Capa » Notícias » Parafusos: saiba mais sobre este item essencial para a fixação de peças
Parafusos: saiba mais sobre este item essencial para a fixação de peças

Parafusos: saiba mais sobre este item essencial para a fixação de peças

Os parafusos são extremamente úteis para a conexão de diversos itens, desde os móveis até os objetos mais modernos como smartphones e notebooks, todos eles precisam desta peça para união de dois ou mais itens para o seu pleno funcionamento.

Neste momento, próximo a você, quantos objetos estão fixos por parafusos ? Impossível enumerar? Estes itens de aparência simples são extremamente úteis para a conexão de diversos itens, desde os móveis até os objetos mais modernos como smartphones e notebooks, todos eles precisam desta peça para união de dois ou mais itens para o seu pleno funcionamento. Denominado como um mecanismo de transmissão, tem como finalidade a união desmontável e periódica de objetos.

Associado a um orifício roscado, os parafusos têm duas formas de uso: na primeira é associado uma porca e entre esta e a sua cabeça comprime os itens que precisam ser unidos, neste caso é comum o uso de arruelas para evitar o dano às peças que serão unidades e a frouxidão devido a vibrações; na outra forma de uso os próprios objetos a serem conectados são utilizados como porcas, nesta situação é comum que o furo da peça que ficará em contato com a cabeça do produto tenha o diâmetro um pouco maior ao do parafuso, para que a fixação seja mais eficiente.

Os parafusos são empregues para apertar chapas ou peças diversas e para que esta função seja bem executada, estes possuem três partes fundamentais: cabeça, corpo e rosca. A cabeça do parafuso é essencial para o apoio do mesmo e é através dela que é realizada todo movimento giratório, com a ajuda de ferramentas adequadas, para fixação; o corpo se limita a área do cilindro que não possui rosca, esse tem as mais variadas formas, porém as mais comuns são a quadrada e a nervada; por fim, a rosca é a parte do parafuso que possui o sulco, cada elemento desta área possui um nome, a parte saliente é chamado de filete ou fio, a mais baixa de fundo ou raiz e a crista é a mais saliente entre eles.

As roscas, além de possuírem tantos elementos, possuem algumas alterações que influem na função do parafuso. O sulco, por exemplo, pode ser fabricado tanto no sentido horário (direita) ou no anti-horário (esquerda), a mais utilizada é a rosca direita que faz o parafuso avançar. A rosca também pode variar entre simples ou múltipla (dupla, tripla, etc.) dependendo do número de sulcos que o fabricante definir para o produto. Normalmente, as roscas múltiplas são utilizadas em mecanismos que oferecem pouca resistência ao movimento e quando se deseja obter um avanço mais rápido no momento de fixação (menos apertos).

De acordo com a Garra Fixação , empresa especializada em parafusos, a identificação dos parafusos é feita de acordo com cinco características básicas: Cabeça, diâmetro, comprimento, perfil da rosca e passo da rosca. A cabeça é a parte que permite o movimento giratório do parafuso com ajuda de ferramentas como chaves fixas, inglesas, fendas ou chaves Allen que são definidas de acordo com o formato da cabeça que varia, mas os mais comuns são as quadradas ou hexagonais; o diâmetro dos parafusos é medido na zona da rosca, a unidade de medida varia entre milímetros e polegadas; o comprimento é calculado de acordo com a medida da rosca e corpo juntos; o perfil da rosca é referente ao perfil do filete em que foi fabricado o parafuso; já o passo da rosca é a distância que existe entre duas cristas consecutivas, em parafusos de rosca simples esta medida que corresponde ao avanço sobre a porca com uma volta completa.

Fonte: Dino

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*