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Operação unificada das marcas do Grupo Ráscal traz agilidade e uniformidade de informações em uma gestão conectada

Cada vez mais a tecnologia ganha espaço em estabelecimentos de food service. Isso acontece porque os benefícios da inovação abrem um universo de possibilidades que trazem eficiência na operação e um melhor atendimento aos clientes.

Empresas multimarcas se favorecem muito com a utilização de soluções de automação, como o Grupo Ráscal.

O Grupo Ráscal atualmente conta com cinco marcas: o Ráscal, de culinária mediterrânea; o Cortés Asador, especializado em cortes na parrilla e cozinha de fogo; o Più, cozinha italiana com toque de ingredientes locais; o Jota Hamburguers, e o KFÉ Ráscal.

O Grupo Ráscal sempre esteve na vanguarda quando falamos em tecnologias que melhoram a gestão ou a experiência do cliente. Alguns fatores relevantes exigiram agilidade na tomada de decisão de uma nova estratégia de parceria “Sempre fomos muito exigentes no fator tecnologia quando toca a experiência do cliente, garçom ou administração. Selecionamos e analisamos detalhadamente inúmeros fornecedores e tínhamos em mente os pré-requisitos necessários para uma parceria sólida e de longo prazo: um parceiro que fosse sólido no mercado, com estratégias claras e bem definidas e que entendesse as necessidades específicas do nosso negócio”, diz Alexandre Lima, CTIO do Ráscal.

Outro fator muito relevante era uma solução com arquitetura e stack tecnológico moderno, com baixa acoplagem que permitisse evoluir de maneira ágil e rápida, sem a necessidade de grandes refactoring nas soluções. Além disso, o Grupo Ráscal tinha outras necessidades: a migração de todas as unidades de maneira rápida, a intenção de trabalhar múltiplos cardápios de maneira offline e a integração das diferentes marcas e operações em um único sistema.

A E-Deploy, empresa brasileira de tecnologia especializada no desenvolvimento de soluções para gestão empresarial e fábrica de software, foi a escolhida para a missão.

Automação

Um dos exemplos da atuação da solução da E-Deploy no Grupo Ráscal foi a unificação dos produtos. Agora, cada item vendido em qualquer um dos restaurantes das marcas tem o mesmo código, inclusive via internet ou apps. Dessa maneira, ao acessar qualquer um dos canais, há como verificar o produto de maneira uniforme.

“Ao retirar o relatório analítico no final do mês, a empresa sabe qual foi a venda de cada produto por marca, por loja ou em toda a rede”, explica Michel Lisboa e Cruz, head de Customer Success da E-Deploy.

O uso de automação garante mais produtividade, além de praticidade, já que é possível realizar tarefas uma única vez, que se desdobram em todos os canais necessários. “Se eu altero o preço de um produto, o sistema replica para os outros pontos de venda. No caso do cardápio, há potencialização na produtividade de quem o gerencia. Isso é especialmente benéfico para empresas, como as do Grupo Ráscal, que possuem um cardápio extenso e complexo. Mesmo que os preços sejam diferentes, é possível cadastrar por um único lugar”, explica Michel Lisboa e Cruz.

Dark Kitchens e delivery

Este tipo de processo é ainda mais potente quando há dark kitchens envolvidas. O Grupo Ráscal conta com uma Dark Kitchen com operações de duas de suas marcas: Ráscal e Cortés. Além de gerenciar os cardápios, a solução da E-Deploy oferece forte administração, com todos os dados necessários para uma gestão no mesmo local, sem a necessidade de replicar para ambas as marcas, basta configurar de acordo com o modelo operacional de cada loja. A ferramenta também oferece a mesma integração com os apps de delivery.

Atendimento

Outro ganho foi a implementação de smartPOS com as soluções da E-Deploy embarcadas e totalmente integradas à operação. “Quando pensamos em um serviço de alta qualidade, isso está muito ligado aos nossos garçons. Com a solução da E-Deploy ganhamos tempo em todos os momentos que o garçom interage com os clientes. Os garçons podem servir clientes que vieram de outra praça ou até mesmo fechar a conta sem a necessidade de se deslocar para imprimi-la, por exemplo. Esse processo traz agilidade e qualidade à experiência dos clientes nos restaurantes”, explica Alexandre.

O executivo continua: “Sem dúvida existia um desafio sistêmico, mas a grande questão era alinhar uma operação com mais de mil pessoas, treiná-la e deixá-la apta a operacionalizar a nova solução. Foi uma operação de guerra e tivemos todo o apoio da E-Deploy. Trabalhamos a quatro mãos para fazer isso acontecer. Ficamos muito satisfeitos com o resultado. Começamos nossa parceria em outubro de 2022 e na metade de fevereiro de 2023 já tínhamos realizado a implementação do sistema em todas as lojas”.

“Ter uma equipe que está preocupada com Customer Success também foi um grande diferencial. Acredito que a E-Deploy já se diferencia e tem condições de voar alto porque o mercado de food service precisa de fornecedores de qualidade”, finaliza Alexandre Lima.

Sobre o 3S Checkout

Plataforma tecnológica para a transformação digital da experiência de compras. O 3S Checkout é modulado, ou seja, se adequa ao restaurante e às suas necessidades, podendo ter os recursos expandidos caso o proprietário decida ampliar os negócios e/ou abrir filiais. É ideal tanto para um único restaurante quanto para franquias e grandes redes. Todos podem usufruir das vantagens do sistema.

O 3S Checkout também é um Delivery Hub, já que realiza uma integração automática do restaurante com os grandes canais de entrega (iFood, Rappi, entre outros). A solução oferece dados para estratégias de preço para cada canal e para o delivery próprio. Por isso, é uma plataforma que dá liberdade de escolha e realiza integrações democráticas.

O módulo de PDV é instalado localmente e não depende de internet para operar. Caso haja problema de conexão, o restaurante consegue funcionar a venda de balcão normalmente, dentro das limitações usuais. O Backoffice opera na nuvem, com sincronismo de informações do PDV.

Sobre a E-Deploy

A E-Deploy é uma empresa brasileira de tecnologia especializada no desenvolvimento de soluções para gestão empresarial e fábrica de software. Fundada em 2006, a companhia desenvolve serviços e produtos com soluções web e mobile totalmente customizadas. Conta com uma equipe de profissionais altamente qualificada em gestão e sustentação de aplicações e realiza acompanhamento, monitoramento e implementação de melhorias de sistemas já existentes, com soluções de aplicação para empresas de todos os tamanhos e segmentos.

Conta com 150 colaboradores e tem projetos implementados em empresas como Natura, Burguer King, Cielo, Swift, Marisa, Amil, Pag Seguro, Johnny Rockets, O Tradicionalíssimo, Frango no Pote, Melts, Bom Beef, Applebee’s, Popeyes, Toito’s, Boulangerie Carioca e Cuor Di Crema, entre outros.

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