Capa » Notícias » Saiba como identificar alimentos orgânicos; conheça o selo que atesta a qualidade

Saiba como identificar alimentos orgânicos; conheça o selo que atesta a qualidade

O selo IBD é reconhecido internacionalmente, sendo a maior certificadora de orgânicos da América Latina

A lista de frutas, verduras, legumes e produtos que integram a lista de orgânicos certificados cresce a cada dia, uma vez que mais agricultores familiares e outras empresas procuram pelo selo que atesta  a credibilidade e a procedência dos alimentos que chegam na sua casa. Um dos órgãos mais conhecidos de certificações no Brasil é o IBD – Associação de Certificação Instituto Biodinâmico. O trabalho é reconhecido internacionalmente, sendo a maior certificadora de orgânicos da América Latina.

São essas empresas que garantem a origem e a qualidade dos produtos orgânicos ao rastrear todas as fases do processo, do cultivo ao empacotamento, assegurando que os alimentos são produzidos sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos, hormônios de crescimento ou antibióticos. Mudas ou sementes modificadas geneticamente também são proibidas, a produção tem que ser feita sem agredir o meio ambiente.

A Boa Terra, sítio pioneiro na produção e comercialização alimentos orgânicos, foi uma das primeiras empresas a obter a certificação de orgânicos no estado de São Paulo. “O nosso selo veio em 1994 e, de lá para cá, recebemos anualmente duas inspeções, uma agendada e outra surpresa para atestar a qualidade dos produtos que oferecemos ao nosso cliente”, explica Violeta Stoltenborg, responsável pela comunicação do sítio.

Para receber o selo de produto orgânico, além de comprovar a não utilização de agrotóxicos ou de qualquer outro componente químico, o produtor precisa demonstrar que desenvolve suas atividades respeitando as legislações trabalhistas e ambientais. Para garantir isso, anualmente, acontecem duas inspeções, uma agendada e outra surpresa. Nelas, há a verificação dos processos de embalagem, do campo e de trabalho. Uma auditoria no setor comercial também acontece, garantindo que todos os produtos adquiridos de produtores parceiros estejam dentro das Diretrizes de Produção Orgânica.

Sobre A Boa Terra:

A Boa Terra é pioneira na agricultura orgânica no Brasil e na entrega de cestas orgânicas na porta de casa. Em 1981 os fundadores Joop e Tini seguiram o sonho de uma sociedade e agricultura mais justa, respeitando o equilíbrio com a natureza, e o homem que produz e que se alimenta da terra. Tudo isso em uma época que a grande maioria das pessoas não sabia, nem nunca tinha ouvido falar o que era um alimento orgânico. Atualmente, centenas de famílias são atendidas por semana na grande São Paulo, Ribeirão Preto e cidades mais próximas ao Sítio.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*