Capa » Logística » Novos acordos comerciais entre Brasil e China reforçam oportunidade para investimentos em logística e inteligência na cadeia de suprimentos

Novos acordos comerciais entre Brasil e China reforçam oportunidade para investimentos em logística e inteligência na cadeia de suprimentos

São Paulo, abril de 2023 – Com as novas negociações entre o governo brasileiro e a China, a partir da visita da comitiva brasileira do presidente Lula a Pequim, novas perspectivas de negócio entram no horizonte. No entanto, para que a troca comercial entre os países ganhe agilidade e escala, investimentos em logística e visibilidade na cadeia de suprimentos serão necessários.

Essa é a opinião de Pierre Jacquin, vice-presidente para a América Latina na project44, provedora de tecnologias de visibilidade para o supply chain. Para ele, existe potencial para otimizar operações nos portos brasileiros, entre elas de embarque e desembarque, por meio do uso de plataformas digitais de logística.

“Alguns de nossos dados mais recentes revelam que ainda em março de 2023, as remessas chinesas para o Brasil têm levado até 59,3 dias para serem liberadas no porto de Salvador. O porto mais rápido para liberação de cargas conteinerizadas do país asiático é Santos (SP), com média de 35,9 dias. Esse é o atracadouro mais ágil do Brasil desde janeiro de 2022, segundo o nosso monitoramento”, diz Jacquin.

Entre as negociações já previstas entre Brasil e China estão a compra de aviões e a produção conjunta de satélites. “Para todas essas iniciativas, uma cadeia de transportes mais eficiente pode trazer otimização de tempo de frete e custos”, avalia o executivo da project44.

Além disso, os dois países devem estabelecer uma instituição bancária para transações bilaterais que dispensem o uso do dólar como moeda padrão. Desde 2009 a China é a maior parceira comercial do Brasil.

 

Sobre a project44

A project44 tem a missão de fazer as cadeias de suprimentos funcionarem. Como o tecido conectivo da cadeia de suprimentos, a project44 opera a plataforma de visibilidade de ponta a ponta neutra mais confiável do mundo, que rastreia mais de 1 bilhão de remessas únicas anualmente para mais de 1.200 das principais marcas do mundo, incluindo as principais empresas de manufatura, automotivo, varejo, ciências da vida, alimentos e bebidas e petróleo, química e gás. Utilizando a project44, expedidores e transportadores em todo o mundo geram maior previsibilidade, resiliência e sustentabilidade.

Líder indiscutível no mercado, a project44 foi nomeada Líder no Gartner Magic Quadrant, nº 1 no FreightWaves FreightTech 2022, seis vezes líder em satisfação do cliente no Supply Chain Visibility Grid da G2, um dos 100 Great Supply Chain Partners of 2022 da SupplyChainBrain e a Escolha do Cliente no relatório Voz do Cliente do Gartner Peer Insights. A project44 está sediada em Chicago com uma equipe diversificada que abrange 23 escritórios globais, incluindo Austin, Amsterdã, Cracóvia, Paris, São Paulo, Xangai e Tóquio. Saiba mais no site da empresa.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*