Capa » Notícias » Normas técnicas ditam evolução no Brasil
Normas técnicas ditam evolução no Brasil

Normas técnicas ditam evolução no Brasil

O objetivo das três empresas (Lafarge Gypsum, atual Gypsum Drywall, do Grupo belga Etex; BPB Placo, hoje Placo do Brasil, do grupo francês Saint-Gobain; e a alemã Knauf) era fazer com que o sistema drywall fosse aplicado de acordo com os mais rigorosos preceitos adotados no exterior, para assegurar a obtenção dos melhores resultados principalmente em termos de desempenho.

Daí resultou a fundação da Associação Brasileira do Drywall, entidade que também reúne fabricantes dos demais componentes do sistema, além das chapas de gesso: perfis estruturais de aço galvanizado, acessórios, parafusos, massas e fitas para tratamento de juntas e fitas para absorção de vibrações (banda acústica). Desse modo, a Associação Drywall, denominação pela qual a entidade passou a ser mais conhecida, tornou-se a principal fonte de referência do país quanto aos padrões de qualidade de projeto e de execução dos sistemas drywall utilizados em paredes, revestimentos, forros e mobiliário fixo.

Conjunto abrangente de normas

O sistema drywall é referenciado no Brasil por normas que abrangem seus componentes e também o projeto e a execução de paredes, forros e revestimentos.

A partir deste ano, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) terá um Comitê Brasileiro de Normas (CB) específico para o drywall. Este terá a seu cargo elaborar todas as normas complementares para o sistema.

O drywall é hoje a única tecnologia construtiva em uso no país coberta por um conjunto tão abrangente de normas, suprindo todas as necessidades básicas do mercado. Essas normas são as seguintes:

ABNT NBR 14.715:2010
Chapas de gesso para drywall
Parte 1 – Requisitos; Parte 2 – Métodos de ensaio

ABNT NBR 15.217:2009
Perfis de aço para sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall
Requisitos e métodos de ensaio

ABNT NBR 15.758:2009
Sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall – Projeto e procedimentos executivos para montagem
Parte 1 | Requisitos para sistemas usados como parede
Parte 2 | Requisitos para sistemas usados como forro
Parte 3 | Requisitos para sistemas usados como revestimento

Fonte: Associação Drywall 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*