Capa » Embalagens » Sidocal e Eureciclo apresentam ações em prol da logística reversa de embalagens

Sidocal e Eureciclo apresentam ações em prol da logística reversa de embalagens

A proposta é reduzir a quantidade de resíduos sólidos dispostos em aterros e lixões irregulares, e aumentar a reciclagem

No Brasil, 90% do lixo é coletado, mas apenas 3% do resíduo reciclável é reciclado, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Ou seja, há um longo caminho a ser percorrido até que o País se torne mais sustentável.

Pensando nisso e ciente de sua responsabilidade social, o Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias no Estado de São Paulo (Sidocal) apoia ações com a proposta de reduzir a quantidade de resíduos sólidos dispostos em aterros e lixões irregulares, fomentando ações nesse sentido.

Por essa razão, apoia iniciativas como a do projeto “Eureciclo”, que oferece solução de logística reversa de embalagens como forma de ajudar a estruturar a reciclagem no Brasil, promove a educação e conscientização ambiental para o público em geral.

Como funciona

A solução Eureciclo é um modelo de compensação ambiental aplicado à logística reversa que visa atender a realidade social e econômica única do Brasil. Ao contratar um plano da Eureciclo, a empresa informa a quantidade e o tipo de embalagens geradas no ano anterior, além da região onde elas foram comercializadas. O valor do plano depende da quantidade de embalagens gerada.

Para cumprir as metas de logística reversa de embalagens pós-consumo definidas nacionalmente, as empresas devem adquirir uma quantidade de Certificados de Reciclagem que seja equivalente a pelo menos 22% da massa total de embalagens colocadas no mercado. “Essas metas são progressivas e buscam direcionar as empresas a adequarem seus processos a fim de serem alcançadas taxas de reciclagem cada vez mais altas no país. Ainda assim, os altos custos de logística e reciclagem dificultam o desenvolvimento da cadeia de reciclagem e a implementação da logística reversa nas empresas”, explica o desenvolvedor de negócios da Eureciclo, João Simons Barbosa.

De acordo com a secretária executiva do Sidocal, Vanessa Accunzo, a entidade possui ações voltadas à sustentabilidade e fomenta meios de executá-las por meio de parcerias estratégicas em prol do desenvolvimento do setor. ais sustentável. “O Sidocal e a Eureciclo realizaram aos associados uma apresentação em forma de reunião virtual para falar sobre a importância da reciclagem em todos os segmentos da indústria, assim como seus ganhos e benefícios, o que inclui o cumprimento da política Nacional de Resíduos Sólidos com segurança jurídica por meio dos certificados de reciclagem”, finaliza.

Sobre o SIDOCAL

O Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias no Estado de São Paulo (Sidocal) é uma entidade patronal que tem a finalidade de colaborar como órgão técnico para fins de estudo, proteção e representação legal das categorias econômicas de doces e conservas alimentícias do Estado. Sua missão é colaborar com os interesses da categoria econômica, na realização das negociações coletivas de trabalho, revisão dos tributos. O SIDOCAL vem se empenhando em organizar em seus aspectos técnicos assessoria jurídica, econômica e política, buscando institucionalizá-las e, conforme a demanda, visar a ampliação das mesmas. (www.sidocal.com.br)

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*