Capa » Notícias » Supermercados apostam em IA para oferecer ofertas personalizadas para clientes

Supermercados apostam em IA para oferecer ofertas personalizadas para clientes

Com o programa Meu Mundial, rede consegue mapear, conhecer e fidelizar consumidores

No dinâmico cenário do varejo, onde a precificação e fidelização dos clientes representam desafios constantes, a implementação de soluções inovadoras torna-se crucial. Superar a complexidade de gerenciar milhares de produtos, monitorar as estratégias dos concorrentes e entender as decisões de compra dos consumidores se torna imprescindível. Entendendo o cenário, o Supermercados Mundial, aposta na inteligência artificial (IA) para transformar a experiência de compra de seus clientes.

Lançado durante a Black Friday de 2021, o programa Meu Mundial utiliza inteligência artificial para personalizar ofertas de acordo com o perfil de cada cliente, marcando uma nova era na fidelização do consumidor no varejo. Ana Carolina Diniz, coordenadora de CRM da rede, compartilha sua perspectiva sobre essa revolução no relacionamento com o cliente.

“A filosofia do Mundial é oferecer o menor preço total aos cariocas. Para isso, é importante entender o comportamento de nossa base de clientes, para traçar estratégias que façam sentido para eles e que os tragam de volta para dentro da loja. Assim, conseguimos apresentar ofertas assertivas e que vão de acordo com suas necessidades.”, explica a profissional que continua:

“A entrada do Supermercados Mundial na era da inteligência artificial não é apenas uma mudança técnica, mas uma transformação completa na forma como os clientes interagem com o supermercado. Com a implementação da IA nos processos, especialmente por meio do programa “Meu Mundial”, conseguimos detectar a personalidade, hábitos e preferências dos nossos clientes. Analisamos o comportamento de cada um e conseguimos proporcionar ofertas que tenham sinergia com o que ele procura”.

Ana Carolina detalha como funciona essa análise. “Por exemplo, se um consumidor todo dia 3 do mês ia ao mercado e comprava sabão em pó e percebemos que já tem dois meses que ele não faz essa compra, conseguimos promover uma oferta especial desse produto para captar novamente esse cliente. Ele recebe mensagens personalizadas, ofertas customizadas e entende que é único para a gente. Hoje temos promoções exclusivas para os clientes e o retorno à loja tem sido mais eficaz”.

Mais de 2 milhões de clientes cadastrados

“O programa foi lançado durante a Black Friday de 2021, e desde então, temos testemunhado um aumento significativo no número de clientes cadastrados. Em apenas três meses de operação, alcançamos a marca de 500 mil cadastrados, demonstrando a rápida adesão e a eficácia do programa em atrair a participação ativa dos nossos clientes. Hoje, temos em nossa base mais de 2 milhões de clientes cadastrados.”

O sucesso do “Meu Mundial” se reflete em diversos benefícios:

“Os benefícios do “Meu Mundial” incluem descontos exclusivos de até 50% em produtos selecionados, personalizados de acordo com o perfil de cada cliente, embora a redução máxima possa variar, nosso objetivo é proporcionar ofertas significativas em diversas categorias. Outro benefício são nossos workshops ou masterclass exclusivos para os clientes cadastrados.”, finaliza.

Para se cadastrar clique aqui!

Do tradicional ao moderno

Com 20 lojas no Estado do Rio de Janeiro, 80 anos de atuação e mais de 9.000 colaboradores diretos, o Mundial está entre os 15 maiores varejistas do Brasil, e é fiel a filosofia de obter a melhor condição na compra de produtos para garantir ao consumidor o menor preço total. O Mundial é uma das poucas redes de supermercados do país a trabalhar somente com venda à vista (dinheiro, cartão de débito ou cartão alimentação).

Há ainda a estrutura da Central de Distribuição, localizada em Inhaúma, com tamanho de 45 mil metros quadrados. Nela o novo frigorífico tem capacidade para estocar 7 mil toneladas de alimentos, e o depósito 30 mil paletes. Hoje 75% do volume vendido nas lojas é abastecido pela Central de Distribuição, que conta com uma frota de 50 caminhões. Responsabilidade Social também é um grande diferencial da rede, que tem em seu quadro mais de 400 Pessoas com Deficiência (PcD’s) trabalhando em diferentes setores da empresa e, ainda, em torno de 450 Jovens Aprendizes se qualificando para o mercado de trabalho. Qualidade, preço, compromisso com o cliente e atendimento são fatores responsáveis pelo sucesso do Mundial no Rio de Janeiro.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*