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Pesquisa da Cargill na categoria de panificação revela prioridade do consumidor: desejo e recompensa superam saúde e dieta

Brasileiros se destacam no planejamento dos gastos com produtos como pães, bolos e biscoitos, além de maior adesão às compras online

SÃO PAULO,  maio de 2023 — Passar pelos corredores da padaria, admirar uma vitrine repleta de doces e saborear uma fatia de bolo, um cupcake ou mesmo um delicioso croissant, repleto de sabor e textura. E tudo isso sem grande sentimento de culpa. Esse foi o principal indicador apontado em pesquisa recente divulgada pela Cargill sobre os motivadores, principais necessidades, prioridades e barreiras de compras no segmento de panificação, que inclui bolos, biscoitos, muffins, brioches e waffles, entre outros.

O estudo Sweet Delight, que ouviu mais de 3.600 consumidores nos Estados Unidos, na Alemanha e no Brasil — sendo 1.200 participantes brasileiros –, foi conduzido para entender melhor as demandas e expectativas não atendidas dos consumidores e, consequentemente, identificar as oportunidades na categoria de panificação.

Um dos principais pontos identificados no resultado global foi o peso de fatores como desejo, recompensa e celebração: muitas vezes superam barreiras como preocupação com saúde e dieta. Entre os motivos que incentivam a compra, foram listados satisfazer um desejo, saciar a fome, obter recompensa pessoal, ter facilmente o alimento em mãos, comprar para os filhos, para reviver a infância, como presente, para comemorar uma ocasião especial e comprar de maneira ocasional. Já entre as barreiras que impedem a aquisição de um produto foram mencionados não ser saudável, ser caro, ter porções grandes, não ter variedade suficiente, não se encaixar em uma dieta especial, ser malfeito, não saciar a fome e ter gosto ruim.

De maneira geral, as demandas representam um papel importante no ponto de venda, mas ainda são superadas por fatores como ingredientes e valor nutricional. Para 61% dos pesquisados, a lista de ingredientes é o que mais influencia a decisão de compra, seguida por valor nutricional (60%) e apelo do produto na embalagem (44%).

Além de confirmar que os consumidores buscam o melhor dos dois mundos — indulgência e saudabilidade — e estão dispostos a pagar mais por produtos que ofereçam ambos os atributos, o estudo mostra que 54% dos entrevistados disseram escolher esses produtos para satisfazer desejos, enquanto 44% admitiram comprar os alimentos como recompensa.

Destaques no Brasil

Ao serem questionados sobre quais benefícios seriam mais relevantes, os consumidores brasileiros destacaram “satisfação livre de culpa”, “satisfação premium”, “fresco” e “natural” como as qualidades mais buscadas. Os brasileiros são os que mais afirmaram planejar as compras desse segmento (64%) e os que mais realizam compras on-line (15%). O Brasil também aparece como o país que mais prioriza produtos e ingredientes para saúde do coração e do intestino e, junto com a Alemanha, valoriza alimentos com baixo teor de açúcar.

“O consumidor brasileiro possui características específicas como, por exemplo, a demanda por produtos integrais; mas, de maneira geral, está alinhado às tendências globais, buscando alternativas mais saudáveis sem abrir mão de sabor e experiência. Essa pesquisa fornece dados valiosos para que a Cargill ofereça soluções diferenciadas a seus clientes, correlacionando sabor, textura e desejos dos consumidores a funcionalidade dos ingredientes, com produtos cada vez mais alinhados às demandas do mercado”, destaca Fernanda Toledo, gerente de Marketing & Insights da Cargill.

A pesquisa também explorou aspectos como influência das listas de ingredientes, informações nutricionais e declarações contidas nas embalagens durante as compras desses produtos. Para 61% dos consumidores, os ingredientes influenciam decisivamente no momento da compra, seguidos pelas informações nutricionais (60%) e alegações específicas do produto (44%). Em paralelo, também foi identificado o interesse dos consumidores por produtos com perfis nutricionais mais saudáveis. Atributos relacionados à saúde aparecem na pesquisa como uma das maiores necessidades não atendidas dos consumidores, incluindo o desejo de produtos que ofereçam controle de porções, sabor e saúde equilibrados, aumento de energia fornecida sem quebras de açúcar e maior saciedade, especialmente nos segmentos de biscoitos, bolos e doces.

No levantamento, ainda foram identificadas as categorias mais promissoras para atender aos desejos não realizados. Ao analisar os motivadores de compra e a disposição dos consumidores de pagarem mais para terem suas expectativas atendidas, foi possível distinguir que as três principais oportunidades estão na oferta de alimentos recém assados/que acabaram de sair do forno, que ofereçam satisfação premium e considerados “melhor para você” — pelos quais um número significativo de consumidores disse que aceitaria pagar preços mais altos.

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