Capa » Notícias » Projeto da Fundação Bunge forma jovens em panificação, confeitaria e culinária

Projeto da Fundação Bunge forma jovens em panificação, confeitaria e culinária

De Grão em Pão terá formatura nos dias 5, 7 e 13 de dezembro; todos os participantes saem com emprego garantido

O Natal de 2023 terá novos profissionais de panificação, confeitaria e culinária prontos para entrar no mercado de trabalho de São Paulo (SP), Duque de Caxias (RJ) e Recife (PE), a partir da formatura de três turmas do projeto De Grão em Pão, uma iniciativa da Fundação Bunge, que tem como objetivo formar mão de obra qualificada para atuar no setor de panificação, que tem na falta de profissionais um dos grandes gargalos.

No dia 5 de dezembro, a cerimônia será em Duque de Caxias e, no dia 7, em Recife. No dia 13, será realizada em São Paulo. Após cinco meses de aulas, serão certificados jovens moradores das periferias das três cidades.

Serão 45 novos padeiros e confeiteiros, formados por chefs da Academia Bunge ao longo de uma programação que inclui orientações sobre inteligência emocional e aulas práticas e teóricas. Após a formatura, os jovens serão encaminhados para trabalhar em padarias das regiões em que vivem. Os participantes do De Grão em Pão recebem, durante o curso, auxílio para transporte e alimentação, além de todo material necessário para as aulas técnicas, ministradas por chefes de cozinha.

Em São Paulo, são parceiros do projeto a Academia Bunge, a Rede Cidadã, a Harald Chocolates, o Instituto Gastronômico das Américas (IGA) e o Sindicato dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo (SAMPAPÃO)

A cidade de São Paulo é a que possui o maior número desses estabelecimentos no mundo, de acordo com o Sampapão, com 6 mil padarias na cidade. No estado há mais de 10 mil vagas de emprego em aberto neste segmento.

Em Duque de Caxias, o trabalho é desenvolvido com a Academia Bunge, Harald Chocolates, Instituto Gastronômico das Américas (IGA), Rede Cidadã e Sindicato das Indústrias de Alimentos e Bebidas da Baixada Fluminense (Simapan).

No Recife, o De Grão em Pão conta com apoio da Academia Bunge, Harald Chocolates, Instituto Gastronômico das Américas (IGA), Rede Cidadã e entidades da panificação de Pernambuco AIPP/SINDIPÃO.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), o Brasil conta com mais de 80 mil padarias.

Como funciona o projeto

O projeto De Grão em Pão oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para jovens da periferia na área de panificação, culinária e confeitaria, além formação socioemocional, auxílio para transporte e alimentação, uniforme e todo o material necessário para as aulas técnicas, ministradas por chefes de cozinha renomados.

O projeto tem duração de 12 meses e inclui ainda etapas de mão na massa, com contato com o mercado de panificação e confeitaria; formatura; encaminhamento para o mercado de trabalho; e acompanhamento de carreira profissional com mentoria da Fundação Bunge.

A Fundação Bunge

A Fundação Bunge, entidade social da Bunge no Brasil, há mais de 60 anos atua para gerar impactos positivos na sociedade em territórios e setores estratégicos para a Bunge, fomentando a diversidade com promoção dos direitos humanos por meio da inclusão produtiva e do estímulo à economia de baixo carbono, estimulando a ciência e a preservação da memória. A Fundação é o pilar social da Bunge, líder mundial no processamento de sementes oleaginosas e na produção e fornecimento de óleos e gorduras vegetais especiais, que tem como propósito conectar agricultores a consumidores para fornecer alimentos, nutrição animal e combustíveis essenciais para o mundo. Valorizamos nossas parcerias com os agricultores para melhorar a produtividade e a eficiência ambiental da agricultura em nossas cadeias de valor e para levar produtos de qualidade de onde eles crescem para onde são consumidos. Ao mesmo tempo, colaboramos com nossos clientes para pensar e criar o futuro dos alimentos, desenvolvendo soluções personalizadas e inovadoras para atender às necessidades e tendências alimentares em evolução em todas as partes do mundo.

Formatura De Grão em Pão:

Duque de Caxias: 5 de dezembro, 14h

Endereço: R. Luciano Carneiro, s/nº – Parque Duque, Duque de Caxias – RJ

Recife: 7 de dezembro, 14h

Endereço:Rua da Palma, 355 – Santo Antônio- Recife – PE

São Paulo: 13 de dezembro, 14h

Endereço: R. Diogo Moreira, 184 – 14° andar – Pinheiros, São Paulo – SP

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*