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Nestlé divulga resultados de 2022

As vendas totais reportadas aumentaram 8,4% para 94,4 bilhões de francos suíços. As aquisições líquidas tiveram impacto positivo de 1,1%. O câmbio reduziu as vendas em 0,9%.

  • O crescimento orgânico atingiu 8,3%. A variação de preços foi de 8,2%, refletindo uma significativa inflação de custos. O crescimento real (RIG) foi positivo em 0,1%. O crescimento orgânico foi amplo na maioria das regiões e categorias.
  • A margem de lucro operacional subjacente (UTOP) foi de 17,1%, diminuindo 30 pontos-base na base reportada e 40 pontos-base nas moedas constantes. A margem de lucro operacional (TOP) permaneceu inalterada em 14,0%.
  • O lucro subjacente por ação aumentou 9,4% nas moedas constantes e 8,4% na base reportada para 4,80 francos suíços. O lucro por ação diminuiu 43,5%, para 3,42 francos suíços, refletindo principalmente o ganho de 2021 na alienação das ações da L’Oréal.
  • O fluxo de caixa livre foi de 6,6 bilhões de francos suíços, já que o capital de giro aumentou temporariamente no contexto das limitações da cadeia de fornecimentos e dos gastos de capital que permaneceram acima das linhas de tendência históricas.
  • O Conselho propõe um dividendo de 2,95 francos suíços por ação, um aumento de 15 centavos, marcando 28 anos consecutivos de crescimento de dividendos. No total, 18,2 bilhões de francos suíços foram devolvidos aos acionistas em 2022 por meio de uma combinação de dividendos e recompras de ações.
  • Perspectivas para 2023: esperamos crescimento orgânico das vendas entre 6% e 8% e margem de lucro operacional subjacente entre 17,0% e 17,5%. Espera-se que o lucro subjacente por ação nas moedas constantes aumente entre 6% e 10%.
  • Metas para 2025 amplamente confirmadas: esperamos um crescimento sustentável das vendas orgânicas de um dígito e o retorno a uma margem de lucro operacional subjacente de 17,5% a 18,5% até 2025. Esperamos que o crescimento anual do lucro subjacente por ação permaneça na faixa de 6% a 10% nas moedas constantes.

Mark Schneider, CEO da Nestlé, comentou: “O ano passado apresentou muitos desafios e escolhas difíceis para as famílias, comunidades e empresas. A inflação atingiu níveis sem precedentes, as pressões de custo de vida se intensificaram e os efeitos das tensões geopolíticas foram sentidos em todo o mundo. Toda a equipe da Nestlé demonstrou confiabilidade enquanto navegamos neste ambiente difícil. O crescimento orgânico foi sólido, as margens continuaram resilientes e nosso lucro subjacente por ação apresentou forte desenvolvimento. Ao mesmo tempo, garantimos o acesso a produtos nutritivos e ofertas acessíveis globalmente. Durante 2022, também confirmamos nossa estratégia de nutrição de longo prazo, com Good for You, Good for the Planet em seu cerne. Tomamos medidas importantes para fortalecer ainda mais nossas práticas de liderança de marketing responsável na indústria e para dar transparência ao valor nutricional de nosso portfólio global. Simultaneamente, avançamos também na implementação do nosso roadmap climático.

Olhando para 2023, esperamos mais um ano de forte crescimento orgânico, com foco na recomposição da margem bruta, intensificação dos investimentos em marketing e aumento do fluxo de caixa livre. O modelo de criação de valor da Nestlé nos coloca em uma posição sólida para atingirmos nossas metas de 2025 e gerarmos retornos confiáveis e sustentáveis para os acionistas.”

Vendas do Grupo

O crescimento orgânico foi de 8,3%. A variação de preços aumentou 8,2%, refletindo uma significativa inflação de custos. O crescimento real (RIG) foi positivo em 0,1%, considerando-se a alta base de comparação em 2021, limitações de oferta e ações de otimização do portfólio. O crescimento orgânico foi de 7,1% nos mercados desenvolvidos, impulsionado pelos preços. Nos mercados emergentes, o crescimento orgânico foi de 10,0%, sustentado pela variação de preços e pelo crescimento real.

 categoria de produto, Purina PetCare contribuiu para o crescimento orgânico, com impulso contínuo nas marcas premium e de base científica, Purina Pro Plan, Purina ONE e Fancy Feast, bem como nos produtos veterinários. As vendas de café cresceram à alta taxa de um dígito, com crescimento amplo em todas as marcas e regiões geográficas, sustentadas pela forte recuperação dos canais fora de casa. As vendas de produtos Starbucks cresceram 12,9%, atingindo 3,6 bilhões de francos suíços, gerando mais de 1,5 bilhão de francos suíços em vendas incrementais em comparação com 2018. Nutrição Infantil teve crescimento de dois dígitos, com contribuições amplas em todas as regiões e marcas. Confectionery registrou alto crescimento de um dígito, refletindo a força especial de KitKat, produtos sazonais e marcas locais importantes. Produtos lácteos reportaram crescimento médio de um dígito, com impulso contínuo para coffee creamers, leites fortificados acessíveis e produtos de panificação caseira. Águas registrou crescimento de dois dígitos, com queda nas vendas no quarto trimestre como resultado de limitações temporárias de capacidade. Pratos prontos e produtos culinários registraram crescimento de um dígito, considerando-se a alta base de comparação em 2021, com forte demanda contínua por Maggi. As vendas de alimentos vegetarianos e à base de vegetais cresceram à taxa de um dígito. Garden Gourmet continuou a apresentar crescimento de dois dígitos na Europa, enquanto as vendas de Sweet Earth, na América do Norte, foram impactadas pela otimização de SKU (Unidade de Manutenção de Estoque). Nestlé Health Science reportou crescimento de um dígito, impulsionado por Medical Nutrition e produtos para o envelhecimento saudável.

Por canal, o crescimento orgânico das vendas no varejo manteve-se robusto em 7,2%. As vendas no e-commerce cresceram 9,2%, atingindo 15,8% das vendas totais do Grupo. O crescimento orgânico dos canais fora de casa atingiu 23,5%, com vendas superiores aos níveis de 2019. No quarto trimestre, o crescimento real dos canais fora de casa estabilizou na taxa de um dígito como resultado da normalização pós-pandemia.

As aquisições líquidas aumentaram as vendas em 1,1%, principalmente relacionadas às aquisições das principais marcas de The Bountiful Company e Orgain. O impacto de câmbio nas vendas foi negativo em

-0,9%. As vendas totais reportadas aumentaram 8,4% para 94,4 bilhões de francos suíços.

Lucro Operacional Subjacente

O lucro operacional subjacente aumentou 6,5% para 16,1 bilhões de francos suíços. A margem de lucro operacional subjacente diminuiu 30 pontos-base para 17,1% na base reportada e 40 pontos-base nas moedas constantes, refletindo uma significativa inflação de custos.

O lucro bruto aumentou 2,5% para 42,7 bilhões de francos suíços. A margem de lucro bruto diminuiu 260 pontos-base para 45,2%, acompanhando uma inflação ampla e significativa dos custos de commodities, embalagens, frete e energia. O impacto da inflação de custos aumentou no segundo semestre, refletindo custos mais elevados para produtos lácteos, cereais e energia. Preços, alavancagem de crescimento e eficiências ajudaram a compensar parcialmente o impacto da inflação de custos. Os custos de distribuição como porcentagem das vendas se beneficiaram do desinvestimento das marcas da Nestlé Waters North America.

As despesas de marketing e administração caíram 2,6% para 16,8 bilhões de francos suíços. Os gastos com marketing voltado para o consumidor diminuíram temporariamente, acompanhando um nível mais baixo de promoção e atividades de marketing no contexto das limitações de oferta. Os gastos com marketing voltado para o consumidor aumentaram na segunda metade do ano em comparação com a primeira metade. As despesas administrativas como percentual das vendas foram beneficiadas por um controle de custos muito disciplinado.

As despesas de reestruturação e outros itens comerciais líquidos ficaram em 2,9 bilhões de francos suíços, um pouco abaixo do ano anterior. Como resultado, o lucro operacional de negociação aumentou 8,5% para 13,2 bilhões de francos suíços e a margem de lucro operacional permaneceu inalterada em 14,0% com relação ao ano anterior.

Despesas Financeiras Líquidas e Imposto de Renda

As despesas financeiras líquidas aumentaram 19,2% para 1,0 bilhão de francos suíços, refletindo o aumento da dívida líquida média. Nosso custo médio de dívida líquida aumentou ligeiramente para 2,2%, em comparação com 2,0% em 2021. O Grupo reportou o aumento da alíquota tributária em 330 pontos-base para 24,2% como resultado de itens extraordinários. A alíquota subjacente manteve-se relativamente estável em 20,9%.

Lucro Líquido e Lucro por Ação

O lucro líquido caiu 45,2% para 9,3 bilhões de francos suíços. A margem de lucro líquido diminuiu 960 pontos-base para 9,8%, refletindo o ganho na alienação das ações da L’Oréal em 2021. Como resultado, o lucro por ação diminuiu 43,5% para 3,42 francos suíços na base reportada. O lucro subjacente por ação aumentou 9,4% nas moedas constantes e 8,4% na base reportada para 4,80 francos suíços. O aumento foi resultado principalmente do forte crescimento orgânico. O programa de recompra de ações da Nestlé contribuiu com 1,8% para o aumento do lucro subjacente por ação, líquido de custos financeiros.

Fluxo de caixa

O caixa gerado pelas operações antes das mudanças no capital de giro aumentou de 16,8 bilhões de francos suíços para 18,4 bilhões de francos suíços, um aumento de 20 pontos-base como percentual de vendas. O fluxo de caixa livre diminuiu de 8,7 bilhões de francos suíços para 6,6 bilhões de francos suíços, refletindo um aumento deliberado e temporário nos estoques, no contexto das interrupções na cadeia de fornecimento e da crise energética na Europa. As despesas de capital permaneceram em nível elevado devido ao aumento de demanda, principalmente para PetCare.

Dividendos

Na Assembleia Geral Ordinária de 20 de abril de 2023, o Conselho de Administração proporá um dividendo de 2,95 francos suíços por ação, um aumento de 15 centavos. Se aprovado, este será o 28º aumento anual consecutivo de dividendos da empresa. A empresa tem mantido ou aumentado seu dividendo em francos suíços nos últimos 63 anos. A Nestlé está empenhada em manter esta prática de longo prazo de aumentar o dividendo em francos suíços todos os anos. O último dia de negociação com direito ao recebimento do dividendo será 21 de abril de 2023. O dividendo líquido será pago a partir de 26 de abril de 2023. Os acionistas inscritos no registro de ações com direito a voto em 13 de abril de 2023, às 12h00 (CEST), poderão exercer o seu direito de voto.

Programas de Recompra de Ações

Em 2022, o Grupo recomprou 10,6 bilhões de francos suíços de ações da Nestlé como parte do programa de três anos de recompra de ações de 20 bilhões de francos suíços, que começou em janeiro de 2022. Na próxima Assembleia Geral Anual, o Conselho de Administração proporá a redução do capital social em 80 milhões de ações, de 275 milhões de francos suíços para 267 milhões de francos suíços, mediante o cancelamento de ações adquiridas, como parte do programa de recompra de ações.

Dívida líquida

A dívida líquida era de 48,2 bilhões de francos suíços em 31 de dezembro de 2022, em comparação com 32,9 bilhões de francos suíços em 31 de dezembro de 2021. O nível mais elevado da dívida refletiu em grande parte recompras de ações de 10,5 bilhões de francos suíços, financiadas principalmente pela alienação das ações da L’Oréal em dezembro de 2021, e um aumento temporário do capital de giro.

Retorno sobre o Capital Investido (ROIC)

O ROIC do Grupo permaneceu inalterado em 12,2% com relação a 2021. Excluindo imparidades significativas, o ROIC aumentou 10 pontos-base para 14,3%.

Gestão de Portfólio

A Nestlé concluiu aquisições e desinvestimentos no valor total de cerca de 1,9 bilhão de francos suíços em 2022. Em 1º de abril de 2022, a Nestlé Health Science concluiu a aquisição de uma participação majoritária na Orgain, líder em nutrição à base de vegetais. A Orgain complementa o portfólio existente de produtos nutricionais da Nestlé Health Science que dão suporte a uma vida mais saudável.

Em 1º de setembro de 2022, a Nestlé Health Science concluiu a aquisição da Puravida, marca brasileira premium de nutrição e estilo de vida saudável. A aquisição permitirá à Nestlé Health Science expandir seu portfólio de produtos para a saúde do consumidor na América Latina.

Em 1º de setembro de 2022, a Nestlé Health Science concluiu a aquisição da The Better Health Company. A aquisição inclui a marca GO Healthy, a principal marca de suplementos da Nova Zelândia, e a New Zealand Health Manufacturing, uma fábrica de vitaminas, minerais e suplementos com sede em Auckland. A aquisição expandirá o portfólio de vitaminas, minerais e suplementos da Nestlé Health Science na Zona AOA.

Em 19 de outubro de 2022, a Nestlé anunciou a aquisição do Seattle’s Best Coffee da Starbucks. Esta transação faz parte do foco da Nestlé de impulsionar o crescimento lucrativo sustentado na categoria de cafés e fortalecer a Global Coffee Alliance, permitindo que ambas as empresas se concentrem em seus principais pontos fortes. A transação foi concluída em 13 de janeiro de 2023.

Em 1º de novembro de 2022, a Nestlé concluiu a venda da fábrica de fórmulas infantis Gateway em Eau Claire, Wisconsin, juntamente com os direitos dos Estados Unidos e do Canadá sobre a marca de fórmulas infantis Gerber Good Start para a Perrigo.

Em 15 de novembro de 2022, a Nestlé e a L Catterton firmaram uma parceria que reúne a Freshly e a Kettle Cuisine, fabricante líder de produtos alimentícios frescos para clientes no varejo e no foodservice. A empresa combinada se concentra em oferecer uma ampla variedade de produtos alimentícios frescos para clientes em diferentes regiões e nos mais variados canais. L Catterton é a proprietária majoritária e a Nestlé detém uma participação minoritária.

Em 29 de novembro de 2022, o Grupo anunciou a decisão de explorar opções estratégicas para Palforzia, o tratamento para alergia ao amendoim, após sua adoção mais lenta do que o esperado por pacientes e profissionais de saúde. Espera-se que revisão esteja concluída no primeiro semestre de 2023.

Zona América do Norte

  • 10,3% de crescimento orgânico: -1,3% RIG; Variação de Preços de 11,6%.
  • A margem de lucro operacional subjacente da Zona aumentou 70 pontos-base para 21,0%.

O crescimento orgânico foi de 10,3%, com variação de preços de 11,6%. O crescimento real (RIG) foi de

-1,3%, após atividades de precificação, considerando-se uma base de comparação alta em 2021 e limitações de oferta. No quarto trimestre, o crescimento foi de -4,9%, amplamente impactado por ações de otimização de portfólio, crescimento moderado nos canais fora de casa e limitações temporárias de capacidade em águas. Os desinvestimentos líquidos reduziram as vendas em 3,8%, principalmente devido ao desinvestimento das marcas da Nestlé Waters North America. O câmbio teve impacto positivo de 4,7%. As vendas reportadas na Zona Norte América aumentaram 11,1% para 26,3 bilhões de francos suíços.

A Zona América do Norte teve crescimento amplo em marcas e categorias, impulsionado por preços, forte desempenho operacional e impulso contínuo no e-commerce. A Nestlé ganhou participação de mercado na Zona, liderada por pet food, café porcionado e alimentos infantis.

Por categoria de produto, Purina PetCare contribuiu para o crescimento com forte impulso em todos os canais, particularmente e-commerce e lojas especializadas em pets. Purina Pro Plan, incluindo produtos veterinários, Purina ONE e Fancy Feast tiveram forte crescimento de dois dígitos, sustentado pela inovação. As vendas de produtos fora de casa da Nestlé Professional e Starbucks cresceram à forte taxa de dois dígitos. Bebidas, incluindo produtos para uso doméstico da Starbucks, Coffee mate e Nescafé, registraram alto crescimento de um dígito, ajudados pelos lançamentos de novos produtos. Antes do desinvestimento da fórmula infantil Gerber Good Start em novembro, a marca registrava forte demanda após limitações de oferta no mercado. Alimentos Infantis registraram crescimento robusto, liderado por lanches saudáveis. Os alimentos congelados tiveram crescimento de um dígito, com fortes desenvolvimentos de vendas dos lanches congelados Hot Pockets e das pizzas DiGiorno. As águas premium registraram crescimento de um dígito, com uma queda nas vendas no quarto trimestre, principalmente devido a limitações temporárias de capacidade. Nesquik pronto para beber nos EUA e KitKat no Canadá registraram forte crescimento, sustentado por lançamentos e desempenho de novos produtos.

A margem de lucro operacional subjacente da Zona aumentou 70 pontos-base. A variação de preços, alavancagem de crescimento e gestão de portfólio compensaram amplamente a significativa inflação de custos.

Zona Europa

  • 7,2% de crescimento orgânico: 0,9% RIG; Variação de preços de 6,4%.
  • A margem de lucro operacional subjacente da Zona diminuiu 190 pontos-base para 16,4%.

O crescimento orgânico foi de 7,2%, com variação de preços de 6,4%. O crescimento real (RIG) foi resiliente em 0,9%, considerando-se a alta base de comparação em 2021, bem como limitações de oferta. O câmbio impactou negativamente as vendas em 7,6%, refletindo a valorização do franco suíço frente ao euro. As vendas reportadas na Zona Europa aumentaram 1,8% para 19,1 bilhões de francos suíços.

Em um ambiente desafiador, a Zona Europa demonstrou resiliência e compromisso com investimentos no longo prazo. Na Ucrânia, a Nestlé anunciou um investimento de 40 milhões de francos suíços para uma nova unidade de produção na região de Volyn.

A Zona registrou ganhos de participação de mercado em confectionery, pet food e nutrição infantil. Por categoria de produto, o principal driver de crescimento foi Purina PetCare, impulsionada pelas marcas premium Gourmet, Felix e Purina Pro Plan. O crescimento foi forte em todos os canais, principalmente no e-commerce e nas lojas especializadas em pets. As vendas da Nestlé Professional cresceram à forte taxa de dois dígitos, ajudadas por novas plataformas de crescimento e maior distribuição, principalmente de bebidas. Águas teve crescimento de dois dígitos, com vendas em queda no quarto trimestre principalmente devido a limitações temporárias de capacidade. Cafés apresentou crescimento de um dígito, liderado pelo café solúvel Nescafé e pelo forte desenvolvimento das vendas de Starbucks por Nespresso. Confectionery registrou crescimento de um dígito, com forte demanda por KitKat e ofertas sazonais. As vendas em Nutrição Infantil cresceram à taxa de dois dígitos, com base no forte impulso para fórmulas infantis premium, incluindo produtos de oligossacarídeos de leite humano (HMOs). Produtos culinários registrou queda nas vendas, impactada pelo crescimento negativo em pizza e macarrão. Os produtos à base de vegetais Garden Gourmet continuaram a apresentar crescimento de dois dígitos, refletindo o lançamento de novos produtos.

A margem de lucro operacional subjacente da Zona diminuiu 190 pontos-base. A significativa inflação de custos e o impacto das limitações na cadeia de fornecimento induzidas pela guerra superaram as variações de preços, a alavancagem de crescimento e as eficiências de custo.

Zona Ásia, Oceania e África (AOA)

  • 8,2% de crescimento orgânico: 0,1% RIG; Variação de Preços de 8,1%.
  • A margem de lucro operacional subjacente da Zona diminuiu 110 pontos-base para 22,9%.

O crescimento orgânico atingiu 8,2%, com variação de preços de 8,1%. O crescimento real (RIG) foi de 0,1%, impactado por uma base de comparação elevada em 2021 e ações de otimização do portfólio. O câmbio reduziu as vendas em 4,9%. As vendas reportadas na Zona AOA aumentaram 3,3% para 18,5 bilhões de francos suíços. O crescimento na Zona AOA foi impulsionado pela variação de preços, recuperação contínua dos canais fora de casa e inovação. A Zona obteve ganhos de participação de mercado em cafés, produtos culinários e nutrição infantil.

O Sudeste Asiático registrou crescimento médio de um dígito, liderado por Nescafé, Maggi e Milo. O Sul da Ásia registrou crescimento de dois dígitos, com ganhos de participação de mercado e impulso contínuo para Maggi, KitKat e Nescafé. As vendas no Oriente Médio e na África cresceram à taxa de dois dígitos, com base no forte impulso de ofertas acessíveis de Maggi e Milo, bem como na ampla demanda por produtos de nutrição infantil. Apesar da otimização do portfólio, o Japão registrou baixo crescimento de um dígito, sustentado por Nescafé, Starbucks e Purina PetCare. As vendas na Coreia do Sul cresceram à taxa de dois dígitos, impulsionadas pelos produtos Starbucks e pelo aumento da demanda por KitKat. A Oceania registrou alto crescimento de um dígito, com destaque para Nescafé, Maggi e KitKat.

Por categoria de produto, produtos culinários foi o que mais contribuiu para o crescimento, liderado por auxiliares de cozinha e macarrão Maggi. As vendas da Nestlé Professional cresceram à forte taxa de dois dígitos em todas as regiões e categorias, impulsionadas pelo aumento de distribuição. Cafés apresentou alto crescimento de um dígito, com forte demanda contínua por produtos Nescafé e Starbucks. A Zona lançou produtos Starbucks prontos para beber em sete mercados. Nutrição infantil alcançou alto crescimento de um dígito, com base em inovação e no aumento da distribuição. As bebidas de cacau e malte registraram alto crescimento de um dígito, impulsionadas por Milo. As vendas em confectionery cresceram à taxa de dois dígitos, lideradas por KitKat. Purina PetCare reportou alto crescimento de um dígito, com impulso contínuo de Purina ONE, Felix e Purina Pro Plan. Produtos lácteos em temperatura ambiente tiveram leve queda nas vendas, em grande parte devido às ações de otimização do portfólio.

A margem de lucro operacional subjacente da Zona diminuiu 110 pontos-base. A significativa inflação de custos contrabalançou amplamente a variação de preços, a alavancagem do crescimento e o controle disciplinado de custos.

Zona América Latina

  • 13,1% de crescimento orgânico: 1,5% RIG; Variação de preços de 11,6%.
  • A margem de lucro operacional subjacente da Zona diminuiu 70 pontos-base para 21,2%.

O crescimento orgânico foi de 13,1%, com variação de preços de 11,6%. O crescimento real (RIG) ficou em 1,5%, considerando-se a base de comparação elevada em 2021. O câmbio teve impacto positivo de 4,0%. As vendas reportadas na Zona América Latina aumentaram 17,2% para 11,8 bilhões de francos suíços.

A Zona América Latina teve amplo crescimento sustentado, suportado pela variação de preços, forte desempenho operacional e impulso contínuo dos canais fora de casa. A Zona obteve ganhos de participação de mercado em Nutrição Infantil, pet food e produtos culinários.

As vendas no Brasil cresceram à forte taxa de dois dígitos, refletindo a alta demanda por confectionery e nutrição infantil, bem como bebidas à base de cacau e malte. O México teve crescimento de dois dígitos, com forte desenvolvimento de vendas de Purina PetCareNescafé e Carnation. As vendas no Chile cresceram à taxa de dois dígitos, lideradas por confectionery, cafés e Purina PetCare. A Colômbia e a Região do Prata continuaram a registrar forte crescimento de dois dígitos.

Por categoria de produto, confectionery foi o que mais contribuiu para o crescimento, com base na forte demanda pelas principais marcas locais e KitKat. As vendas da Purina PetCare cresceram à taxa de dois dígitos, lideradas por Dog Chow, Cat Chow e Purina Pro Plan, bem como pela expansão contínua de Purina ONE em toda a Zona. Cafés registrou amplo crescimento de dois dígitos, sustentado pelo café solúvel NescaféNescafé Dolce Gusto e produtos Starbucks. Os produtos lácteos registraram alto crescimento de um dígito, com base no forte desenvolvimento das vendas de leites fortificados e produtos de panificação caseira. Nutrição infantil apresentou alto crescimento de um dígito, com base no impulso contínuo de Nido e NAN. Vendas na Nestlé Professional cresceram à forte taxa de dois dígitos, superando significativamente os níveis de 2019, com crescimento impulsionado por novas plataformas digitais. Águas também registrou forte crescimento de dois dígitos. Os produtos à base de vegetais tiveram forte crescimento, ajudados pela expansão de alternativas lácteas para La Lechera e por Nature’s Heart.

A margem de lucro operacional subjacente da Zona diminuiu 70 pontos-base, com itens pontuais e inflação de custos contrabalançando amplamente a variação de preços, alavancagem de crescimento e controle disciplinado de custos.

Zona Grande China

  • 3,5% de crescimento orgânico: 1,0% RIG; Variação de preços de 2,5%.
  • A margem de lucro operacional subjacente da Zona aumentou 260 pontos-base para 16,1%.

O crescimento orgânico foi de 3,5%, com variação de preços de 2,5%. O crescimento real (RIG) foi de 1,0%, impactado pelas restrições de movimento relacionadas ao COVID-19. O câmbio teve impacto negativo de 0,1%. As vendas reportadas na Zona da Grande China aumentaram 3,4%, para 5,4 bilhões de francos suíços. O crescimento na Zona da Grande China foi sustentado por um forte desempenho operacional, impulso no e-commerce e inovação contínua.

Por categoria de produto, Nutrição Infantil registrou crescimento de um dígito, com tendências de melhora de participação de mercado para NAN e illuma. Cafés apresentou alto crescimento de um dígito, liderado por Nescafé solúvel e café pronto para beber, bem como pelos produtos Starbucks. Em confectionery, Hsu Fu Chi registrou crescimento de um dígito sustentado pela inovação, incluindo o lançamento de salgadinhos. Produtos culinários registrou crescimento médio de um dígito, ajudado pelo aumento da distribuição e inovação. As vendas na Purina PetCare aumentaram à taxa de dois dígitos, com forte crescimento nos canais especializados e e-commerce. Como resultado das restrições de movimento, a Nestlé Professional registrou queda de um dígito nas vendas, com ganhos de participação de mercado sustentados por novos clientes e lançamentos de produtos.

A margem de lucro operacional subjacente da Zona aumentou 260 pontos-básicos. Mix favorável e controle disciplinado de custos compensaram amplamente a inflação de custos.

Nestlé Health Science

  • 4,0% de crescimento orgânico: 0,6% RIG; Variação de preços de 3,4%.
  • A margem de lucro operacional subjacente permaneceu inalterada em 13,6%.

O crescimento orgânico foi de 4,0%, com aumento de variação de preços de 3,4%. O crescimento real (RIG) foi de 0,6%, após forte crescimento de dois dígitos em 2020 e 2021 durante a pandemia. As aquisições líquidas aumentaram as vendas em 31,5%, principalmente relacionadas às aquisições das principais marcas da The Bountiful Company e Orgain. O câmbio impactou positivamente as vendas em 1,5%. As vendas reportadas na Nestlé Health Science aumentaram 36,9% para 6,6 bilhões de francos suíços.

Produtos para a Saúde do Consumidor apresentou crescimento positivo, já que o crescimento de dois dígitos em nutrição ativa foi contrabalançado por uma ligeira queda nas vendas de vitaminas, minerais e suplementos. Dentro de nutrição ativa, os produtos para o envelhecimento saudável foram os que mais contribuíram para o crescimento, liderados por Boost e NutrenVital Proteins and Orgain tiveram crescimento de dois dígitos com ganhos de participação de mercado. Dentro de vitaminas, minerais e suplementos, o crescimento das marcas The Bountiful Company e Garden of Life foi impactado pela alta base de comparação para produtos relacionados à imunidade durante a pandemia.

Medical Nutrition registrou crescimento de dois dígitos, com forte evolução nas vendas de produtos pediátricos e para alergia, Althéra, Alfaré e Alfamino. Os produtos de cuidados médicos para adultos também registraram forte crescimento com base no lançamento de novos produtos.

Por geografia, as vendas na América do Norte cresceram à taxa de um dígito. A Europa registrou crescimento positivo. Outras regiões combinadas registraram alto crescimento de um dígito. No geral, a Nestlé Health Science obteve amplos ganhos de participação de mercado. A margem de lucro operacional subjacente da Nestlé Health Science permaneceu inalterada com relação ao ano anterior, pois as sinergias de custos dos negócios recém-adquiridos e a alavancagem do crescimento foram contrabalançadas pela inflação de custos e pelos investimentos em crescimento.

Nespresso

  • 3,5% de crescimento orgânico: -1,7% RIG; Variação de preços de 5,2%.
  • A margem de lucro operacional subjacente da Nespresso diminuiu 150 pontos-base para 21,5%.

O crescimento orgânico foi de 3,5%, com variação de preços de 5,2%. O crescimento real (RIG) foi de -1,7%, após forte crescimento de 8,2% em 2021 durante a pandemia. O câmbio impactou negativamente as vendas em 2,7%. As vendas reportadas na Nespresso aumentaram 0,5%, para 6,4 bilhões de francos suíços.

O crescimento da Nespresso foi liderado pelo amplo impulso do sistema VertuoVertuo Pop, uma nova máquina compacta, foi lançada em 10 mercados. O crescimento também foi sustentado pela forte recuperação dos canais fora de casa, com contínua expansão do sistema Momento, e um melhor desenvolvimento das vendas para o segmento de escritórios. A inovação e o lançamento de novos produtos, incluindo a campanha de fim de ano com Pierre Hermé, continuaram a atrair os consumidores.

Por geografia, a América do Norte registrou crescimento de dois dígitos com ganhos contínuos de participação de mercado. A Europa reportou queda nas vendas, com o crescimento se tornando positivo no quarto trimestre. Outras regiões combinadas registraram alto crescimento de um dígito. A margem de lucro operacional subjacente da Nespresso diminuiu 150 pontos-base, impactada pela inflação de custos e investimentos na implantação do sistema Vertuo.

Os negócios como uma força para o bem: Progressos em “Good for you, Good for the planet”

Dois pilares importantes da estratégia da Nestlé incluem: “Bom para você”, que abrange os produtos da empresa e seu valor nutricional, e “Bom para o planeta”, que inclui os esforços de sustentabilidade da empresa. Em “Bom para você”, a empresa tem uma longa tradição de apoiar a nutrição das pessoas e fez grandes progressos na redução de sódio, açúcar e gordura saturada em seus produtos na última década. A partir do próximo mês, a empresa começará a tornar transparente o valor nutricional de seu portfólio global, usando um modelo externo de relatórios que é reconhecido internacionalmente. A Nestlé também começará a reportar seus portfólios locais em 14 países, usando benchmarks locais externos. Além disso, a Nestlé recentemente fortaleceu suas práticas de marketing responsável, restringindo voluntariamente seu marketing a crianças menores de 16 anos. A empresa quer estar na vanguarda da indústria para fazer com que dietas balanceadas estejam ao alcance das pessoas em todo o mundo.

Em “Bom para o planeta”, as emissões de gases de efeito estufa da Nestlé estão agora abaixo dos níveis de 2018, com base nos padrões SBTi, mesmo que a empresa continue crescendo desde então. A maior parte das emissões da Nestlé provém de atividades dentro de sua cadeia de fornecimento (Escopo 3), razão pela qual a empresa está fortemente concentrada em reduzi-las por meio do fornecimento de suas matérias-primas e da agricultura regenerativa. Está trabalhando com agricultores de todo o mundo para ajudá-los a fazer a transição para a agricultura regenerativa. Está adquirindo volumes maiores de agricultores que fazem essa transição, e, simultaneamente, fornecendo suporte técnico e financeiro para ajudar outros agricultores a iniciarem o processo. Por meio do Plano Nescafé 2030, por exemplo, a Nestlé está testando um esquema de apoio financeiro para incentivar os cafeicultores a acelerarem a mudança.

A Nestlé também está combatendo as emissões sobre as quais tem controle mais direto (Escopo 1 e 2). Está usando sua experiência em P&D e recursos de inovação para adaptar receitas e reduzir as emissões de produtos novos e já estabelecidos. A Nestlé está se tornando mais eficiente em termos de energia e aumentando o uso de eletricidade renovável. Na verdade, a empresa está a caminho de obter 100% de eletricidade renovável até 2025. Na América do Norte, por exemplo, a Nestlé finalizou uma fazenda de energia solar em grande escala e investiu em mais duas. Combinadas, as fazendas de energia solar fornecerão aproximadamente 80% da energia da Nestlé nos EUA e reduzirão suas emissões de carbono em 3,3 milhões de toneladas de carbono equivalente.

Além disso, a Nestlé está implementando soluções naturais nos locais em que obtém suas matérias-primas para remover emissões e armazená-las no solo. Na Nicarágua, por exemplo, a empresa atingiu sua meta de plantar um milhão de árvores até 2022, como parte de um projeto de reflorestamento de seis anos de plantio de 8,6 milhões de árvores em fazendas que abastecem a Nestlé para o Nescafé e para o leite. Estima-se que o projeto capturará cerca de 3,3 milhões de toneladas de carbono equivalente ao longo de 20 anos. Espera-se melhorar a biodiversidade e a conectividade florestal, proteger as bacias hidrográficas e oferecer oportunidades de emprego.

Perspectivas

Perspectivas para 2023: esperamos um crescimento orgânico das vendas entre 6% e 8% e uma margem de lucro operacional subjacente entre 17,0% e 17,5%. Espera-se que o lucro subjacente por ação nas moedas constantes aumente entre 6% e 10%.

Metas para 2025 amplamente confirmadas: esperamos um crescimento sustentável das vendas orgânicas de um dígito e o retorno a uma margem de lucro operacional subjacente de 17,5% a 18,5% até 2025. Esperamos que o crescimento anual do lucro subjacente por ação permaneça na faixa de 6% a 10% nas moedas constantes.

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