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Quais segredos os espumantes doces escondem?

Divulgação Ponto Nero

Moscatel é a categoria mais adocicada e tem sabor garantido pelo tipo e ponto de colheita da uva

Bento Gonçalves, maio de 2023 — Espumantes Moscatéis são os mais doces dentro das categorias desse tipo de bebidas e devem ter no mínimo 60 gramas de açúcar por litro, de acordo com a legislação brasileira. Na produção do Moscatel são utilizadas uvas da família Moscato, uma das mais tradicionais no mundo do vinho. Além do tipo de uva, o momento de colheita também é importante para estimar o potencial de teor alcóolico do vinho a partir do teor de açúcar presente na fruta, cálculo feito por meio das escalas Babo (nacional) e Brix (internacional).

Basicamente, quanto maior o tempo de maturação, mais doce será a uva. Mas a condição do sabor e da doçura da fruta também dependem das condições climáticas, como a quantidade de chuva que a videira recebe até o momento da colheita da uva.

As categorias de espumantes secos, como o Brut, Extra Brut e Nature também possuem açúcar, mas em menor quantidade. Comparando os níveis de açúcar entre os tipos de bebida, o Nature deve ter no máximo três gramas por litro, levando em consideração somente o residual da substância após o processo de fermentação.

Curiosidades como essas e informações mais técnicas sobre uvas, espumantes e processos de fermentação, podem ser encontradas nos episódios do PODNERO, podcast especializado no universo dos espumantes. A iniciativa é da Ponto Nero, marca moderna e inovadora do Grupo Famiglia Valduga, e conta com a apresentação dos especialistas e embaixadores da empresa, Lucas Simões e Priscila Dal Lago.

Os episódios do PODNERO podem ser acompanhados nas plataformas digitais da Ponto Nero (Spotify e YouTube), com um novo conteúdo publicado sempre às terças-feiras. No episódio do dia 30 de maio, o tema será “Como inovar no mundo dos espumantes?”, com apresentação de Priscila Dal Lago e participação do especialista Daniel Dalla Valle, reconhecido como enólogo do ano em 2012 e 2023.

Jones Valduga, Superintendente da Ponto Nero, acredita que a marca está se conectando e fortalecendo vínculos com o público por meio do podcast e suas interações. “Inovamos na produção de espumantes e agora trazemos aos consumidores uma experiência nova, leve e descomplicada, permitindo que eles possam aprender sobre esse universo tão rico e peculiar dos espumantes ao mesmo tempo em que conhecem e provam nossos produtos”, comenta o executivo

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