Capa » Embalagens » Setor de Latas de alumínio bate recorde e cresce 13,7% em 2019

Setor de Latas de alumínio bate recorde e cresce 13,7% em 2019

As fabricantes de latinhas instaladas no país venderam cerca de 30 bilhões de unidades.

A embalagem mais sustentável do planeta, que completou 30 anos no país no ano passado, ganha cada vez mais espaço entre os consumidores brasileiros.

No ano passado, o setor registrou uma novidade sem precedentes, crescimento de dois dígitos: 13,7% em relação a 2018 (8,5%). A lata de alumínio tem conquistado espaço em diversos segmentos, como o de cerveja, onde já representa mais de 50% do que é comercializado no país, e mais recentemente com o lançamento da água mineral em lata.

Ao todo, as quatro fabricantes de latinhas instaladas no país venderam 29,6 bilhões de unidades no ano passado. As associadas da Abralatas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio) – Ardagh, Ball, CanPackBrasil e Crown Embalagens – alcançaram um recorde no volume de vendas e apostam mais uma vez em bons números para 2020.

O presidente executivo da Abralatas, Cátilo Cândido, comemora os resultados. “Fatores como o aumento da demanda do consumidor por conveniência e a alteração do perfil do público por produtos mais sustentáveis levaram as fabricantes de bebidas a investir na expansão ou substituição de suas embalagens”, diz Cátilo.

Como exemplo, ele cita que em 2009 as latas representavam apenas 32% do mercado de cerveja. “Nesse período de dez anos, os fabricantes brasileiros de latas entenderam as demandas dos consumidores, usaram novas tecnologias de impressão, mostraram que a embalagem é mais leve e pode ser uma opção interativa, além de ser mais fácil de transportar”, relata.

Economia Circular

A sustentabilidade da lata de alumínio é um dos seus principais pilares para conquistar o mercado na indústria de bebidas. Atualmente, o Brasil possui uma das maiores taxas de reciclagem do mundo, com 97,3%. “O desafio aqui é aumentar o envolvimento do consumidor nessa causa. Acredito que a lata tem uma grande sinergia com a geração que está alcançando o poder de compra. Com esse crescimento potencial, prevejo um mercado em expansão dentro de cinco anos, com uma ampla gama de produtos, mais unidades fabris e o mais importante de tudo, a população o reconhecerá como o pacote mais sustentável do planeta”, observa ele.

Abralatas

É uma associação civil sem fins lucrativos criada em março de 2003 pelos fabricantes brasileiros de lata de alumínio para bebidas. Fazem parte da Abralatas as empresas Ardagh, Ball, CanPack Brasil e Crown Embalagens.

O objetivo é estabelecer o intercâmbio de experiências com a sociedade, promover o desenvolvimento e o aumento da competitividade dessa embalagem e de sua cadeia produtiva no Brasil, além de discutir métodos de sua reciclagem e demais assuntos ligados direta ou indiretamente ao meio ambiente.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*