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Nestlé destaca seus planos em regeneração e anuncia seus compromissos em sustentabilidade no Brasil

Durante o evento virtual Nestlé Regenera, aberto a stakeholders dentro do princípio de colaboração e transparência com a sociedade, a Companhia reforçou suas metas para um futuro regenerativo

São Paulo, novembro de 2021 – A Nestlé Brasil divulgou na última semana seus compromissos em sustentabilidade assumidos no País para acelerar as ambições globais da Companhia em relação às metas climáticas. Os pilares de atuação, as metas locais e ações previstas foram comunicadas no evento Nestlé Regenera, que ocorreu na quinta-feira à noite, de forma colaborativa e aberta a diferentes stakeholders da Companhia. A Nestlé é signatária do compromisso da ONU “Business Ambition for 1.5° C” e tem um plano global detalhado para reduzir pela metade as emissões líquidas até 2030 e atingir emissões líquidas zero até 2050, com um olhar que passa pelas principais cadeias de fornecimento, fábricas, transporte, embalagens e produtos.

São três pilares no Brasil rumo à meta climática global: agricultura regenerativa, gerando impacto positivo por meio das principais cadeias fornecedoras, como café, leite e cacau, com foco em conservação, reabilitação e aumento de produtividade; circularidade, reduzindo e eliminando o desperdício na produção de embalagens; e bioeconomia, valorizando os biomas brasileiros e suas comunidades por meio de negócios sustentáveis. Foram definidas como metas para o Brasil até o ano de 2025: obter 30% das principais matérias-primas por meio de práticas regenerativas, reciclar todo o plástico colocado no mercado brasileiro e conservar 300 mil hectares na Amazônia, gerando renda e promovendo educação para 4 mil pessoas.

O CEO da Nestlé Brasil, Marcelo Melchior, sustenta o papel de liderança do mercado brasileiro dentro da estratégia global de fazer uma transição para sistemas alimentares regenerativos em escala. “Os compromissos locais assumidos pela empresa no Brasil são decisivos no alcance do compromisso global. Hoje, há uma palavra muito significativa para a Nestlé: regeneração”, diz Melchior. “Regeneração que causa impacto positivo em práticas que melhoram a saúde e fertilidade do solo, sequestram carbono, protegem e restauram recursos naturais como água, fomentam a biodiversidade e tratam os resíduos. Tudo isso com foco também em melhorar o dia a dia dos produtores e o bem-estar das comunidades agrícolas.”

São estratégias e ações que contemplam de novas técnicas e inovação nas cadeias produtivas à restauração florestal e uso de diferentes ativos da biodiversidade sob a ótica de negócios sustentáveis – com fortalecimento de comunidades que vivem na floresta amazônica e geram renda a partir do uso consciente de recursos -, além de estímulo à economia circular com investimentos em embalagens recicláveis e/ou reutilizáveis e parcerias com cooperativas de reciclagem, desenvolvendo novas cadeias para materiais descartados. “As mudanças climáticas são um dos maiores desafios da sociedade e um dos maiores riscos para o futuro do nosso negócio. Resolvê-las exige que todos nós ajamos com grande urgência. Como a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo, temos tamanho, escala e alcance para influenciar outras pessoas e inspirar ações coletivas”, afirma Melchior.

Na base da execução dos compromissos e pilares definidos, foram estabelecidas diretrizes como a aceleração da eficiência e da produtividade nas fábricas e Centros de Distribuição, o foco em inovações voltadas à sustentabilidade da cadeia produtiva à criação de embalagens sustentáveis, e a Comunicação com os diferentes públicos de relacionamento da Nestlé, com o objetivo de atuar com transparência e engajar toda a cadeia de valor da Companhia. “Sustentabilidade é um tema transversal em toda a Companhia, que permeia toda a organização e a cadeia de valor, o que permite evoluir os negócios para modelos mais sustentáveis”, diz o diretor de Planejamento Estratégico, M&A e Sustentabilidade da Nestlé Brasil, Fábio Spinelli.

“As mudanças climáticas são um dos maiores desafios da sociedade e um dos maiores riscos para o futuro do nosso negócio. A Nestlé, como a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo, possui representatividade, recursos e experiência para inspirar ações coletivas, de alto impacto, somando forças com as cadeias produtivas, entidades e diferentes elos do sistema alimentar que são fundamentais para engajar e transformar nosso setor”, complementa Spinelli.

Nestlé Regenera

No dia 28 de outubro, a Companhia realizou o Nestlé Regenera, um evento virtual, inovador e aberto a um público diversificado de stakeholders, em que divulgou seus planos e promessas em sustentabilidade, com espaço aberto para interação, colaboração e diálogo. O objetivo foi compartilhar os três pilares dos compromissos Brasil com sustentabilidade e explorar o tema da regeneração, conceito chave para a Nestlé. O evento contou com convidados parceiros especializados nos diferentes temas, que trouxeram depoimentos sobre agricultura regenerativa (Felipe Vilela, da consultoria especializada em agronegócio regenerativo Renature), circularidade (Mundano, do Cataki, e a catadora Anne) e bioeconomia (Fernanda Stefani, da 100% Amazônia, que atua com foco nas cadeias de suprimentos da floresta). O evento contou ainda com ambientação musical e uma live painting com o artista plástico Rimon Guimarães produzindo uma tela em tempo real – o quadro será doado para a instituição Prato Verde Sustentável, de São Paulo (SP), uma organização de impacto socioambiental que atua com produção agroecológica, doação de alimentos e educação ambiental.

No pilar de agricultura regenerativa, foi discutida a forma como a Nestlé incentiva o cultivo dos alimentos e a meta de ter 30% de matéria-prima provenientes desses modelos até 2025. Na cadeia do café, o Cultivando com Respeito, criado há 10 anos, é o maior programa de sustentabilidade na cafeicultura no mundo. São 1,2 mil fazendas certificadas, com 100% de rastreabilidade e 85% das fazendas já com práticas regenerativas em andamento. A Nestlé anunciou que até 2022 será a primeira empresa com cafés em cápsulas, solúvel e torrado e moído carbono neutro, por meio de suas marcas Nespresso e Nescafé. Já KitKat se comprometeu a se tornar neutra em carbono até 2025, por meio de iniciativas como a restauração de florestas e o apoio à transição para a agricultura regenerativa.

O Programa de Práticas Sustentáveis, na cadeia do leite, existe há mais de 15 anos, com a Nestlé sendo precursora na melhoria da eficiência e na preservação de recursos naturais, olhando também o bem-estar animal e o tratamento de resíduos. Em 2021, a Companhia anunciou a parceria com a Embrapa para desenvolver o primeiro protocolo nacional para uma pecuária de leite de baixo carbono e o desenvolvimento das primeiras fazendas leiteiras NET ZERO do país. A Nestlé anunciou ainda que 100% das propriedades fornecedoras terão gestão hídrica até 2022. Ao final de 2020, as 60 fazendas leiteiras participantes de programa economizaram mais de 19 milhões de litros de água, o equivalente a uma redução de 8% na comparação com 2019.

A Companhia celebra resultados como mais de 1,1 mil produtores certificados na cadeia do cacau e uso de geomonitoramento em fazendas fornecedoras que aumenta o grau de rastreabilidade da matéria-prima – por meio de imagens de satélite, é possível monitorar de forma contínua as propriedades e eventuais alterações na cobertura do solo, além de sinais de desmatamento. O programa de boas práticas Cocoa Plan existe há mais de 10 anos, com foco no menor impacto socioambiental e na evolução da qualidade. A meta é ter 100% da cadeia de fornecimento de cacau brasileira certificada até 2025.

No pilar de circularidade, o evento trouxe para o centro do debate a questão do consumo e dos ciclos dos produtos, ressaltando a importância de planejar e dar um destino ambientalmente responsável para as embalagens. A Nestlé tem a meta de remover 100% do plástico que coloca no mercado até 2025 no Brasil. A Companhia tem acelerado esforços para soluções funcionais, seguras e sustentáveis, além de incentivar a economia circular que gera renda e oportunidade – a Nestlé apoia mais de 10 mil catadores em 1,3 mil cidades brasileiras por meio de sua parceria com o Cataki, Reciclar pelo Brasil e Cidades Mais. Em 2019, a Nestlé anunciou a iniciativa RE, que propõe repensar todas as operações da companhia e envolver outros agentes e parceiros para a promoção de atitudes mais sustentáveis. No total, 95% das embalagens da Nestlé no Brasil são desenhadas para serem recicladas ou reutilizadas. A Companhia substituiu os canudos de plástico por canudos de papel e o mesmo vale para todo o portfólio de bebidas, eliminou o plástico da caixa de bombons Especialidades e lançou uma linha totalmente inovadora da iogurteria Nestlé com PET reciclado. Nescafé Dolce Gusto e Nespresso contam com programas especiais de reciclagem de cápsulas, que também foram tema com os participantes. No pilar de bioeconomia, falou-se sobre negócios sustentáveis com ativos da natureza, por meio de conservação, desenvolvimento local e geração e renda para comunidades na Amazônia.

Anúncio global

A Nestlé anunciou sua iniciativa global Generation Regeneration, que marca o compromisso, com metas e ações claras, para incentivar e acelerar a transição a sistemas alimentares regenerativos nas principais cadeias fornecedoras da Nestlé. Trata-se de uma estratégia que também impulsiona o engajamento em sua cadeia de fornecimento para boas práticas na produção, já que o anúncio contempla iniciativas de suporte e incentivo socioeconômico a fornecedores. A Nestlé investirá 1,2 bilhão de francos suíços e são três alavancas básicas para ajudar os agricultores a adotarem práticas regenerativas: ciência e tecnologia de ponta, com assistência técnica para melhores práticas no campo, com nossa rede de especialistas em P&D e agrônomos; apoio ao investimento – a transição para a agricultura regenerativa demanda novos custos, e a Nestlé apoiará os agricultores coinvestindo com eles, facilitando empréstimos ou ajudando-os a obter empréstimos; e prêmios por matérias-primas produzidas usando práticas de agricultura regenerativa e comprará quantidades maiores. Isso significa recompensar os agricultores não apenas pela quantidade e qualidade, mas também pelos benefícios que eles proporcionam ao meio ambiente mediante proteção do solo, manejo da água e sequestro de carbono.

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