Com diferentes oportunidades de negócios, o setor alimentício vem se consolidando cada vez mais na economia brasileira por meio da alimentação saudável, aumento de deliverys e dark kitchens
O setor de food service no Brasil tem demonstrado notável progresso nos últimos anos, enfrentando desafios e reafirmando seu crescimento com ênfase na otimização de custos, qualidade no atendimento e inovação.
Essa trajetória é marcada por transformações significativas, impulsionadas pela digitalização e mudanças nos padrões de consumo, como a crescente sustentabilidade, a busca por operações eficientes e o aumento expressivo no segmento de delivery.
Transformação e tecnologia
O setor vem passando por transformações tecnológicas e deve considerar o investimento digital como crucial para a produtividade e sucesso dos negócios. Para ajudar os empreendedores que querem expandir os horizontes no mundo do food service, a Fispal Food Service e a Fispal Sorvetes preparam um ebook exclusivo com as principais tendências em food service e sorvetes para 2024.
Dark Kitchens em ascensão, ESG e outros destaques
Uma pesquisa da consultoria Capgemini sobre perda e desperdício de alimentos revelou uma conscientização crescente, influenciando o comportamento desde a pré-compra até o pós-consumo.
Não apenas os consumidores, mas o próprio setor de food service busca reduzir o desperdício, alinhando-se aos critérios ESG de governança, sustentabilidade e gestão do capital humano.
A inteligência artificial também é um tema ativo nesse segmento e tornou-se uma aliada valiosa nos últimos anos na personalização da experiência do cliente, desde recomendações de pratos até otimização de processos, impulsionando eficiência operacional e satisfação do consumidor.
A ascensão das dark kitchens é notável, representando 35% dos restaurantes cadastrados no Ifood em São Paulo, segundo estudo da Unicamp. O mercado global de dark kitchen, conforme dados da Statista, projeta atingir 112,53 bilhões de dólares até 2027, sendo uma boa opção para quem quer começar a empreender nesse mercado.
No segmento de sorvetes, o calor persistente, influenciado pelo El Niño e aquecimento global, oferece oportunidades de crescimento exponencial. Empresas como a DAMP Sorvetes estão inovando com sabores excêntricos, como gorgonzola com nozes e queijo brie com damasco, para impulsionar as vendas.
Inovação em produtos e sabores
Diante dessa perspectiva de aumento de faturamento, o food service deverá concentrar esforços em trazer produtos inovadores, enquanto a indústria poderá se destacar por sua habilidade de se reinventar em resposta às condições climáticas e à demanda do público.
Saiba mais sobre as tendências e inovações projetadas para 2024 no ebook “Tendências em food service e sorvetes para 2024” disponível no Food Connection, o portal de comunicação oficial da Fispal Food Service e Fispal Sorvetes, e mantenha-se atento às novidades e destaques desse mercado.