Capa » Mercado » Vendas do varejo de material de construção ficam estáveis em fevereiro

Vendas do varejo de material de construção ficam estáveis em fevereiro

Anamaco espera que varejo de material de construção cresça 5% no primeiro semestre.

O varejo de material de construção teve desempenho estável em fevereiro, na comparação com o mesmo mês de 2017. Já com relação a janeiro, o setor registrou queda de 9%. Os dados são da Pesquisa Tracking mensal da Anamaco, que entrevistou 530 lojistas entre os dias 23 a 27 de fevereiro.

Segundo o estudo, entre as categorias pesquisadas, revestimento cerâmico foi a que apresentou a maior queda em relação a janeiro (-9%), seguida por tintas (-7%). Já telhas de fibrocimento manteve o mesmo patamar no mês anterior.

“Os primeiros meses do ano costumam ser bastante difíceis para o setor, pois são conhecidos por representar um período excessivo de chuvas, o que não favorece a realização de obras, afetando diretamente as nossas vendas. Além disso, o ano só começa no Brasil depois do Carnaval, até porque a população tem gastos extras no início do ano, como IPTU, IPVA e matrículas escolares”, explica o presidente da Anamaco, Cláudio Conz.

Segundo ele, o período de chuvas e a implementação do ‘’Cartão Reforma’’ devem influenciar positivamente o setor. “O Governo, aos poucos, está lançando o Programa em cada estado contemplado, dispondo um subsídio às famílias de baixa renda para compra de material de construção. Entretanto, a maioria das compras é prorrogada para o segundo semestre principalmente porque as chuvas acabam deixando estragos e uma necessidade de manutenção que as pessoas passam a resolver quando o tempo melhora”, completa Conz.

Ainda de acordo com o levantamento, todas as regiões do país apresentaram variações negativas em fevereiro. No Nordeste as vendas caíram 16%, já no Sudeste 9%. No Centro-Oeste a retração foi de 6%, no Sul 15% e no Norte 8%. Para março, os lojistas estão divididos quanto às suas expectativas: 30% acham que as vendas vão retrair e 32% acham que vão crescer.

Ainda assim, a pesquisa da Anamaco indicou que predomina o otimismo do setor com relação às ações do Governo nos próximos 12 meses (49%). Já a pretensão de realizar investimentos nos próximos 12 meses aumentou em 36%, com destaque para as regiões Norte e Nordeste. Cerca de 16% das lojas têm intenção de contratar funcionários no mês de março, com destaque para o Centro-Oeste e Norte, que apresentaram crescimento no mês anterior. E, para março, os lojistas estão otimistas, acreditando na retomada do crescimento das vendas.

‘’Mesmo com os dados já esperados para o primeiro bimestre de 2018, o setor tem relevantes sinais de recuperação. Com o fechamento positivo de 6% em 2017, estamos prevendo um crescimento de 8,5% sobre o ano anterior’’, encerra o presidente da Anamaco.

Realizada pelo Instituto de Pesquisas da Anamaco, a Pesquisa Tracking Anamaco tem o apoio da Anfacer, Abrafati e Instituto Crisotila Brasil.

Fonte: Anamaco

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*