todo o cenário competitivo e as fortalezas de Xandô até encontrar um discurso proprietário. Junto com a RINO chegou-se ao manifesto e junto com a PHARUS o posicionamento foi desdobrado em caminhos criativos de embalagem.

“Em nosso diagnóstico, falamos com consumidores de leite tipo A e suco integral da marca Xandô e das marcas concorrentes, buscando entender não apenas seu comportamento e visão da marca, como também explorar entendimento dos conceitos “leite tipo A” e “suco integral” a fim de estruturar uma estratégia concisa e de longo prazo para a Xandô”, diz Cecilia Russo, da Troiano Branding.

Como resultado do estudo, a Xandô tem em mãos um poderoso caminho de posicionamento e extensão de marca, que tem orientado seus lançamentos e suas campanhas de comunicação com subsídios sólidos para a decisão de quais produtos a companhia está abraçando.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*