Capa » Embalagens » Setor de latas de alumínio divulga resultado de vendas do primeiro semestre de 2020

Setor de latas de alumínio divulga resultado de vendas do primeiro semestre de 2020

Apesar da pandemia, o resultado de vendas de latinhas de alumínio foi mais positivo que o esperado, com recorde no mês de junho

A embalagem mais sustentável do planeta, que completa 31 anos no país, continua a ganhar espaço, especialmente entre consumidores de cerveja. No ano passado, o setor registrou uma novidade sem precedentes, crescimento de dois dígitos: 13,7% em relação a 2018 (8,5%).

Infelizmente, com a pandemia mundial do coronavírus, a indústria foi uma das áreas mais afetadas e os resultados que prometiam ser positivos foram afetados com uma queda de vendas de 3,8%. Mesmo assim a lata de alumínio vem conquistando espaço. Na análise dos resultados de vendas do primeiro semestre de 2020, a cerveja em lata teve uma alta de 0,6%. Em 2019, a cerveja respondia por 55% das bebidas envasadas em latas, em 2020 cresceu para 70%. Apesar da queda de vendas no mês de abril, a partir de maio as vendas voltaram a crescer e em junho de 2020 bateu recorde.

O presidente executivo da Abralatas, Cátilo Cândido, explica que o momento é único para a indústria. “O consumidor brasileiro está mudando alguns hábitos. E a boa notícia é que estas novas escolhas trazem os fatores da segurança, equilíbrio, praticidade, qualidade e meio ambiente, justamente tudo que a lata oferece”, reflete. Segundo Cátilo, as vendas das latas passaram a ser offtrade, em atacarejos, hipermercados e lojas de conveniência onde o consumidor compra e leva para casa.

Para Cátilo, os próximos meses será de ponderação. Ainda que tenhamos uma retomada gradativa, será um período de observar o mercado. “Estaremos saindo de uma crise mundial sem precedentes. Por isso, é preciso ponderar os impactos sofridos pela sociedade e a necessidade de que todos os entes atuem com uma postura construtiva. ”

Economia Circular

A sustentabilidade da lata de alumínio é um dos seus principais pilares para conquistar o mercado na indústria de bebidas. Atualmente, o Brasil possui uma das maiores taxas de reciclagem do mundo, com 96,9%. “O desafio aqui é aumentar o envolvimento do consumidor nessa causa. Acredito que a lata tem uma grande sinergia com a geração que está alcançando o poder de compra. Com esse crescimento potencial, prevejo um mercado em expansão que já vem ocorrendo, com uma ampla gama de produtos, mais unidades fabris e o mais importante de tudo, a população a reconhecerá como a embalagem mais sustentável do planeta”, observa.

Abralatas

É uma associação civil sem fins lucrativos criada em março de 2003 e representa 100% dos fabricantes brasileiros de lata de alumínio para bebidas: Ardagh, Ball, CanPack Brasil e Crown Embalagens

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*