Capa » Normas » Sistema brasileiro de normalização voltado à segurança alimentar é reconhecido internacionalmente pela ISO

Sistema brasileiro de normalização voltado à segurança alimentar é reconhecido internacionalmente pela ISO

ABNT possui sistema ágil para acesso de normas que garantem a qualidade e a segurança dos alimentos

Atualmente, a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que cerca de 780 milhões de pessoas passam fome em todo o mundo. No momento em que o mundo se volta a discutir o aumento significativo no número de pessoas afetadas pela escassez de alimentos, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) contribui com cadeia produtiva do setor de Alimentação oferecendo Normas Brasileiras para o gerenciamento de processos, do campo à mesa.

A ABNT foi recentemente reconhecida pela Organização Internacional de Normalização (ISO), como organismo de normalização que oferece melhores soluções para o acesso às normas, com agilidade, atendendo ás exigências da ONU.

Dentre as normas voltadas ao tema estão a ABNT NBR ISO 22000:2019 – Sistemas de gestão da segurança de alimentos – Requisitos para qualquer organização na cadeia produtiva de alimentos é uma delas. O documento tem como objetivo auxiliar as organizações integrantes da cadeia produtiva de alimentos no gerenciamento de processos seguros

Para tanto, a norma atende desde os fabricantes de alimentos para animais e produtores primários, até processadores de alimentos para consumo humano, operadores de transporte e estocagem, distribuidores varejistas e serviços de alimentação, incluindo organizações inter-relacionadas, tais como fabricantes de equipamentos, materiais de embalagem, produtos de limpeza, aditivos e ingredientes.

Outra norma voltada à Segurança Alimentar é a ABNT NBR 15635:2015 – Serviços de alimentação. Esta norma especifica os requisitos de boas práticas e dos controles operacionais essenciais a serem seguidos por estabelecimentos que desejam comprovar e documentar que produzem alimentos em condições higiênico-sanitárias adequadas para o consumo.

A coletânea de normas também pode ser adquirida no serviço ABNT Catálogo, por meio do link.

Sobre a ABNT

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC). Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*