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Principais tendências do mercado de bebidas

novação, nutrição, saúde e bem-estar têm pautado a escolha dos consumidores; crescem as alegações de redução de açúcares nas diferentes subcategorias de bebidas, além do lançamento de soluções com adição de fibras

São Paulo, dezembro de 2023 – Nos últimos anos, o mercado de alimentos e bebidas tem provocado uma verdadeira revolução no paladar dos consumidores. Com um aumento notável de 33% no lançamento de produtos de edições limitadas, fica evidente que estamos vivendo a era das experiências gastronômicas inovadoras.

Os consumidores estão mais ávidos do que nunca por novidades que transcendam o comum, dispostos a investir mais para saborear uma experiência diferente. Essa tendência reflete não apenas o desejo por sabores diferenciados, mas também a busca por atributos como inovação, saudabilidade e sustentabilidade.

A pesquisa realizada pela Innova Market Insights em 2023 revelou tendências em diversos aspectos na escolha de bebidas. Além das alegações de redução de açúcares e adição de fibras e proteínas, a preferência por uma experiência sensorial positiva, que combine sabor e textura de maneira única, é um ponto de destaque.

Para cada geração, a importância dada à naturalidade dos ingredientes varia: enquanto para a Geração X e os Baby Boomers a naturalidade é priorizada, para a Geração Z, o sabor é o protagonista” destaca Ariana Bottura, Diretora de Marketing da Ingredion para América do Sul.

Neste sentido, os consumidores estão dispostos a desembolsar mais desde que encontrem um diferencial claro no produto e que este corresponda às expectativas que valorizam. O desafio da indústria de alimentos e bebidas é decifrar os algoritmos que definem a combinação ideal para cada produto, levando em consideração as preferências dos consumidores, hábitos culturais e diferenças geracionais.

Isso demanda uma abordagem multidisciplinar, integrando inovação, pesquisa e análise de mercado, além de insights de consumidores e entendimento de como as tendências macroeconômicas podem impactar nas prioridades do público. Tudo isso, com o objetivo de criar produtos que conquistem os paladares e preferências dos consumidores.

Na hora da compra, a redução de açúcares se destaca como uma das influências mais significativas, especialmente nas subcategorias de bebidas. A preocupação com a redução de calorias também cresce, principalmente entre as bebidas alcoólicas. Segundo uma pesquisa exclusiva da Ingredion, realizada em 2022, 76% dos consumidores globais reconhecem a importância de limitar o consumo de açúcares para preservar a saúde.

Este cenário mostra que, mais do que uma tendência passageira, a busca por produtos mais saudáveis e experiências sensoriais enriquecedoras veio para ficar, impulsionando a indústria a se reinventar e oferecer o melhor aos seus consumidores. É uma jornada emocionante e saborosa, onde a inovação e o paladar caminham de mãos dadas para criar um futuro deliciosamente promissor”, conclui Ariana.

Sobre a Ingredion

A Ingredion Incorporated, sediada em Chicago, é a fornecedora e líder mundial no mercado de soluções para ingredientes, com clientes em mais de 120 países e vendas anuais de quase US$ 7 bilhões. A empresa converte grãos, frutas, vegetais e outros derivados em ingredientes de valor agregado e soluções de biomateriais para alimentos, bebidas, papel e corrugados, fabricados e outras indústrias. Possui centros de inovação, o INGREDION IDEA LABS®️, em todo o mundo e mais de 11.000 funcionários. A empresa desenvolve soluções de ingredientes para atender às novas necessidades dos consumidores, tornando os biscoitos mais crocantes, os iogurtes mais cremosos, os doces mais saborosos, o papel mais resistente e adicionando fibras às barras nutricionais. Para mais informações, acesse: Link

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