Capa » Mercado » Setor de alimentos para fins especiais registra crescimento entre janeiro e setembro de 2023

Setor de alimentos para fins especiais registra crescimento entre janeiro e setembro de 2023

Suplementos vitamínicos e bebidas dietéticas contribuíram para o aumento do consumo aparente 

São Paulo, janeiro 2024 – No acumulado de janeiro a setembro de 2023, houve aumento de 2,7% no mercado de alimentos para fins especiais. Esse dado é computado a partir do índice de consumo aparente calculado pela Websetorial em boletim econômico divulgado pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD).

Em destaque, complementos alimentares e suplementos vitamínicos obtiveram um aumento no consumo aparente de 8,1% entre janeiro e setembro de 2023, em comparação com o mesmo período no ano anterior. Concentrados de proteínas mantiveram a atenção dos consumidores, com uma evolução de 4,6%.

“Os dados recentes atestam a relevância da presença da indústria na saúde e bem-estar da população e seus diferentes grupos. Seguimos em constante evolução para atender as necessidades nutricionais dos consumidores e com foco na progressão do mercado”, comenta Thaise Mendes, presidente da ABIAD. 

Dinâmica de Importações

As importações de alimentos para fins especiais e congêneres totalizaram 623 milhões de dólares no acumulado de janeiro a setembro deste ano. Nesse quesito, complementos alimentares também ficaram em evidência, com um crescimento de 22%. 

Sobre a ABIAD 

A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD) foi fundada em 1986 com a missão de reunir empresas que se dediquem, direta ou indiretamente, à produção, industrialização, comercialização, distribuição e importação de matérias-primas e alimentos para fins especiais, incluindo nutrição infantil, nutrição enteral, diet e light, suplementos alimentares, nutrição esportiva, alimentos funcionais, dentre outras categorias. A visão da ABIAD é ser a principal referência do setor de alimentos para fins especiais e, atualmente, desempenha papel de interlocutora desse mercado no diálogo com o Poder Público e órgãos internacionais, podendo assumir o papel de liderança na defesa de políticas públicas baseadas em dados científicos sólidos e a capacidade para que os consumidores tenham acesso a uma grande variedade de produtos seguros, benéficos e de alta qualidade. Para mais informações, acesse https://abiad.org.br/. 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*