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PMAN traz biotecnologia de ponta para o mercado de panificação

Com o avanço tecnológico nos métodos de produção, as vendas de pães industrializados aumentaram 10% nos últimos 2 anos; a presença em lares brasileiros chegou a 89,4%. Embalada pelo crescimento do mercado, foodtech especializada em soluções para panificadoras inaugura mais uma fábrica em abril

São Paulo, abril de 2022 — Durante a pandemia houve um aumento no consumo de pães, impulsionado em boa parte pela alta demanda de produtos industrializados que possuem uma validade maior que a dos pães artesanais, mais nutritivos e com variedade de sabores. O incremento da categoria de panificação com novos atributos foi impulsionado pelos avanços na área da biotecnologia, que deixou mais evidente, por exemplo, os benefícios do método de fermentação natural, já consagrado nos mercados europeus e nos Estados Unidos, e que começa a ganhar tração no Brasil: a massa madre.

Para suprir a crescente demanda não só pelo método de fermentação natural no país, mas também por outros ingredientes de alto consumo na indústria de pães, biscoitos e pizzas, a foodtech PMAN, desenvolvedora de soluções para a indústria da panificação, vai inaugurar em abril uma nova fábrica em Guarulhos (SP).

“Nossa nova fábrica vem para suprir o aumento de demanda de massa madre e de soluções de alta qualidade em desmoldantes, antimofo e encapsulados”, afirma Paulo Cavalcante, CEO da PMAN.

A PMAN entrega soluções integradas para o segmento de Panificação, é uma das principais líderes no mercado e possui um portfólio com foco em atender diversas bases de clientes que fabricam pães, biscoitos, panetones, pizzas, bolos etc. Entre eles destacam-se grandes players como Selmi, Wickbold, Bimbo, JBS, entre outros. “Nós somos uma foodtech com um dos portfólios mais completos e com soluções integradas para a Indústria da Panificação. Temos escritórios nos EUA e no Chile, e uma joint venture com a centenária empresa Böcker, a primeira a disponibilizar comercialmente Culturas de Massas Madre no mundo. Esse acordo prevê transferência de conhecimento, tecnologia e inclui direitos de produção do fermento nas Américas”, explica Cavalcante.

Fermento no setor

Nos últimos 2 anos, a produção de pães industrializados aumentou 10%, ocupando 89,4% dos lares brasileiros, segundo a ABIMAP (Associação Brasileira da Indústria da Panificação). “A Industria da Panificação está entre os 6 maiores segmentos da indústria brasileira, composta primordialmente por dois segmentos: o de produção artesanal, representado por padaria e supermercados, e o de produção industrial, representado pelas empresas de panificação industrial.

Segmento Artesanal

Segundo o SEBRAE, no Brasil, existem cerca de 63,2 mil empresas na área de panificação, sendo 95% delas de pequenas e médias empresas. É um segmento muito resiliente que vem crescendo ano após ano com um faturamento de R$92 bilhões em 2020. “O setor de panificação tem se fortalecido nos últimos anos por meio da implantação de novas tecnologias e aprimoramento a um consumo mais orgânico, o qual tem maior demanda nos tempos atuais” relata o CEO da PMAN. Com a pandemia, mais de 4.500 pessoas resolveram investir na venda de pães durante a quarentena, segundo pesquisa feita pelo SEBRAE, uma alta de 90% em comparação aos anos anteriores.

Com maior permanência dentro de casa os consumidores passaram a buscar produtos com armazenamento mais intenso, produtos como pães industrializados, massas, bolos e biscoitos tiveram um aumento de 15% das vendas. “O que aconteceu foi que houve uma necessidade no aumento da validade dos produtos panificados, o consumidor passou a buscar embalagens e porções maiores para não precisar sair de casa. Adicionalmente, a busca por alimentos saudáveis se intensificou e os produtos estão sendo reconfigurados em termos de seus componentes, em especial no que tange ao seu modo de fermentação”, acrescenta Paulo Cavalcante.

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